O Benfica, com o holandês Ola John como o mais sonante reforço e ainda muitas incógnitas no plantel de futebol, regressa na segunda-feira ao trabalho para a época de 2012/2013, com o título de campeão como grande objetivo.

O treinador Jorge Jesus prepara-se para cumprir a quarta época ao serviço do clube, num percurso com um título de campeão, na sua estreia (2009/10), três Taças da Liga, e nem sempre livre de críticas.

Jesus manteve-se, ainda assim, seguro no comando da equipa – depois de uma época em que liderou grande parte do campeonato e perdeu vantagem confortável no último terço, para o campeão FC Porto -, e preparará um novo ciclo com a mesma estrutura-base.

Os primeiros dias no Centro de estágios do Seixal são dedicados a exames médicos ao plantel e a um plano de trabalho que se prolongará até final da semana, antes de a equipa viajar para estágio.

As “águias” deverão na pré-temporada trocar Nyon pela cidade francesa de Évian-les-Bains, num estágio de pouco mais de uma semana (nove dias) que servirá para o técnico fazer as primeiras avaliações do plantel.

Jorge Jesus conta para já com a mesma estrutura, com exceção para a saída do guarda-redes Eduardo, emprestado pelo Génova, e a entrada do veterano Paulo Lopes (ex-Feirense e jogador formado na Luz).

Mesmo face à constante informação de um eventual interesse em jogadores (Garay, Witsel, Javi Garcia Cardozo ou Gaitán), a equipa mantém um núcleo, com o holandês Ola John (ex-FC Twente) como reforço de peso até ao momento.

O jogador, de 20 anos, define-se como um extremo, capaz de jogar nas duas alas, setores em que Jorge Jesus conta também com Nico Gaitán, Bruno César ou Nolito, além dos “emprestados” Urreta, Jose Luis Fernandez ou Enzo Perez.

Muitas das incógnitas no plantel “encarnado” – e numa época em que o Benfica competirá também com uma equipa B na Liga de Honra – tem a ver com os jogadores emprestados e quais os que regressam ou não à Luz.

Saídas certas são a do lateral dinamarquês Daniel Wass, contratado na última temporada e emprestado aos franceses do Evian, e do médio Felipe Menezes, emprestado na última semana aos brasileiros do Sport Recife e depois de ter estado, também por empréstimo, no Botafogo.

Dúvidas surgem nas situações do central Roderick e do guarda-redes Oblak, jogadores que o Benfica tinha definido emprestar ao Rio Ave para a época que se aproxima, mas que podem agora ter que encontrar um novo destino, depois de a Liga ter aprovado na quinta-feira a proibição de cedência de futebolistas entre clubes da mesma divisão.

Mas, muitas são as interrogações na lista de jogadores cedidos, alguns opções intermitentes na “era” de Jorge Jesus, como são os casos de Jara (Granada), Kardec (Santos), Júlio César (Granada), Mora (Penarol) ou Carlos Martins (Granada) e Ruben Amorim (Sporting de Braga), estes dois últimos com mais “tempo” de jogo e a saírem por razões distintas.

Outros nomes nas cedências temporárias são Nuno Coelho (Beira-Mar), David Simão (Académica), Urreta (Vitória Guimarães), Enzo Perez (Estudiantes), Yartey (Servette), Jose Luis Fernandez (Estudiantes), André Almeida (União Leiria), Fábio Faria (Rio Ave), Carole (Sedan) e Airton (Flamengo).

Já no plano dos reforços e por equacionar que espaço podem ter no plantel estão o defesa esquerdo Luisinho e o avançado Michel, contratados ao Paços de Ferreira, o avançado Hugo Vieira (ex-Gil Vicente) – que o Sporting desejou -, ou Melgarejo, avançado que regressa após empréstimo aos pacenses.

Ainda no plano das dúvidas e com o setor esquerdo da defesa muito contestado – face às exibições do brasileiro Emerson -, está também por definir qual a margem do campeão europeu e mundial Capdevilla, depois de uma época em que não foi aposta e se falou na sua saída.

Depois do estágio, o Benfica defrontará imediatamente após o regresso, em 18 de julho, uma equipa da Fundação Luís Figo, em jogo a disputar no Estádio da Luz. O clube terá o primeiro jogo oficial apenas quando começar o campeonato, já que o segundo lugar na última época deu-lhe entrada direta na Liga dos Campeões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.