O Sporting visita esta segunda-feira, a partir das 20h15, o Boavista, no encontro que encerra a 9.ª jornada da Primeira Liga 23/24. Uma jornada para a qual os leões entraram como líderes isolados, posição que vão procurar retomar, alargando para três os pontos de vantagem no topo, depois de se terem visto alcançados no topo da tabela depois do empate do Benfica com o Casa Pia e da vitória do FC Porto em Vizela.
A tarefa do Sporting, contudo, não se adivinha fácil. Pela frente terá um Boavista que ocupa um bem tranquilo 6.º lugar na tabela classificativa e que esta temporada, no Estádio do Bessa, ainda não perdeu, tendo mesmo começado por aí bater o campeão Benfica, logo na ronda inaugural do campeonato.
Os verdes e brancos vêm de uma exibição pouco conseguida na Polónia para a Liga Europa e, além disso, na memória dos verdes e brancos estará ainda bem presente a amarga derrota sofrida na visita ao Boavista na temporada passada, quando um golo de Marcus Edwards não chegou para evitar que um bis de Bruno Lourenço oferecesse os três pontos aos da casa.
Histórico de encontros
Embora esse tenha sido o único desaire dos leões no Bessa nos últimos nove jogos que aí disputaram, a verdade é que o registo do Sporting no terreno dos axadrezados está longe de ser dos melhores. Efetivamente, o Estádio do Bessa será um dos poucos em que os leões têm um registo negativo em relação ao adversário.
Ao todo, em 64 deslocações ao terreno do Boavista no conjunto de todas as competições o Sporting sofreu 26 derrotas e apenas 16 vitórias. Na segunda metade do século passado, entre 1960 e 1990, os verdes e brancos estiveram mesmo 30 anos (26 jogos, ao todo) sem conseguir vencer no Bessa. Mataram, então, 'o borrego' (como disse na altura o presidente Sousa Cintra) com um triunfo por 3-0, mas depois estiveram mais 11 jogos seguidos sem vencer em casa do Boavista, entre 1991 e 2000.
Os últimos tempos - exceção feita à derrota da época passada - têm ainda assim sido bem mais agradáveis para o Sporting no recinto da pantera. Antes de lá perder na temporada passada, o Sporting tinha aí somado seis vitórias e dois empates nos anteriores oito jogos.
Momento de forma
O Sporting é a única equipa ainda invicta na Primeira Liga 23/24, onde soma sete vitórias e apenas um empate. Esse empate, contudo, ocorreu fora de portas (1-1 na visita ao SC Braga). Porém, os leões vêm de um empate suado na Polónia, também 1-1, na visita ao Raków, num encontro em que jogou mais de 80 minutos reduzido a dez elementos, por expulsão de Viktor Gyokeres.
Olhando para o conjunto de todas as competições, o Sporting venceu apenas dois dos últimos quatro jogos (Olivais e Moscavide para a Taça e Arouca para o campeonato), empatando um (o tal de quinta-feira, com o Raków) para a Liga Europa, e perdendo o outro (em casa, com a Atalanta, igualmente para a Liga Europa, naquela que é a única derrota da temporada da turma de Rúbem Amorim em jogos oficiais até à data).
O Sporting marcou sempre pelo menos um golo em todos os jogos que disputou esta época, mas sofre golos há cinco jogos consecutivos e fora de casa ainda não conseguiu manter a sua baliza a zeros em 23/24.
Quanto ao Boavista, vem de uma vitória por 3-1 sobre a Oliveirense para a Taça de Portugal, mas na Primeira Liga atravessa uma série de três jogos sem ganhar: dois empates (1-1 no terreno do Moreirense e 2-2 na receção ao Famalicão) e uma derrota (4-1 na visita ao SC Braga).
Essa derrota no Minho (num jogo em que se viu bem cedo reduzido a dez elementos) é a única do Boavista na presente época até ao momento (os axadrezados viram-se afastados da Taça da Liga pela UD Leiria, mas nos penáltis, depois de uma igualdade a zero).
Tal como o Sporting, os axadrezados marcaram golos em todos os jogos que disputaram na Primeira Liga esta época e, em casa, ainda não perderam (vitórias sobre Benfica e Chaves, empates contra Casa Pia e Famalicão). Porém, também sofreram golos em todas as partidas que disputaram na prova até agora.
O que dizem os treinadores
Petit, treinador do Boavista: "O Sporting não mudou muito. Joga na mesma estrutura, mas varia um pouco os seus dois médios, que este ano atuam diversas vezes em paralelo. É uma equipa de muita qualidade, processos bem definidos, que cria muitas situações, faz golos e está há 22 jogos sem perder na I Liga. Estamos à espera de um Sporting forte, mas, deste lado, estamos também a fazer uma boa época e somos uma equipa com qualidade, que procura muito a baliza adversária"
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Para se ganhar campeonatos, temos de ganhar os nossos jogos, mas os outros também têm de perder pontos. Temos sempre de jogar para ganhar. Nesta fase da época, ainda é muito cedo para fazer contas de quantos pontos perdeu o adversário. Neste momento, pela diferença de golos, não estamos em primeiro. Queremos recuperar essa posição com uma vitória, contra uma equipa muito difícil"
O árbitro
O Conselho de Arbitragem nomeou Nuno Almeida para apitar o encontro. O árbitro da AF Algarve terá André Campos e Francisco Pereira como assistentes. O quarto árbitro será José Bessa. Já no VAR contará com Rui Costa e João Bessa Silva.
Esta é a segunda vez esta temporada que Nuno Almeida irá ajuizar uma partida do Sporting, depois de ter sido nomeado na segunda jornada do campeonato para a polémica visita dos verdes e brancos ao terreno do Casa Pia, em Rio Maior, onde os leões derrotaram os gansos por 2-1, num jogo marcado pelo golo validado pelo VAR a Paulinho bem cedo na partida. Ao todo, Nuno Almeida já dirigiu 46 jogos do Sporting, tendo os leões vencido 30 e perdido oito, os dois últimos dos quais frente ao FC Porto, ambos em 2022.
O Boavista, também já teve um encontro dirigido por Nuno Almeida esta temporada: a vitória caseira, por 4-1, sobre o Chaves. Mas esse foi apenas um dos cinco jogos que os axadrezados venceram entre os 26 que já disputaram sob arbitragem do juiz do Algarve.
Comentários