O Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em campo na 23.ª jornada da I Liga, num jogo que pode dar a quarta vitória consecutiva aos encarnados depois do momento menos bom vivido em fevereiro.

Mas para alcançar isso, a equipa de Jorge Jesus tem de levar de vencida a equipa do Boavista, comandada por Jesualdo Ferreira, que chega à Luz moralizada por uma vitória de 3-0 frente ao Famalicão.

Guia de forma

O Benfica recebe os axadrezados em plena recuperação da série negativa de resultados vivida pelas águias em fevereiro, quando entre 14 e 25 de fevereiro, somaram quatro jogos consecutivos sem vencer (três empates, uma derrota).

Com a crise colocada para trás das costas, a equipa de Jorge Jesus tem vindo a recuperar, quer nos resultados, quer nas exibições, chegando ao jogo contra os axadrezados com uma série de três vitórias consecutivas, contra Rio Ave (3-0), Estoril Praia (2-0, Taça de Portugal) e Belenenses SAD (0-3).

Nos últimos 10 jogos, o Benfica somou cinco vitórias (Belenenses SAD, Estoril (2x), Rio Ave e Famalicão), quatro empates (Farense, Arsenal, Moreirense, Vitória de Guimarães) e uma derrota (Arsenal).

Já o Boavista visita o reduto dos encarnados após regressar às vitórias na última jornada. Os axadrezados venceram o Famalicão, em casa, por 3-0, respondendo da melhor forma à derrota da 21.ª jornada, por 2-1, contra o Vitória de Guimarães.

A equipa tem passado por uma época de altos e baixos, que se traduz num 14.º lugar da I Liga, com 21 pontos, apenas dois acima da linha de água, tendo somado quatro vitórias nos 22 jogos realizados na prova até agora.

Olhando apenas para a última dezena de jogos, o Boavista chega à Luz com três vitórias (Famalicão, Moreirense, Portimonense) nos últimos 10 jogos. A equipa do Bessa perdeu por cinco vezes (Tondela, Sporting, Gil Vicente, Nacional, Vitória de Guimarães e empatou em duas ocasiões (Santa Clara e FC Porto).

Histórico

Benfica e Boavista defrontam-se esta tarde pela 126.ª vez na sua história, num histórico que é claramente favorável ao Benfica, que soma 73 vitórias, contra apenas 20 dos axadrezados, para lá de 32 empates registados.

Ainda assim, o último duelo dos encarnados com a equipa do Bessa não é de boa memória.

No jogo da primeira volta (6.ª jornada) e numa altura em que a equipa de Jorge Jesus seguia na força máxima, com sete vitórias consecutivas, o Benfica caiu aos pés dos axadrezados, perdendo por 3-0.

Foi a primeira vitória do Boavista frente às águias em três anos e segunda nos últimos 10 jogos realizados contra os encarnados. Ainda assim, o registo recente continua positivo para os encarnados.

Na última dezena de jogos entre os dois clubes, o Benfica saiu vencedor em seis ocasiões e empatando por duas vezes, as duas na I Liga de 2016/2017.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus, treinador do Benfica: "O Boavista é um clube com história no futebol português. Tem vindo a recuperar na classificação nos últimos jogos. Sabemos que fez um excelente jogo no Dragão, onde empatou, e isso é um sinal de que quando joga contra as equipas grandes tem potencial para disputar o resultado. Vamos encontrar uma equipa organizada defensivamente. Tem um treinador com experiência e história no futebol português. É um jogo que vai ser complicado, não só por alguns jogadores que eles têm com muita experiência, como o Javi Garcia que esteve aqui comigo vários anos, e também face ao sistema da equipa que normalmente quando joga contra os grandes, muda o seu sistema. Trabalhámos em cima disso e estamos habituados a jogar contra equipas que jogam assim"

Jesualdo Ferreira, treinador do Boavista: “Toda a gente sabe que estamos numa fase de crescimento e conquista de pontos. Para nós, é importante competir. Costumo dizer que, para se poder ter alguma capacidade de competir, é preciso sair do registo. Acho que esta equipa tem capacidade e espero que o faça. (...) É um bom momento para passar do registo atual para patamares superiores. Essas são as minhas expectativas. Questões de resultado não me interessam minimamente, mas apenas a capacidade que possamos mostrar para defrontar uma equipa desta qualidade. Vamos lá competir com o Benfica e isso é uma coisa muito interessante.

Árbitro

A receção do Benfica ao Boavista contará com a arbitragem de Manuel Mota.

O árbitro da Associação de Futebol de Braga será auxiliado por Jorge Fernandes e Luciano Maia, com Miguel Nogueira a ocupar o lugar de quarto árbitro.

Vítor Ferreira estará à frente ao vídeoárbitro, com Paulo Miranda a assistente.

Acompanhe o Benfica-Boavista a partir das 18h00, aqui, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.