A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol(FPF) aprovou hoje a ratificação do Regulamento de Disciplina da Liga (RDL) para a época 2012/13, depois de terem sido introduzidas algumas alterações a pedido do Conselho de Justiça.

O novo regulamento foi aprovado com 51 votos a favor, seis abstenções e sete votos contra.

No final dos trabalhos, em declarações aos jornalistas, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPF, José Luís Arnaut, referiu que o novo RDL é agora «um documento de consenso, que vai ao encontro de todas as partes e que cumpre todos os critérios de legalidade».

«Houve um conjunto de observações feitas num parecer do anterior e do atual Conselho de Justiça, nomeadamente a eliminação de um preâmbulo que tinha considerações fora do contexto normal de um documento regulamentar e o seu presidente da Liga acolheu essa vontade», afirmou

Durante a Assembleia Geral da FPF foram aprovadas também medidas de apoio financeiro ao futebol não profissional, nomeadamente da III Divisão, e ao futebol feminino, que passará, segundo explicou José Luís Arnaut, pelo fim das taxas de jogo e pela eliminação de algumas taxas de inscrição.

«Num momento de crise, em que muitos clubes vivem com algumas dificuldades, a FPF decidiu criar medidas excecionais de maneira a incentivar e a encorajar os clubes e a criar a almofada financeira necessária para puderem proceder em conformidade», justificou.

José Luís Arnaut realçou ainda que não está previsto qualquer atraso no arranque da temporada para os clubes da III divisão, uma vez que, com estes apoios, muitas associações poderão «reavaliar a sua participação».

«A Federação está a tomar as medidas, vai dar os incentivos necessários para que haja o respeito da verdade desportiva e que, em nome da verdade desportiva, ninguém fique prejudicado por motivos financeiros», sublinhou.