Quando faltam apenas quatro jornadas para o fim da temporada da I Liga, o FC Porto continua na liderança, com quatro pontos de vantagem sobre o Benfica e cinco sobre o SC Braga. Vítor Pereira fala de «pressão» nesta reta final.
«Sabemos que estamos a quatro jornadas do fim e queremos manter esse lugar. Mas ainda estamos longe do título. Para lá chegar temos de vencer os jogos que faltam, que é isso que podemos controlar», começou por dizer, esta quinta-feira, o treinador do FC Porto, em conferência de imprensa de antevisão ao desafio com o Beira-mar.
«Nós também estamos pressionados porque precisamos de ganhar . Os quatro jogos que faltam serão de um grau de dificuldade elevada, e este, com o Beira-Mar, não foge à regra. Vamos jogar contra uma equipa que quer garantir a manutenção. Vem ao Dragão conquistar pelo menos um ponto. Cabe-nos ganhar o jogo e garantir os três pontos que são necessários», frisou.
Nas mais de 30 conferências de imprensa que deu como treinador principal esta época, Vítor Pereira mostrou-se sempre muito "incomodado" pela forma como a imprensa, nomeadamente a desportiva, tratou o FC Porto.
A única coisa que digo é que em 15 dias passamos de um campeonato extremamente competitivo, a dar mérito às equipas que iam na frente para um campeonato, afinal, fraco e fácil, com o FC Porto mais fraco da última década. Este tipo de discurso é que é estranho. Mas ao mesmo tempo não me admira
Vítor Pereira foi ainda confrontado com a ideia de comparar esta época com a do ano passado, onde, a esta altura do ano, o FC Porto já se tinha sagrado campeão nacional.
«O ano passado foi um campeonato, sem retirar mérito à nossa vitória, de características distintas, porque os adversários mais diretos perderam muitos  pontos, numa trajetória pouco habitual. Então tornaram o nosso campeonato mais fácil, onde houve uma margem para o segundo classificado que nos dava alguma tranquilidade para produzirmos jogos de muita qualidade. Foi uma época incomparável até pela forma com o foi discutido», explicou.
O líder FC Porto (63 pontos) recebe, este sábado às 21h15, o Beira-Mar (12.º com 26 pontos), em jogo da 27.ª jornada da I Liga.