O clássico na Luz deu um novo balão de oxigénio ao FC Porto no que resta da temporada. Vencer, com clara supremacia, no terreno do eterno rival e principal candidato ao título dá sempre uma nova confiança, mesmo que os azuis e brancos estejam a sete pontos da liderança.

A equipa de Sérgio Conceição entra este sábado em campo no Estádio do Dragão com a receção ao Santa Clara a partir das 20h30. Na melhor das hipóteses, a equipa da casa está a sete pontos do primeiro lugar (com possibilidade de reduzir para quatro) caso o Benfica dê um novo tropeção em Chaves.

Apesar de ser um duelo de polos opostos, frente ao 'lanterna-vermelha' do campeonato, o FC Porto tem a missão de ajustar contas depois de um desaire na primeira volta nos Açores. Na altura, a equipa ainda esteve a vencer, mas deixou-se empatar no segundo tempo.

Sérgio Conceição já sabe de antemão que não vai poder contar com Taremi e Grujic, a cumprir castigo depois do clássico frente ao Benfica. João Mário permanece em dúvida para o encontro.

Do outro lado, Paulo Henrique e Misao também são ausências certas. Marco Pereira e Tomás Domingos dificilmente serão opção para o técnico Danildo Accioly. Nanu está emprestado pelo FC Porto.

A história é claramente favorável aos Dragões

O jogo deste sábado marca o 16º encontro entre Santa Clara e FC Porto. No total de jogos para o campeonato o registo é quase imaculado para os dragões com 13 vitórias e apenas uma derrota.

Em jogos no Estádio do Dragão para o campeonato, a supremacia é total com sete vitórias dos azuis e brancos em todos os jogos disputados. Os açorianos não vêm só em busca de fugir à despromoção como também de fazer história na I Liga.

De resto o domínio tem sido total por parte dos portistas; na época passada, e depois de terem sido eliminados semanas antes para a Taça da Liga, o FC Porto regressou a S.Miguel para vencer por esclarecedores 0-3, o resultado mais expressivo dos dragões nos Açores para o campeonato.

Já esta temporada, na primeira volta, as duas equipas defrontaram-se com um empate (1-1). Fábio Cardoso adiantou os portistas logo aos três minutos, mas Boateng estabeleceu o empate aos 83 minutos. Na altura, Vítor Bruno rendeu o castigado Sérgio Conceição no banco, enquanto que Mário Silva comandava os açorianos.

Recorde o jogo

Momento de forma reflete a tabela classificativa

O momento de forma também espelha bem o porquê de estarmos a falar de dois polos opostos no campeonato. O FC Porto vem de duas vitórias seguidas depois de um período mais turbulento na Pedreira e na Champions frente ao Inter. A última derrota no Estádio do Dragão também não foi assim há muito tempo, com o desaire por 1-2 diante o Gil Vicente na 22ª jornada.

Quanto aos dois últimos triunfos, primeiro foi na receção ao Portimonense com um golo de Fábio Cardoso e depois no Estádio da Luz diante o Benfica por 2-1, com golos de Uribe e Taremi - este último agora ausente por motivos disciplinares.

O Santa Clara, último classificado do campeonato, tem o pior ataque da prova e uma das piores defesas. Vem de oito derrotas seguidas - leu bem - e já não vence desde o ano passado, em Novembro, quando a equipa recebeu o Estoril e triunfou por 3-1. Ainda não tinha arrancado o Mundial para termos uma noção e até hoje muita coisa mudou.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Esperamos um jogo típico de campeonato, com uma equipa que está a precisar muito de pontos para tentar o seu objetivo que é a manutenção. Desde que este novo treinador assumiu, temos de perceber de que forma se poderão apresentar aqui, na sua dinâmica"

Danildo Accioly, treinador do Santa Clara: "Não há más alturas para se fazer história. Queremos repetir aquilo que fizemos na primeira volta [empate 1-1, nos Açores] com uma equipa comprometida e aguerrida. Sabemos do elevado grau de dificuldade do jogo, mas de certeza absoluta que vamos dar o nosso melhor"

Para o encontro, foi nomeado o árbitro Cláudio Pereira, que vai contar com assistência de André Dias e Sérgio Jesus. O 4.º árbitro será André Neto, enquanto que no VAR estarão Vasco Santos e Ângelo Carneiro. FC Porto e Santa Clara também jogam no SAPO Desporto. Acompanhe o jogo, AO MINUTO, aqui!