Filme do jogo
No Estádio do Dragão, o FC Porto venceu o Portimonense por 1-0 em encontro referente à 16.ª jornada da I Liga, com um golo de Fábio Cardoso. Os dragões colocaram-se novamente a 10 pontos do líder Benfica, adversário desta sexta-feira, num clássico determinante para as contas do título de campeão.
Para este encontro, a grande novidade foi a titularidade Wilson Manafá no lugar de Rodrigo Conceição. De referir que Galeno e Toni Martínez foram os escolhidos por Sérgio Conceição para os lugares de Grujic e Evanilson (lesionado). Nota ainda a presença de Cláudio Ramos na baliza portista. O guarda-redes internacional português Diogo Costa lesionou-se durante um treino aos serviço da seleção lusa e só deverá regressar na próxima ronda.
Um jogo em que o FC Porto dominou, perante um Portimonense sem ideias e muito defensivo, mas que encontrou apenas a solução para o golo aos 30 minutos.
O resumo em vídeo
O momento-chave
À passagem da meia hora, na sequência de um cruzamento de Wendell, depois de Manafá levantar para a área, Fábio Cardoso desviou, de cabeça, de forma certeira para o único golo do jogo.
A polémica
Aos 56 minutos, o FC Porto, que continuava com dificuldades em conseguir marcar, viu um golo ser anulado. Após passe de Pepê a isolar Galeno e o brasileiro a ganhar em velocidade aos centrais do Portimonense e, na cara de Kosuke, atirou certeiro. Alertado pelo VAR e pelos jogadores da formação algarvia, o árbitro foi ver as imagens e anulou o golo, assinalando ainda falta de Toni Martínez sobre Diaby no início do lance.
O melhor
Fábio Cardoso tem vindo a impôr-se, aos poucos na equipa de Sérgio Conceição. Marcou, com ajuda de Manafá e Wendell. Um defesa-central - bem discreto, é verdade - que marca golos (ainda por cima que podem valer três pontos) só pode provocar sorrisos no treinador Sérgio Conceição.
O pior
Na reta final da partida, Lucas Ventura foi castigado com o segundo cartão amarelo e foi expulso, depois de falta sobre Toni Martínez à entrada da área, deixando o Portimonense a dez jogadores e, ainda mais, em apuros.
As reações
Paulo Sérgio diz que faltou "ter mais confiança para jogar", Carlinhos com sentimento agridoce
Comentários