
O dérbi da Luz é o assunto do momento, o tema de conversa nos cafés entre amigos, a base de discussões familiares. Porque hoje o título de campeão nacional poderá ficar já atribuído, naquele que já é considerado o Jogo do Ano em Portugal.
Benfica e Sporting entram na 33.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol empatados na liderança, com 78 pontos cada, e ambos os conjuntos podem fazer a festa: o Sporting só precisa de vencer, tal como aconteceu na 1.ª volta, o Benfica tem de ganhar por dois golos ou mais para fazer a festa perante os seus adeptos.
Se nenhum destes cenários se concretizar, a derradeira jornada será ainda mais emocionante, com os dois rivais de Lisboa a medirem forças com os dois maiores emblemas do Minho: o Benfica em casa do SC Braga, o Sporting em casa com o Vitória de Guimarães.
Os dois técnicos podem estar descansados no que a ficha disciplinar diz respeito. Alexander Bah, Manu Silva e Renato Sanches, com lesões de longa data, são cartas fora do baralho de Bruno Lage. O mesmo acontece com Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões na equipa de Rui Borges.
No lado leonino, Diomandé deverá voltar ao eixo defensivo, para fazer o trio com Gonçalo Inácio e St. Juste. Hjulmand também deverá ser titular, ao lado de Morita no meio-campo, num onze que ainda poderá ter Pedro Gonçalves.
No Benfica, Di Maria deverá voltar ao onze, após ser suplente diante do Estoril, por estar à bica (quatro amarelos), para jogar na direita. Este poderá ser o último jogo do campeão mundial pelo Benfica, na Luz. Akturkoglu estará no outro flanco, no apoio a Pavlidis. Álvaro Carreras regressará a lateral esquerda após cumprir castigo.
Momento de forma: último sprint para o título
Para se manter no caminho do título, o Sporting só tem de repetir um dos últimos 19 resultados que obteve na Primeira Liga. Desde o desaire com o Moreirense, na 13.ª jornada, a formação leonina nunca mais perdeu: empatou por seis jogos e venceu 13. Os comandados de Rui Jorge chegam à Luz numa sequência de quatro triunfos seguidos, uns mais sofridos que outros.
Na última ronda ia vendo a vida a andar para trás, mas Eduardo Quaresma deu um pontapé na angústia e deu os três pontos diante do Moreirense, levando Alvalade à loucura. Antes, os campeões nacionais tinham goleado o Boavista por 5-0 e batido o Moreirense por 3-1, após mais uma vitória sofrida diante do Santa Clara (1-0). Quatro triunfos que chegaram após o empate caseiro diante do SC Braga.
O Benfica também está moralizado com três triunfos seguidos, diante de Estoril (2-1), AVS (6-0) e Vitória SC (3-0), após o comprometer empate caseiro frente ao Arouca (2-2). A equipa orientada por Bruno Lage também não perde desde a ronda 19, quando foi batido em Rio Maior pelo Casa Pia (3-1).
De lá para cá, foram 12 triunfos e o tal empate com os Lobos da Serra da Freita. No último jogo, as Águias estiveram a vencer por 2-1 na Amoreira, mas terminaram a defender após os Canarinhos terem marcado.
Histórico: Em casa manda a Águia
Este 182.º dérbi entre Benfica e Sporting para a divisão maior do nosso futebol tem tudo para ficar na história. Na Luz, será o jogo 91 entre os dois conjuntos no campeonato, com grande vantagem para o Benfica: ganhou 49, perdeu 16 e empatou por 25 vezes.
Os encarnados terão de repetir os resultados alcançados em 24 ocasiões nos triunfos diante dos Leões - vencer por dois ou mais golos de diferença - para fazerem a festa de campeão já na Luz, na 33.ª jornada.
A última vitória do Benfica na Luz diante do rival lisboeta por dois ou mais golos de diferença data da época 2013/2014, quando Nico Gaitán e Enzo Pérez deram os três pontos às Águias na 18.ª jornada. O mesmo resultado que se tinha verificado na época anterior, agora na ronda 26.
Se repetir os outros 25 triunfos pela margem mínima, a formação Encarnada sairá para a derradeira jornada com três pontos de avanço, estando assim nas suas mãos festejar o 39.º campeonato diante do SC Braga, na Pedreira.
A tarefa do Sporting em sair da Luz campeão é mais complicada, atendendo ao histórico nos jogos da Luz. No entanto, basta vencer somar o 17.º triunfo no terreno do rival para pintar Lisboa de verde e branco.
Mas ganhar em casa do rival não tem sido fácil para os Leões. O último triunfo foi na época 2020/21, com golos de Matheus Nunes, Paulinho e Sarabia. Em 2015/16, também se registou um triunfo robustos dos Leões, desta vez por 3-0 na Luz (Tégo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz).
Se somar o 26.º empate no Ninho da Águia, ficará com a decisão do título em mãos, bastando para isso fazer o mesmo resultado do rival da derradeira ronda: o Sporting joga em casa com o Vitória SC, o Benfica fora com o SC Braga.
O que dizem os treinadores:
Bruno Lage (Benfica): "Não há melhor forma de promover o nosso futebol e o nosso campeonato. Depois, o nosso adversário. Tem um treinador que tem vindo a fazer um trabalho muito bom, é capaz de ser o treinador com mais jogos esta época, pelo que também fez no Vitória SC, e depois é uma grande equipa, com grandes jogadores. Quando olhamos para os jogadores que jogam na frente, o Trincão, que eu conheço muito bem, o próprio Viktor e o Pote, que são jogadores de seleção. Vamos jogar contra uma grande equipa."
Rui Borges (Sporting): "O Benfica tem ganho em contra-ataque, têm feito muitos golos em transições porque são fortes. Será um jogo diferente do do Gil Vicente, tudo vai mexer com o jogo, o ambiente, teremos grande apoio dos nossos adeptos... Têm-nos dado muito carinho e serão importantes amanhã, na saída da Academia... Tudo vai mexer com o jogo. A ansiedade do jogador ou da equipa... não conseguimos controlar. Vai ser perceber quem vai lidar melhor ou não com a pressão."
João Pinheiro no apito
A arbitragem estará a cargo de uma equipa liderada por João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga. O juiz internacional de 37 anos terá como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Gustavo Correia, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar André Martins, coadjuvado por Paulo Brás (AVAR).
O Benfica-Sporting será o seu quarto embate entre 'águias' e 'leões' apitado por Pinheiro, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes da final da Taça da Liga, que o Benfica venceu, no desempate por grandes penalidades (7-6, após 1-1 no tempo regulamentar).
O Benfica-Sporting, da 33.ª jornada da I Liga de Futebol, está agendado para às 18h00 e pode ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto.
Comentários