A realizar uma temporada de 2020/21 notável na I Liga, na qual que já superou inúmeros registos que não lograva há largos anos, o Sporting pode fazer (mais) história esta sexta-feira, quando receber o Santa Clara a partir das 20h45 no Estádio de Alvalade. Se evitarem a derrota nesta partida da 22.ª jornada, os 'leões' quebram o seu recorde de invencibilidade num arranque de campeonato, ao atingirem os 22 jogos sem perder desde o início da prova.
Com o empate do passado sábado no Estádio do Dragão, o Sporting igualou o seu recorde de invencibilidade a abrir uma época, o qual datava da temporada de 1981/82. Nessa temporada, há 39 anos, um Sporting então orientado pelo inglês Malcolm Allison e onde pontificam no ataque jogadores como Manuel Fernandes, António Oliveira e Rui Jordão, chegou invicto ao final da 21.ª ronda. Tal como o fez agora, sob as ordens de Rúben Amorim.
Mas o registo desta temporada é ainda melhor do que o dessa temporada de há quase quatro décadas. Em 1981/82 os verdes e brancos partiram para a 22.º jornada com 15 vitórias e seis empates, tendo marcado 47 golos e sofrido 16. Esta época, 2020/21, os 'leões' chegam à ronda 22 e à tal receção que pode ser histórica ao Santa Clara com 17 vitórias e apenas quatro empates: FC Porto (2-2, na quarta ronda), com o Famalicão (2-2, na nona), com o Rio Ave (1-1, na 14.ª) e novamente com o Porto (0-0, na 21.ª). O número de golos marcados (42) fica um pouco abaixo do registo de 1981/82, mas o de golos sofridos (10) é bem melhor.
Há 39 anos o Sporting acabaria então por se ver derrotado à 22.ª jornada, por 2-1, frente ao Boavista, numa visita ao Estádio do Bessa, ficando-se assim pelos 21 jogos sem perder num arranque de campeonato. Evitar a derrota ante o Santa Clara na sexta-feira significará, portanto, um novo máximo a esse nível.
Em 1981/82, o Sporting acabaria por se sagrar campeão, apesar de sofrer ainda mais duas derrotas no total das 30 jornadas que compuseram essa edição da prova. Um bom prenúncio, portanto, para a época atual, no que ao conjunto de Alvalade diz respeito.
Marcos não se ficam por aqui numa época que pode vir a ser memorável
Mas não é só em termos de invencibilidade na I Liga que esta temporada do Sporting tem conhecido registos assinaláveis. Para além de terem, então, igualado já o marco dos 21 jogos sem perder desde um início do campeonato, a nível defensivo, por exemplo, os dez golos sofridos em 21 jogos correspondem à segunda melhor defesa de sempre do clube à 21.ª jornada.
Além disso, há 51 anos que o Sporting não conseguia estar seis jogos consecutivos sem perder frente a FC Porto, Benfica e Sp.Braga, algo que já logrou nas seis partidas que contra estes adversários disputou em 2020/21. E, se não perder quando visitar o Estádio da Luz na penúltima jornada do campeonato, conseguirá pela primeira vez em cinco temporadas ficar invicto quatro ou mais partidas frente aos azuis e brancos e aos encarnados.
A somar a tudo isto, há ainda o novo recorde do clube no que diz respeito a pontos ao final da primeira volta que os 'verdes e brancos' já lograram esta época, ao totalizarem 45 pontos e superarem por um a marca fixada há cinco anos sob o comando de Jorge Jesus. Os marcos dignos de registo não param. Mais um: há 50 anos que o Sporting não se via na classificação com dez ou mais pontos de vantagem sobre FC Porto e Benfica em simultâneo.
O há muito tão desejado título está longe de estar garantido por parte do Sporting. Mas, com tantos números históricos, a crença é cada vez maior. E, para o alcançar o Sporting só tem de evitar que aconteça o que nunca na História aconteceu. É que nunca na I Liga portuguesa um clube com nove pontos de vantagem no topo da classificação à 21.ª jornada deixou fugir o primeiro lugar.
Comentários