O Benfica visita esta noite o Boavista, em jogo que encerra a sexta jornada da Primeira Liga. Depois de dois triunfos consecutivos, um dos quais para a Liga dos Campeões, os encarnados, agora de Bruno Lage, querem dar continuidade a esta fase positiva, por forma a não ver aumentar ainda mais a diferença em relação à liderança.
As águias irão ter pela frente um adversário bem diferente daquele que encontrou na primeira jornada da última época, e que bateu os encarnados. O Boavista está há quatro jogos sem vencer, e ainda não sabe o que é festejar um golo em sua casa.
Momento de forma
Boavista e Benfica chegam a esta partida em momentos bem distintos. Depois de um bom arranque com a vitória diante do Casa Pia, os axadrezados não mais conseguiram vencer no campeonato, somando desde então duas derrotas e dois empates consecutivos.
A equipa portuense conta apenas com um ponto somado no Bessa, o segundo pior registo caseiro, apenas 'batido' pelo Farense; para além disso, as panteras são também a única equipa que ainda não marcou golos em jogos disputados em casa.
Na última ronda, os comandados de Cristiano Bacci estiveram perto da vitória, mas acabaram por empatar em casa do Estrela da Amadora, num jogo onde o Boavista esteve em vantagem por duas ocasiões.
É com este cenário que o Benfica se irá deparar esta noite. Ao contrário do seu adversário, os encarnados encontram-se em fase ascendente da época, isto após a chegada de Bruno Lage ao comando técnico da equipa.
Com o regresso do setubalense, as águias somam por vitórias os jogos realizados, tendo vencido o Santa Clara na Luz, e conquistado os primeiros pontos na Liga dos Campeões após o triunfo em casa do Estrela Vermelha.
Ainda sem muito tempo para por em prática as suas ideias para a equipa, Lage vai-se usando da vertente emocional para manter os jogadores ao seu melhor nível, algo que tem vindo a resultar, não só dentro, como também fora de campo, esperando-se assim muito apoio aos encarnados nas bancadas do Bessa.
Vencer é absolutamente imperativo para o Benfica, sob o risco de ver fugir ainda mais os mais diretos rivais na luta pelo título.
Histórico de confrontos
Este será o 134º embate entre Boavista e Benfica. Na totalidade dos encontros anteriores, as águias estão em vantagem, com 78 vitórias, contra apenas 21 dos axadrezados. Olhando apenas para o campeonato, a vantagem encarnada mantém-se, com 71 triunfos em 122 jogos, contra 18 do Boavista.
Se tivermos em conta apenas os encontros realizados no Estádio do Bessa, aí as contas ficam ligeiramente mais equilibradas. Contudo, o Benfica continua por cima, com 26 vitórias, contra 14 do adversário.
A última vez que o Boavista levou a melhor sobre os encarnados aconteceu precisamente na última temporada. Naquela que foi a ronda inaugural da liga, as panteras de Petit bateram as águias de Schmidt por 3-2., graças a dois golos de Bozenik, e a um de Bruno Lourenço.
Já o Benfica venceu pela última vez no Bessa em 2022/23, em jogo da quarta jornada do campeonato, por esclarecedores 0-3, graças aos golos de Morato, e João Mário (duas vezes), naquela que foi a partida que 'viu nascer' António Silva na equipa principal do clube da Luz.
O que dizem os treinadores
Cristiano Bacci, treinador do Boavista: "Todos sabemos que eles jogaram nas competições europeias [a meio da semana], mas eu já tenho muitas situações para equacionar na minha equipa e não vou estar a pensar na equipa deles. Estou ainda na dúvida sobre qual será o nono jovem proveniente das camadas jovens a estrear-se pela equipa principal do Boavista. Alinhámos com oito nos últimos jogos, mas, se calhar, amanhã [na segunda-feira] vamos atuar com nove."
Bruno Lage, treinador do Benfica: "O foco estava já no Boavista e sobre o jogo há três coisas importantes. É uma equipa aguerrida, com futebol vertical, grande velocidade e grande espírito de equipa. Segundo apontamento, jogar no Bessa tem sido difícil para o Benfica. Só esses dois fatores sobre o nosso adversário. E um terceiro, que tem de ser nosso, não há mudanças de chip."
O árbitro
João Pinheiro foi o escolhido para dirigir o encontro entre Boavista e Benfica, agendado para às 20h15 desta segunda-feira.
O árbitro da Associação de Futebol de Braga será auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto que a dupla de vídeo-arbitragem é composta por Tiago Martins e Hugo Ribeiro.
O jogo pode ser acompanhado EM DIRETO no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.
Comentários