O Sporting derrotou o Belenenses por 1-0, em encontro da 11.ª jornada que se realizou no Estádio de Alvalade. O golo foi apontado aos 92 minutos por William Carvalho de grande penalidade.

A este Sporting tem de se lhe reconhecer capacidade de sofrimento, e crença que baste até ao fim. As últimas três vitórias no campeonato foram compostas por resultados bem magros (1-0 com Estoril, Arouca e Belenenses), porém a dieta de golos não impede que o leão esteja vivo, de boa saúde e siga no lugar mais alto da tabela.

Em outros anos, qualquer adepto leonino abandonaria o Estádio nos últimos minutos perante um resultado adverso, mas agora fica bem sentado à espera que algo aconteça, porque acontece mesmo. Jorge Jesus recusa a ideia de estrelinha, afirmando que este Sporting já tem cultura de campeão.

O Sporting tentou de tudo e de todas as formas ultrapassar um Belenenses quem veio a Alvalade bem fechado, à espera que o tempo passasse.

Logo aos quatro minutos, Bryan Ruiz, a unidade em maior evidência na primeira parte, tirou um cruzamento atrasado para Adrien chegar e finalizar, mas a bola desviou em João Amorim. Pouco depois foi Montero a rematar à entrada da área para defesa fácil de Ventura. A melhor oportunidade surgiria com Bryan Ruiz aos 38 minutos. O costa-riquenho passou com classe por três adversários, mas estava lá Ventura a defender para canto.

Em 45 minutos, o Belenenses só por uma vez se atreveu a tentar chegar à baliza de Rui Patrício, mas a bola pontapeada por Sturgeon saiu ao lado.

Na segunda parte nada mudou, a história continuou a ser a mesma. Uma equipa atacava, a outra defendia e o resultado mantinha-se inalterado. Os leões tentavam por Slimani, depois por Montero, mas invariavelmente a bola ia para todos os lados, menos para o fundo da baliza do Belenenses.

Jorge Jesus via no banco que nada se resolvia, e fez entrar as setas Matheus Pereira e Gelson Martins. A irreverência dos miúdos ajudou a adensar a pressão, cheirava a golo, mas ele não aparecia.

Quando parecia que nada resolveria este jogo, quando o Sporting já esperava que algo caísse do céu, eis que apareceu um momento que mudou o jogo. Tonel dividiu um lance com Slimani aos 91 minutos dentro da área. No momento em que salta ergue o braço e toca com este na bola. O árbitro não teve dúvidas e apontou para marca de grande penalidade. William Carvalho marcou, o Sporting festejou e conquistou mais três pontos.

Costuma dizer-se que os campeões fazem-se de sofrimento. Sofrer este leão sabe, quanto a ser campeão isso só se verá no final da época.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.