Depois do empate no dérbi, o Benfica procura regressar este sábado aos triunfos na visita ao Santa Clara, numa ronda (a última da primeira volta) em que os adversários diretos também têm deslocações – o SC Braga vai a Paços de Ferreira enquanto o FC Porto joga em Guimarães.
A equipa de Roger Schmidt voltou a perder pontos depois da pausa para o Mundial2022 (já tinha sido derrotada em Braga), ao empatar 2-2 na Luz com o Sporting, num jogo em que esteve duas vezes em desvantagem: Gonçalo Ramos acabou por responder à vantagem leonina com dois golos.
O resultado deixou os encarnados com quatro pontos de vantagem sobre o SC Braga, segundo classificado, e cinco sobre o FC Porto, terceiro, pelo que só a vitória nos Açores interessa para manter os rivais longe do topo.
Mesmo sem, até agora, apresentar o poderio que demonstrou antes da interrupção do campeonato, o Benfica é claro favorita a vencer em Ponta Delgada, onde nunca foi derrotado. Aliás, foi precisamente no reduto do Santa Clara que teve lugar uma das maiores goleadas das águias na época passada, quando venceram por 5-0, ainda com Jorge Jesus no banco.
Rafa, a contas com uma lesão na coxa esquerda, é a grande ausência dos convocados de Roger Schmidt, depois de ter sido titular no dérbi. O extremo junta-se a Otamendi, este por castigo, entre os ausentes de uma lista que conta com Gonçalo Guedes – contratado na quinta-feira e inscrito hoje na Liga –, mas que também não inclui os reforços de janeiro Schjelderup e Tengstedt.
Já o Santa Clara chega a este jogo numa posição extremamente delicada: a equipa ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar do campeonato, com 14 pontos, tendo festejado pela última vez a 14 de novembro – desde então somou duas derrotas e um empate.
O mau momento dos açorianos levou mesmo ao afastamento do treinador Mário Silva, entretanto substituído por Jorge Simão, que se estreou com um nulo em casa do Portimonense. "Fiquei realmente surpreendido com a energia positiva que os jogadores demonstraram em jogo. Não só aqueles que estiveram dentro de campo como aqueles que estiveram no banco. Foi uma energia que tem de servir como matriz da nossa identidade", afirmou o novo timoneiro.
Para este encontro, Jorge Simão não poderá contar com o lateral-direito Pierre Sagna, que foi expulso em Portimão e terá de cumprir um jogo de castigo. Como alternativa, o técnico pode apostar em Calila ou recorrer a três centrais, com Tassano a fechar a direita.
Histórico de confrontos
O duelo deste sábado será o 16.º do histórico entre Benfica e Santa Clara, com clara vantagem para a equipa encarnada. O clube lisboeta leva 12 triunfos frente aos açorianos, o último dos quais em fevereiro de 2022, quando venceu por 2-1 na Luz.
Já o Santa Clara soma apenas uma vitória frente às águias, mas que não está assim tão distante: em junho de 2020, na retoma da I Liga, os insulares foram a Lisboa bater o Benfica por 3-4, com o golo da vitória a surgir aos 90+5 minutos.
Registam-se ainda dois empates, ambos para o campeonato, o mais recente na visita do Benfica ao Estádio de São Miguel, no início de janeiro de 2021 (1-1, jornada 12). A outra igualdade aconteceu em abril de 2002, com um empate a zeros, também nos Açores (30.ª jornada).
Em sentido inverso, o Benfica guarda boas memórias da última viagem a Ponta Delgada: após uma primeira parte pouco inspirada, os encarnados demonstraram toda a sua eficácia na segunda metade, terminando com uma clara goleada por 5-0 – marcaram Rodrigo Pinho, Darwin Núñez (2), Rafa e Yaremchuk.
O que dizem os treinadores
Jorge Simão (Santa Clara): "Analisámos bem o Benfica, como fazemos com qualquer adversário. Identificámos dois, três pontos nos quais nos queremos focar. Não me questionem que não vou falar sobre eles. Para que esses pontos que identificamos consigam-se traduzir no sucesso do resultado temos de ser excelentes na abordagem e no comportamento coletivo"
Roger Schmidt (Benfica): "Espero um jogo difícil, é a minha primeira ida aos Açores, sei da vantagem caseira. Eles mudaram o treinador e isso costuma ter um bom efeito. Podem surpreender os adversários nestes momentos, têm energia renovada, mas nós temos tido bons jogos. Foi uma boa semana de treinos, estamos preparados e os jogadores estão com ritmo para lutar pelos três pontos."
O árbitro
Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Estádio de São Miguel. O juiz da AF Leiria vai ter Pedro Martins e Hugo Marques como assistentes e Flávio Lima no papel de quarto árbitro. Rui Oliveira estará no VAR, assistido por Nelson Cunha.
O Santa Clara-Benfica, da 17.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste sábado (17h00 nos Açores) e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários