Já lá vão 21 jornadas disputadas da edição 2020/21 da I Liga portuguesa. Quando a prova arrancou, com a jornada inaugural, a 18 de setembro - esta época mais tarde do que o habitual, em virtude da COVID-19 - poucos ou nenhuns ousariam prever que a classificação seria a que temos agora, 21 rondas volvidas.

Mas a verdade é que isolado no topo da classificação está o Sporting, quarto classificado da época transata, e o seu mais direto perseguidor, a nove pontos, é o Sp.Braga. O campeão em título, FC Porto, está a dez e o Benfica, apontado por muitos como o grande candidato a vencer a competição, surge no quarto lugar, a 13 pontos de distância dos leões.

A vantagem dos pupilos de Rúben Amorim é confortável, mas o título está longe de estar garantido, com 13 jornadas ainda por disputar. O SAPO Desporto mostra-lhe o que falta jogar a cada um dos quatro candidatos e aponta os principais obstáculos que cada um irá ter de enfrentar.

Sporting: visitas a Braga e à Luz, mas não só

O empate sem golos na última jornada, no Estádio do Dragão, permitiu ao clube de Alvalade manter-se invicto e superar assim mais uma barreira na corrida - não assumida - ao tão desejado título de campeão que foge desde 2002, numa segunda volta de campeonato com visitas ao terreno dos três principais rivais.

É que para além da deslocação ao terreno do FC Porto, o Sporting terá também de visitar ainda os terrenos de Sp.Braga e Benfica mais para o fim do campeonato, respetivamente nas jornadas 29 e 33 (a penúltima da prova). Até lá, porém, outros duros testes esperam o clube de Alvalade.

Jogos recentes Sporting CP

Já com a Taça da Liga 'no bolso' e sem nenhuma outra competição com que se 'preocupar', a turma verde e branca recebe na próxima jornada (já esta sexta-feira) o Santa Clara, 7.º da tabela classificativa. Em casa receberão também V.Guimarães, 6.º classificado, e Marítimo e Boavista, duas equipas que já conquistaram pontos nas visitas aos terrenos de outros candidatos ao título.

Fora de portas, para além das deslocações a Braga e à Luz o Sporting terá, entre outros, de visitar o Rio Ave (uma das equipas que já lhe roubou pontos esta temporada) e o Tondela (no terreno de quem os 'leões' perderam nas duas últimas épocas).

Eis o calendário do Sporting até ao final da I Liga:

Santa Clara (casa), Tondela (fora), V.Guimarães (c), Moreirense (f), Famalicão (c), Farense (f), Belenenses SAD (c), Sp.Braga (f), Nacional (c), Rio Ave (f), Boavista (c), Benfica (f), Marítimo (c).

Sp.Braga: Jogos com adversários teoricamente mais complicados serão em casa

O conjunto minhoto reduziu para nove os pontos de desvantagem para o Sporting, ascendendo ao segundo lugar, na última jornada e um olhar para o calendário da equipa às ordens de Carlos Carvalhal abre boas persptetivas para uma equipa que disse recentemente adeus à Europa, mas que ainda tem uma meia-final da Taça para discutir (já esta semana, com o FC Porto).

Jogos recentes SC Braga

É que o Sp.Braga terá a oportunidade de disputar no seu recinto os encontros frente aos adversários que, em teoria, mais problemas lhe poderão causar. A começar já pela próxima jornada, na qual recebe o eterno rival minhoto, V.Guimarães. Depois, a receção seguinte será ao Benfica, na jornada 24, com o lider Sporting a visitar a 'Pedreira' na ronda 29, em finais de abril.

Mas nem tudo será fácil na tentativa de recuperar os 9 pontos de desvantagem para os de Alvalade. É que até ao fim do campeonato os 'arsenalistas' terão, entre outras, as sempre complicadas deslocações aos terrenos de Marítimo e Rio Ave, para além da visita ao terreno de várias equipas que lutam pela permanência.

Eis o calendário do Sp.Braga até ao final da I Liga:

V.Guimarães (casa), Famalicão (fora), Benfica (c), Farense (f), Belenenses SAD (c), Rio Ave (f), Boavista (c), Sporting (c), Marítimo (f), Paços de Ferreira (c), Gil Vicente (f), Moreirense (c), Portimonense (f).

FC Porto: Dos três concorrentes diretos, já só tem de defrontar o Benfica...na Luz

Os 'dragões' sofreram um rude golpe nas suas aspirações ao não conseguirem bater o Sporting e reduzir assim para sete a desvantagem pontual face aos 'leões', partindo para uma recuperação a fazer lembrar a que lograram na temporada passada.

Ainda assim, e apesar dos dez pontos de desvantagem e do terceiro lugar que ocupa, os azuis e brancos - que ainda estão na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões - têm uma vantagem face a Sporting, Sp.Braga e Benfica: são os únicos que já defrontaram dois dos adversários diretos na luta pelo título nesta segunda volta, faltando-lhe apenas a deslocação ao Estádio da Luz para visitar o Benfica, marcada para a 31.ª jornada.

Jogos recentes FC Porto

A turma de Sérgio Conceição receberá no seu terreno os atuais 5.º, 6.º e 7.º classificados, respetivamente o Paços de Ferreira (com quem perdeu na primeira volta), o V.Guimarães e o Santa Clara. Fora de portas, os 'dragões' têm deslocações marcadas ao sempre complicado terreno do Rio Ave ou a Tondela e Moreirense, duas equipas que ainda só perderam duas vezes na condição de anfitriãs esta temporada.

Eis o calendário do FC Porto até ao final da I Liga:

Gil Vicente (fora), Paços de Ferreira (casa), Portimonense (f), Santa Clara (c), Tondela (f), Nacional (f), V.Guimarães (c), Moreirense (f), Famalicão (c), Benfica (f), Farense (c), Rio Ave (f), Belenenses SAD (c).

Benfica: Sporting e FC Porto têm de ir à Luz...mas são 13 pontos para recuperar

O Benfica regressou segunda-feira às vitórias na I Liga, com um triunfo na receção ao Rio Ave, reduzindo a distâncias para FC Porto e Sporting. Mas o atraso para os 'leões' continua a ser significativo (13 pontos), mesmo tendo em conta que o 'eterno rival' lisboeta ainda vai ter de visitar a Luz, na penúltima jornada da prova.

Jogos recentes SL Benfica

Também o FC Porto irá visitar a Luz, na jornada 31, mas as 'águias' terão antes, já na Jornada 24, de se deslocar ao terreno  do Sp.Braga, com quem perderam em casa na primeira volta. E essa será apenas uma das deslocações complicadas que o conjunto de Jorge Jesus terá pela frente até ao fim do campeonato.

O Benfica - que tem meio caminho andado para estar na final da Taça de Portugal - visita, já na próxima ronda, um Belenenses SAD que tem um dos melhores registos defensivos do campeonato. Depois, terá também de se deslocar aos terrenos de Paços de Ferreira (5.º da tabela) e V.Guimarães (6.º classificado).

Eis o calendário do Benfica até ao final da I Liga:

Belenenses SAD (fora), Boavista (casa), Sp.Braga (f), Marítimo (c), Paços de Ferreira (f), Gil Vicente (c), Portimonense (f), Santa Clara (c), Tondela (f), FC Porto (c), Nacional (f), Sporting (c), V.Guimarães (f).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.