O Benfica recebe este domingo o Vizela em jogo relativo à 22ª jornada da Primeira Liga. Depois do empate em Guimarães e da vitória pouco convincente para a Liga Europa, os encarnados procuram, para além dos três pontos, uma exibição que faça subir os índices de confiança, quer dos jogadores, quer dos adeptos. O empate na 'cidade-berço' permitiu ao rival Sporting colar-se ás águias, pelo que a margem de erro é praticamente nula.

Do outro lado estará um Vizela numa busca aflita de pontos que lhe permitam sair da zona de descida. A última ronda trouxe um triunfo importante diante do Gil Vicente, e que os minhotos querem agora capitalizar e tentar subir à tona da Primeira Liga que, nesta altura está ainda a uma distância considerável.

Momentos de forma

Apesar do Benfica entrar para esta partida na liderança do campeonato e de registar oito vitórias e dois empates nos últimos dez jogos, certamente a maioria dos adeptos encarnados não poderão classificar o momento de forma atual da equipa como minimamente satisfatório.

Os últimos resultados colocam as águias a lutar por todas as frentes ainda disponíveis, contudo, o sentimento geral é de um evidente sub-rendimento, isto tendo em conta a qualidade e variedade que o treinador Roger Schmidt tem ao seu dispor.

Exemplo paradigmático disto mesmo é o último jogo do Benfica, na última quinta-feira, diante do modesto Toulouse, para a Liga Europa. Com efeito, e apesar dos encarnados terem vencido por 2-1, graças a dois penaltis de Di María, a exibição da equipa ficou muito aquém do que esperaria, e do nível exigido pelas bancadas da Luz.

No que ao campeonato diz respeito, as águias chegam de um empate em Guimarães, alcançado nos descontos, e que levou à perda da liderança isolada da Primeira Liga.

Por seu lado, o Vizela chega à Luz disposto a não perder a embalagem alcançada com a vitória na última ronda diante do Gil Vicente. Este triunfo quebrou um ciclo de nove partidas sem ganhar para o campeonato e deu um pequeno balão de oxigénio a uma equipa desesperada por pontos.

Todavia, os minhotos estão ainda a cinco pontos dos lugares de manutenção, e numa ronda em que os mais diretos adversários têm encontros teoricamente complicados, pontuar na Luz poderá levar a uma aproximação e reentrada na luta pela permanência.

Histórico de confrontos

A partida deste domingo será o 11º embate entre Benfica e Vizela. Olhando para os anteriores dez encontros, deparamo-nos com uma clara supremacia encarnada; com efeito, as águias venceram nove desses dez jogos, permitindo apenas um empate.

Relativamente ao campeonato, o Benfica regista seis vitórias e um empate em jogos diante dos vizelenses; desses seis triunfos, dois foram alcançados no Estádio da Luz, reduto onde os minhotos conseguiram pontuar pela única vez até ao momento.

Na época 21/22, o Vizela de Álvaro Pacheco empatou a um golo diante do Benfica de Nélson Veríssimo em jogo da 26ª jornada do campeonato.

Da última vez que o Benfica recebeu a formação vizelense para a Primeira Liga, a vitória foi arrancada a ferros já bem perto do final, graças aos golos de David Neres, aos 76 minutos, e de João Mário aos 90+11.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt, treinador do Benfica: O técnico do Benfica não realizou conferência de antevisão ao jogo, devido à proximidade com os jogos da Liga Europa.

Rubén de la Barrera, treinador do Vizela: “Temos que defender muito bem e não permitir situações de um contra um, porque o Benfica é muito forte. O mais importante é ter a capacidade de saber o que fazer quando recuperarmos a bola, não a perder. Temos de mostrar o que somos e o que pretendemos. Este tipo de equipas é muito difícil de ganhar, mas sabemos o que fazer para o surpreender o Benfica”

O árbitro

João Gonçalves foi o árbitro escolhido para apitar este encontro. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por João Bessa Silva e Ângelo Carneiro. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Bruno Esteves e  André Campos.

É a primeira vez que João Gonçalves apita um jogo oficial do Benfica. O árbitro de 32 anos apenas tinha dirigido um jogo de pré-época, na temporada 2021/22, diante do Lille.

Relativamente ao Vizela, o juiz já apitou a vitória vizelense diante do Estrela da Amadora na quarta eliminatória da Taça de Portugal.