A Associação de Futebol de Braga vai apresentar queixa no Ministério Público (MP) contra o Benfica pelo envolvimento da associação num alegado ‘novo Apito Dourado’ denunciado pelo clube da Luz, no seu canal televisivo, na segunda-feira.

Em comunicado, o presidente da associação bracarense, Manuel Machado, lamenta o "uso absolutamente abusivo e irresponsável do logótipo da AF Braga e a gratuitidade de um conjunto de acusações contra esta associação e alguns agentes que, pela sua gravidade", levarão o organismo a apresentar queixa no MP contra o clube da Luz, a BTV e José Marinho, elemento do departamento de comunicação e comentador daquela televisão.

Nessa intervenção, na segunda-feira, José Marinho disse haver um esquema de influências, que denominou de ‘Novo Apito Dourado’, encabeçado pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, com várias ramificações, uma delas na AF Braga, personificada em Monteiro da Silva, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga.

"Foi com estupefação e revolta que recebemos a notícia que nos atribui um papel tentacular num polvo que não sabemos se existe e que, em nome da verdade desportiva que sempre defendemos, desejamos que não exista de facto", pode ler-se.

Segundo o mesmo comunicado, "o clima permanente de guerrilha que, nos tempos mais recentes, tem marcado o panorama futebolístico português apenas contribui para achincalhar, desvalorizar e descredibilizar o nosso futebol, um dos maiores ativos do país", frisando que a defesa da "marca futebol" é "um imperativo que deve exigir, de todos, responsabilidade e contenção".