Resumo do Jogo: Dragão tremeu até ao apito final
O FC Porto somou o 57.º jogo consecutivo sem perder na I Liga, batendo o recorde, depois de na jornada passada ter igualado a marca que estava na posse do Benfica desde 1978/79. Os dragões venceram em casa do Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo de Taremi, em partida da 29.ª jornada da I Liga, passando a somar 46 vitórias e 11 empates, num registo de invencibilidade iniciado em 2020/21.
O golo do avançado iraniano, que estabeleceu o resultado final aos 36 minutos, permitiu ao FC Porto superar o recorde de 56 jogos consecutivos sem derrotas do Benfica, fixado entre 1976 e 1978, e também a vantagem de seis pontos para o Sporting, segundo classificado.
Mais ‘transpirado’ do que ‘inspirado’, o jogo teve ainda uma outra grande penalidade, falhada por Taremi, aos 63 minutos, a expulsão do vitoriano Oscar Estupiñán, aos 80 minutos, por duplo amarelo, e uma ‘invasão de campo’ por um espetador, que tentou agredir o extremo vitoriano Geny Catamo.
Com Grujic e Taremi em vez do lesionado Uribe e de Evanilson, os ‘dragões’ apareceram rápidos na circulação de bola e pressionantes sobre a defesa adversária, ‘aprisionando’ os jogadores vimaranenses nas imediações da sua área, sem ‘argumentos’ para resposta no contra-ataque.
A figura do jogo: Taremi, 50% de eficácia nos penáltis
Autor do único golo do jogo, Mehdi Taremi, na conversão de um penálti, desperdiçou depois outra grande penalidade, no segundo tempo, e na flash interview que se seguiu ao encontro desculpou-se por essa falha. Contudo, se houve alguém a desbloquear a partida em Guimarães, esse foi o avançado iraniano.
A polémica: Um golo que gerou muito protesto e dúvidas
O golo do FC Porto foi apontado através da marcação de uma grande penalidade. O 'castigo máximo' surgiu na sequência de uma falta 'cavada' pelo jogador iraniano, aproveitando uma saída de Bruno Varela. Depois de análise do VAR, a decisão foi confirmada por João Pinheiro. O guarda-redes vitoriano atirou-se para a direita, Mehdi Taremi atirou para o lado contrário.
O momento: Varela impede o 2-0 ao FC Porto
No segundo tempo, por volta do minuto 60, novo lance entre Bruno Varela e Mehdi Taremi a resultar em penálti para o FC Porto, muito semelhante ao da primeira parte. O guardião vimaranense saiu mais uma vez dos postes e derrubou o iraniano em falta. João Pinheiro confirmou com o VAR a decisão inicial. Porém, desta vez, o guardião vimaranense adivinhou o lado e travou o remate mais rasteiro de Taremi.
Insólito: Adepto invade relvado para agredir jogadores
O triunfo do FC Porto em Guimarães ficou também marcado pela entrada em campo de um adepto, não identificado, que agrediu os jogadores da própria equipa. Primeiro dirigiu-se a Rochinha, depois a Geny. Tudo aconteceu em tempo de compensação. Na sequência da ocorrência, gerou-se alguma confusão em torno do espectador, que foi retirado do relvado por elementos da empresa de segurança privada ligada à organização do jogo.
As melhores imagens
As reações
Pepa realça segunda parte "fantástica", André Almeida fala de "boa resposta" após golo sofrido
Comentários