A Associação de Futebol do Algarve defende que deverá ser realizado um playoff entre o Portimonense e o União da Madeira para determinar quem acompanha o Gil Vicente na subida a I Liga.

Recorde-se que esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol disse em comunicado, que não iria recorrer da decisão, depois de o Tribunal Administrativo de Lisboa ter dado razão aos gilistas no ´Caso Mateus`. E recomendava a Liga de Clubes a integrar o Gil Vicente na I Liga o mais breve possível.

Em comunicado, a AF do Algarve elogia a FPF "pela célere e sensata decisão", que assim evita "manter, desnecessariamente, um clima de conflitualidade", já que um recurso "apresentaria a elevada probabilidade de traduzir-se num acréscimo muito significativo de custos, com os princípios da boa gestão e da desejável harmonia e pacificação no seio do futebol português a desaconselharem de todo tal opção."

A AF do Algarve defende que a Liga deve tomar a mesma opção que foi tomada na época 2013/14, aquando da integração do Boavista na Primeira Liga por decisão judicial.

"Há o precedente recente de uma situação muito idêntica; na altura, e tendo em conta, tal como agora, um quadro excecional, foi decidido promover a realização de um playoff entre o melhor classificado das equipas colocadas em posição de descida na Liga NOS [Paços de Ferreira] e o melhor classificado da 2.ª Liga logo abaixo das equipas promovidas [Aves]. Agora, não se vislumbra, por uma questão de justiça, solução diferente, pelo que a vaga em aberto deverá ser discutida pelas equipas de União da Madeira e Portimonense Sporting Clube. Os regulamentos, no que concerne a essa matéria, não sofreram alterações desde a integração do Boavista e não seria compreensível e muito menos aceitável uma decisão diferente para um caso de todo idêntico", adianta a associação algarvia, em comunicado.

A mesma associação é de opinião que o Farense, o último clube da II Liga a ser despromovido, deve permanecer no segundo escalão do futebol português.

"Tendo em conta os inúmeros precedentes registados sempre que foi necessário completar o quadro de participantes na 2.ª Liga, o Sporting Clube Farense, melhor classificado de entre os clubes despromovidos neste escalão, deverá ver assegurada a sua permanência na competição", defende.