O Benfica e o Gil Vicente voltam a encontrar-se, neste domingo, desta vez, no Estádio da Luz para a 20.ª jornada da Liga Portuguesa. Águias e galos voam com objetivos diferentes mas o objetivo é só um: os três pontos.
A equipa de Roger Schmidt entra em campo após uma goleada frente ao Estrela da Amadora, mas com a eliminação nas meias finais da Taça da Liga ainda bem presentes. Quanto à formação gilista vem de uma série de quatro jogos sem perder.
Mas, a vitória encarnada da primeira volta do campeonato, por 2-3, demonstra que este poderá voltar a ser um jogo bastante renhido.
Momento de forma:
A derrota frente ao Estoril, nas grandes penalidades, que ditou o afastamento do Benfica da final da Taça da Liga, ainda está bem presente no seio encarnado. Contudo, a equipa de Roger Schmidt respondeu com uma goleada, por 4-1, no último encontro, frente ao Estrela da Amadora e continua há 18 jogos sem perder para a Primeira Liga, apesar de ter perdido pontos em três empates (Casa Pia, Moreirense e Farense).
As águias, em segundo lugar do campeonato, a um ponto do líder, o Sporting, querem assim continuar a senda de vitórias para continuar a lutar pelo bicampeonato.
A equipa de Roger Schmidt já vai poder contar com Casper Tengstedt recuperado de lesão. Pelo contrário, o técnico não pode contar com o novo reforço, Gianluca Prestianni, oficializado no último dia do mercado, devido a uma lesão no tornozelo, que o deverá afastar por três semanas. Também Juan Bernat continua indisponível para a convocatória do jogo deste domingo.
Por sua vez, o Gil Vicente está há três jogos sem perder no campeonato, depois das vitórias frente ao Vitória SC e o Portimonense e o empate frente ao Estrela da Amadora.
A formação gilista é o 10.º classificado do campeonato, com 22 pontos, os mesmos de Famalicão (8.º) e Arouca (9.º) à entrada da 20.ª jornada. Nesta temporada, a equipa de Vítor Campelos soma apenas seis vitórias e quatro empates, contra nove derrotas.
A nível de ausências, Depú, Kiko Pereira e Thomás Luciano serão ausências por lesão, também Pedro Tiba está em dúvida para o encontro no Estádio da Luz. O técnico da formação de Barcelos também não poderá contar com Martim Neto, visto que, o médio de 21 anos está emprestado pelos encarnados até ao final da temporada.
Histórico: Gil Vicente é um adversário perigoso nos últimos anos na Luz
Águias e galos já se defrontaram em meia centena de encontros com os encarnados a terem vantagem no confronto direto entre as duas equipas com 37 vitórias, sete empates e apenas seis derrotas. Também a nível dos golos o Benfica leva vantagem ao somar cem golos, contra os 31 dos gilistas.
Contudo, temos de recuar apenas à temporada 2021/2022 para encontrarmos a última vitória do Gil Vicente no Estádio da Luz. A formação na altura treinada por Ricardo Soares venceu as águias por 2-1, com golos de Samuel Lino e Giorgi Aburjania, com Gonçalo Ramos a reduzir apenas aos 89 minutos.
Apesar de a equipa de Roger Schmidt continuar com mais vitórias, 19, em casa, os gilistas já conseguiram vencer por quatro vezes e empatar por outras duas. Sendo que, duas dessas vitórias aconteceram nos últimos três encontros no Estádio da Luz.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Como disse está num bom momento da época, porque são uma boa equipa. Têm uma ideia de jogo clara, são uma equipa corajosa e que acredita em si. Jogam um futebol no último terço do campo e são muito fortes taticamente. Venceram o Vitória SC, por exemplo. É sempre difícil jogar contra o Gil Vicente, mas também é difícil jogar contra o Benfica. Precisamos de fazer um bom jogo se queremos vencer"
Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente: "Sabemos que temos de ser uma equipa organizada e com coragem para ter a bola, porque o Benfica não gosta dos momentos do jogo em que não tem a posse. Temos de provocar essas situações, ligar bem o nosso jogo e ter confiança para criar situações de perigo no último terço e finalizar"
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Tiago Martins para dirigir a partida, contando com Hugo Ribeiro e José Mira como assistentes. Gonçalo Neves será o quarto árbitro e Gustavo Correia vai estar no videoárbitro, com assistência de Inácio Pereira.
O Benfica e o Gil Vicente jogam a 20.ª jornada da Primeira Liga, este domingo, no Estádio da Luz, com início marcado para as 18h e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários