![Análise: Soares mostrou o caminho para a liderança](/assets/img/blank.png)
O FC Porto bateu o Sporting no Estádio do Dragão e assumiu a liderança da Primeira Liga à condição. Num jogo em que Soares foi o goleador de serviço, os ‘azuis e brancos’ foram mais fortes do que a equipa comandada por Jorge Jesus na primeira parte e estiveram em risco de empatar perto do fim.
O Jogo
Antes de a bola começar a rolar, já havia motivos para discutir o jogo grande da 20ª jornada. Enquanto Jorge Jesus lançou Matheus Pereira, Nuno Espírito Santo apostou em Soares. No capitulo das apostas, a ‘sorte’ caiu para o lado ‘azul e branco’, uma vez que o brasileiro acabou por ser decisivo no encontro no Estádio do Dragão. Em sentido inverso, Matheus Pereira fez um jogo discreto e acabou substituído ao intervalo.
No segundo tempo, os ‘leões’ fizeram entrar Alan Ruiz, mas o sentido do jogo da equipa de Jorge Jesus manteve-se. No entanto, os ‘leões conseguiram criar mais perigo e até reduziram por intermédio de Alan Ruiz.
Até ao final durou a indecisão sobre se iam existir mais golos com uma pressão forte do Sporting nos últimos minutos. Os ‘leões’ quase tiveram o empate, mas uma defesa do outro mundo de Casillas a remate de evitou a divisão de pontos.
Com esta vitória os ‘azuis e brancos’ subem provisoriamente ao primeiro lugar do campeonato. A equipa de Nuno Espírito Santo ultrapassou o Benfica que só joga este domingo frente ao Nacional da Madeira no Estádio da Luz. O Sporting atrasou-se ainda mais na luta pelos lugares de acesso direto à Liga dos Campeões.
O momento
Segundo golo de Soares:
A cinco minutos do intervalo, Soares ‘fugiu’ pelo meio dos centrais do Sporting e acabou por fazer o 2-0 num momento crítico do encontro. Sofrer golos perto do intervalo é uma das piores alturas e foi isso mesmo que aconteceu ao Sporting.
Os melhores
Soares
Marcou dois golos e foi uma constante dor de cabeça para a equipa leonina. Uma aposta ganha por Nuno Espírito Santo que pediu a sua contratação e lançou-o no encontro frente ao clube leonino.
Corona
O extremo mexicano foi, a par de Brahimi, o grande agitador do ataque dos ‘dragões’. Rápido e forte no drible, trouxe dinâmica à equipa. Assistiu Soares para o golo inaugural.
Casillas
Se o FC Porto sai o Dragão com os três pontos deve-o a Casillas. O Guarda-redes do FC Porto fez um par de intervenções de alto rendimento e uma defesa sublime em cima dos 90’. O internacional espanhol mostrou que está num dos melhores anos da sua carreira.
Gelson
No centro da letargia leonina, o extremo foi um dos poucos que remou contra a maré. Sempre disponível para atacar, viu o seu esforço sair furado pela marcação cerrada que Alex Telles e Brahimi lhe fizeram durante o encontro.
Piores
Matheus Pereira
Grande surpresa no onze do Sporting mas não conseguiu mostrar os motivos porque Jorge Jesus resolveu lançá-lo neste encontro. Fora de sintonia com o resto da equipa foi uma ‘presa fácil’ para Maxi Pereira.
Protagonistas
Curiosidades
FC Porto volta a vencer o Sporting depois de três derrotas consecutivas; venceu dois dos últimos nove jogos entre as equipas.
FC Porto não vencia o Sporting no Dragão desde o ‘hat-trick’ de Tello em 2014/15.
A última vez que o FC Porto ficou invicto em casa foi campeão (2012/13). Nuno Espírito Santo, em 17 jogos, soma 12 vitórias e cinco empates
FC Porto continua invicto a jogar em casa em 2016/17. Os ‘dragões’ somam 12 vitórias e cinco empates em todas as competições.
Pela 1 ª vez em quatro épocas o Sporting fica abaixo dos 40 pontos em 20 jornadas da Liga (38 pontos)
Comentários