Benfica e Farense medem forças este domingo, no Estádio da Luz, a partir das 18h30, em jogo a contar para a 3.ª jornada da edição 2020/21 da I Liga portuguesa. Será a primeira vez que os dois clubes vão medir forças desde 2002, ano em que os algarvios tinham estado pela última vez no escalão principal.

As 'águias' vão procurar a terceira vitória em três jogos na prova, depois de dois triunfos - e duas exibições - convincentes nas duas primeiras jornadas, nas quais o conjunto às ordens de Jorge Jesus marcou sete golos e sofreu apenas um. Já o Farense vai tentar somar os primeiros pontos neste regresso ao 'convívio dos grandes', depois de duas derrotas - e zero golos marcados - nas duas primeiras jornadas.

Curiosamente, as duas equipas mediram forças na pré-temporada, com o Benfica a vencer por 5-1 em partida disputada no Seixal. Pizzi, Diogo Gonçalves, Adel Taarabt e Haris Seferović, por duas vezes, marcaram para as 'águias', enquanto Pedro Simões assinou o único golo dos de Faro.

Farense só por uma vez ganhou na Luz

A confirmar o favoritismo do Benfica está o histórico de confrontos entre as duas equipas em jogos oficiais. No conjunto de todas as competições, em 51 jogos apenas por seis vezes o conjunto algavrio levou a melhor sobre os 'encarnados'. E, olhando apenas para partidas disputadas com as 'águias' como anfitriãs, apenas por uma vez em 25 jogos o Farense levou a melhor. Foi em 1996, quando um golo de Jorge Soares - defesa central que viria depois a jogar pelo Benfica - marcou em cima do minuto 90 o único golo da partida e deu a vitória ao conjunto orientado por Paco Fortes sobre um Benfica então treinado por Mário Wilson.

Desde então, as últimas sete visitas do Farense ao terreno do Benfica -entre 1996/1997 e 2001/02 - terminaram com sete derrotas, tendo a última delas sido mesmo pesada, com o Benfica a vencer por 5-0. Novamente treinado por Paco Fortes, o Farense não resistiu ao maior poderio dos 'encarnados' de Jesualdo Ferreira, que marcaram por Miguel, Tiago, Drulovic e Simão Sabrosa, autor de um bis. Essa foi, porém, uma temporada de má memória para as duas equipas: o Benfica quedou-se pelo quarto posto e falhou até o acesso às provas europeias, enquanto o Farense terminou no penúltimo lugar e desceu de escalão...para só agora voltar.

O registo global de embates oficiais entre Benfica e Farense é, então de 35 vitórias, 10 empates e seis vitórias a favor das 'águias'. A jogar em casa frente aos de 'leões de Faro' os 'encarnados' somaram 22 vitórias, 2 e 1 derrota.

Formas contrastantes a abrir a época

O Benfica começou a temporada com um desaire na Grécia, ante o PAOK, que afastou a equipa da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas recompôs-se com o arranque da I Liga. Foi ao terreno do Famalicão vencer por 5-1 e, depois, recebeu e venceu por 2-0 o Moreirense.

Em claro contraste, o Farense chega à Luz depois de duas derrotas nas duas jornadas inaugurais, nas quais não conseguiu marcar sequer um golo. Começaram por se ver derrotados por 2-0 na visita a Moreira de Cónegos na abertura do campeonato e perderam, depois, por 1-0 na receção ao Nacional da Madeira, a outra equipa promovida esta época ao escalão principal.

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Jorge Jesus, treinador do Benfica, referiu que Vertonghen não será opção nos próximos encontros.

“Vertonghen não vai a jogo. Teve uma lesão complicada num osso da face e vai estar fora do jogo e penso que não vai ter condições para ir à seleção da Bélgica. Quanto ao Nico Otamendi, vai jogar. É um jogador que ainda não conhece as nossas ideias e rotinas, mas que conhece o jogo. Tem muita experiência, vem de uma equipa onde jogou ao mais alto nível, não direi que está bem fisicamente porque não está. Só irá estar se jogar. Vai jogar. Amanhã [domingo] ainda temos treino e ainda pode acontecer alguma coisa, mas, na minha cabeça, vai jogar”, disse.

Em relação ao encontro no Estádio da Luz com o Farense, o treinador espera um jogo semelhante que houve com o Moreirense e Famalicão nas jornadas anteriores.

“O Farense vai querer ser defensivamente organizado e vai querer surpreender-nos em bolas paradas ou contragolpe. Estes são os momentos que podem ter mais importância e podem ter essa objetividade para o Farense. Nós vamos ser uma equipa que vai passar a maior parte do tempo em ataque posicional, em ‘pressing’ constante, tentando fazer o que é o nosso ADN. Foi assim em Famalicão, com o Moreirense e vai ser com o Farense”, vaticinou.

Já Sérgio Vieira, técnico do Farense disse que tem passado uma mensagem de ambição aos jogadores para tentar repetir o que outras equipas já fizeram, na visita ao Benfica, na terceira jornada da I Liga de futebol.

"A mensagem é de ambição. Temos de ser ambiciosos. Se nós ganharmos contra o Benfica na Luz, não vamos ser a primeira equipa que o fez, nem a primeira equipa que o fez num ano em que o Benfica teve sucesso. Vamos repetir aquilo que outras equipas, ao longo da história, já deram como exemplo. Temos de ser ambiciosos e pegar nesses exemplos", disse o treinador, na antevisão da partida da terceira ronda da I Liga de futebol.

O treinador do Farense, que não pontuou nas duas primeiras jornadas da prova, garantiu, porém, que essa ambição "não pode partir só da teoria, da boca para fora, tem de ser demonstrada dentro do campo" frente a uma equipa que soma duas vitórias em dois jogos.

"E é isso que nós vamos fazer, com competitividade, organização, solidariedade, audácia, confiança e concentração. Com tudo o que analisámos do Benfica, que sabemos que temos de ter no nosso desempenho e estar precavidos nos momentos em que vão mandar no jogo", acrescentou.

Arbitragem

Tiago Martins, árbitro da AF Lisboa, foi o eleito pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o embate entre Benfica-Farense. O juiz do encontro vai ter Pedro Mota e Hugo Ribeiro como assistentes e Bruno Rebocho no papel de quarto árbitro.

O videoárbitro (VAR) será Vasco Santos, e o seu assistente (AVAR) será Bruno Rodrigues.

O jogo

Benfica e Farense vão entrar em campo a partir das 18h30 de domingo, dia 4, no Estádio da Luz. Poderá acompanhar AO MINUTO todas as incidências do encontro aqui, no SAPO Desporto, e assistir aos vídeos com os principais lances da partida à medida que estes forem ocorrendo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.