Após ter assegurado a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões durante a semana, com um triunfo na Luz sobre a Juventus (4-3), os ‘encarnados’ recebem o atual 10.º classificado do campeonato, equipa que esta temporada já foi a Alvalade bater o Sporting (2-0).

A formação de Schmidt pode somar o 21.º jogo sem perder na temporada e continuar sem qualquer derrota em 2022/23, numa partida em que o técnico germânico deverá aplicar algumas alterações no ‘onze’ sobretudo devido a questões físicas.

No jogo com a Juventus, o Benfica apresentou-se em grande nível, mas acabou o encontro a ‘sofrer’ em claro cansaço.

Guia de Forma

Tanto o Benfica como o Desportivo de Chaves vêm de vitórias na I Liga. A formação lisboeta venceu (0-1) o clássico no Estádio do Dragão e o emblema de Trás-os-Montes derrotou o Gil Vicente em Chaves, por 3-1.

O Benfica entra em campo como líder do campeonato, com 28 pontos, sem derrotas esta época, enquanto o Desportivo de Chaves chega com o facto de ter vencido em Alvalade e em Braga.

Ainda que não possa contar com os lesionados Sidy Sarr, Bruno Langa e Obiora, a par de Sandro Cruz, impedido de jogar por estar cedido pelo Benfica, o treinador dos flavienses disse estar confiante no plantel disponível, vendo a diferença do orçamento entre os ‘conjuntos’ como “uma questão de motivação”.

Histórico de confrontos

Em jogos oficiais, os dois emblemas já se defrontaram por 35 vezes, sendo que o Benfica domina com 28 vitórias contra as três do Desportivo de Chaves. O histórico na I Liga é formado por 32 encontros, com os encarnados a somarem 25 triunfos (78%) contra três (9%) dos transmontanos.

Nas anteriores 16 visitas dos transmontanos ao terreno das 'águias' para o campeonato, o melhor que conseguiram foram dois empates, em 1986/87 (0-0) e 1987/88 (1-1).

O que dizem os técnicos

Roger Schmidt: "Amanhã vamos jogar contra uma equipa muito boa, que é boa atacar e forte nos jogos fora de portas. Venceram o Sporting e o SC Braga e isso diz tudo. Estamos preparados para um jogo difícil mas também estamos muito confiantes depois do que aconteceu na terça-feira frente à Juventus".

Vítor Campelos: “Gostava que se concretizasse e que, na realidade, não houvesse duas sem três. Sabemos que vamos defrontar um adversário valoroso, até porque o tem demonstrado já desde o início da época. Sabemos que vamos ter e encontrar grandes dificuldades, mas também sabemos que estamos preparados, sabemos aquilo que temos feito e, por isso, temos de estar confiantes para o jogo que vamos fazer".

Árbitro

No jogo estará Luís Godinho, com Hélder Malheiro a desempenhar as funções de VAR. As águias, note-se, perderam dois últimos jogos que disputaram com arbitragem de Luís Godinho: frente a FC Porto e SC Braga, na temporada passada.