O Arouca recebe este domingo o Benfica, em jogo da 12ª jornada da Primeira Liga. Depois de uma goleada no clássico com o FC Porto e um triunfo arrancado a ferros no Mónaco, as águias chegam a esta partida com a moral em alta e disposta a dar seguimento ao bom momento que atravessa.

Pela frente os encarnados terão um Arouca que ainda não sabe o que é ganhar com o novo treinador, e que procura pontos que retirem os 'lobos' da zona de despromoção da tabela classificativa.

Momento de forma

Os arouquenses não atravessam um grande momento de forma. Depois de um excelente campeonato com Daniel Sousa, os lobos não conseguiram dar seguimento na nova época, com seis derrotas em nove jornadas.

O mau arranque da equipa levou à saída do treinador Gonzalo García, que foi substituído por Vasco Seabra. Apesar de apresentar um futebol mais atraente, o técnico português ainda não conseguiu traduzir essas mudanças em vitórias, tendo registado uma derrota e um empate na Primeira Liga, e o afastamento da Taça de Portugal aos pés do Farense.

No pólo oposto está nesta altura o Benfica. Os encarnados mantêm um registo totalmente vitorioso no campeonato desde a chegada de Bruno Lage, somando apenas derrotas na Liga dos Campeões, contra Bayern de Munique e Feyenoord.

As águias chegam de uma goleada aplicada ao FC Porto para o campeonato, e de uma vitória saborosa no Mónaco para a 'Champions', alcançada após estar por duas vezes em posição de desvantagem.

Histórico de confrontos

O embate deste domingo será o 19º entre Arouca e Benfica. Nos jogos anteriores, os encarnados somam 16 vitórias, sobrando ainda um empate, e um triunfo dos arouquenses.

No que ao campeonato diz respeito, a hegemonia encarnada mantém-se, com 12 vitórias em 14 jogos, contra o triunfo solitário dos homens da Serra da Freita.

Relativamente a jogos feitos no reduto arouquense o domínio das águias mantém-se, com seis triunfos em sete jogos. A única vitória do Arouca aconteceu na temporada 2015/2016; à segunda jornada os arouquenses receberam o Benfica no Estádio Municipal de Aveiro, vencendo por 1-0 graças a um golo de Roberto logo aos 2 minutos.

Na última temporada, as águias foram a Arouca vencer por 0-3; em jogo da 16ª jornada, os golos de Rafa Silva, Kokçu e Petar Musa deram o triunfo à equipa, na altura treinada por Roger Schmidt.

O que dizem os treinadores

Vasco Seabra, treinador do Arouca: "É uma oportunidade fantástica para nós. Estamos muito motivados e com perspetiva de fazer um bom jogo. Queremos entrar com vontade de ganhar, sendo competitivos e ameaçar a baliza de um adversário muito forte. Isso vai-nos obrigar a jogar nos limites. É certo que o Benfica está numa boa fase, mas isso também nos obriga a darmos o melhor. Temos de desfrutar do jogo, e mesmo sabendo que também iremos sofrer, podemos ser felizes se acreditarmos no que estamos a fazer."

Bruno Lage, treinador do Benfica: Não temos margem de erro nas competições que enfrentamos. A gestão tem de ser diária e compromisso está no jogo de amanhã, contra um adversário competente e que gosta de ter bola. Vi vários jogos do Arouca com o Vasco Seabra e também o jogo com o Braga. O Vasco já provou no ano passado que é um treinador competente capaz de vencer as equipas grandes. A nossa visão a longo prazo tem de ser naqueles 90 minutos de jogar com qualidade e vencer o jogo.

O árbitro

Luís Godinho foi o escolhido para dirigir a partida entre arouquenses e encarnados. O árbitro da Associação de Futebol de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Oliveira e Carlos Campos.

É a oitava vez que o árbitro alentejano dirige um encontro do Arouca na Primeira Liga. Nos outros sete jogos, os lobos somaram seis vitórias e um empate.

Quanto ao Benfica, as águias encontram Luís Godinho pela nona ocasião. Em oito encontros, os encarnados somam cinco vitórias, um empate e duas derrotas.