O treinador Jesualdo Ferreira regista um saldo ligeiramente negativo em embates com o Benfica, em vésperas de defrontar pela 21.ª vez o primeiro dos três "grandes" que orientou na sua longa carreira.
O técnico, de 66 anos, que se tornou no primeiro português tricampeão nacional, ao serviço do FC Porto, contabiliza sete vitórias, cinco empates e oito derrotas, nas 20 partidas disputadas frente aos "encarnados".
Apesar de ter mais derrotas do que vitórias, o último confronto, que teve lugar no recinto portista, há pouco menos de três anos, terminou com um triunfo (3-1) e permitiu aos "azuis e brancos" adiarem a festa do rival, que se sagraria campeão na ronda seguinte, a última da I Liga 2009/2010.
De resto, das sete vitórias que o atual treinador "leonino" tem frente ao Benfica, quatro foram alcançadas ao serviço dos "dragões", pelos quais apenas somou duas derrotas, ambas em 2009/2010, a sua última enquanto treinador do FC Porto.
No entanto, o historial do "professor" iniciou-se ainda na década de 80, mais concretamente na temporada 1986/87, quando o "seu" Torreense foi eliminado da Taça de Portugal, por expressivos 6-1, numa partida disputada no antigo Estádio da Luz.
As duas épocas seguintes corresponderam à primeira passagem pela Luz, como adjunto de Toni. O reencontro enquanto adversário dar-se-ia apenas em 1990/91, dessa feita ao comando do Estrela da Amadora e com novo desaire (4-1), para o campeonato.
Entretanto, o historial de embates sofreria um interregno de quase uma década - pelo meio voltou a auxiliar Toni no Benfica, entre 1992 e 1994 - e em finais do ano 2000, ao serviço do Alverca, à data liderado por Luis Filipe Vieira, alcançou o primeiro triunfo.
Mantorras, que viria a jogar no Benfica, e Milinkovic anularam o tento inaugural de João Tomás, permitindo ao Alverca vencer por 2-1, numa partida marcada pelo regresso de Toni ao banco das “águias”, após a saída de José Mourinho.
Contudo, antes de regressar à Luz, primeiro como adjunto e, depois, como técnico principal, Jesualdo Ferreira faria nova "desfeita" ao amigo de longa data, liderando os ribatejanos à vitória no encontro da segunda volta de 2000/2001.
Após ser demitido do cargo de treinador do Benfica, a meio de 2002/2003, o experiente técnico mudou-se para Braga, estreando-se no cargo com uma derrota, precisamente frente ao anterior clube (3-1).
Pelos bracarenses, Jesualdo Ferreira disputou sete partidas com o Benfica, que se saldaram em uma vitória, alcançada na última temporada em que liderou os minhotos (2005/2006), dois empates e quatro derrotas.
A mudança para o FC Porto ditou uma inversão na tendência, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, em nove jogos repartidos pelas quatro épocas em que esteve no Dragão.
Por outro lado, Jesualdo Ferreira apenas conseguiu duas vitórias no reduto das "águias", somando ainda três empates e quatro desaires, nas nove deslocações à Luz.
Benfica e Sporting defrontam-se domingo, partir das 20:15, no Estádio da Luz, no dérbi da 26.ª jornada da I Liga.