O pontapé de arranque no campeonato em 2023 dá-se com a 15ª jornada e, entre a escala de jogos, há uma deslocação do FC Porto ao Jamor para defrontar o Casa Pia - o primeiro duelo desde que os Gansos estão de regresso ao principal escalão do futebol português.
Em campo vão estar o quinto classificado e equipa sensação da temporada frente ao terceiro classificado (à condição, devido à vitória do SC Braga) que procura agora diminuir a desvantagem pontual frente ao líder Benfica e recuperar o segundo posto.
No Estádio do Jamor não só se vai medir a capacidade do voo do Ganso vs. Dragão como acaba por ser um desafio com outros pontos de destaque. O Casa Pia procura a primeira vitória frente a um grande esta temporada e os azuis e brancos regressam a Oeiras depois da conquista da Taça de Portugal com o campeonato mais relançado.
Do lado da equipa da casa, Filipe Martins não vai poder contar à partida com Léo Natel, sendo que Romário Baró está de fora por estar emprestado pelo FC Porto. Leonardo Lelo também é uma dúvida.
Já do lado dos visitantes, Sérgio Conceição afinal não conta com Pepe, submetido a uma intervenção cirúrgica devido à lesão contraída por Portugal no Mundial. Evanilson e Francisco Meixedo, ao que tudo indica, também serão baixas confirmadas.
Casa Pia e FC Porto defrontam-se este sábado a partir das 20h30 num duelo que pode acompanhar, AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto!
Histórico de confrontos: Apenas cinco jogos, mas muitos golos
Casa Pia e FC Porto enfrentaram-se cinco vezes, mas com 21 golos. Nos cinco duelos entre os dois emblemas, a verdade é que os azuis e brancos saíram sempre vencedores, com os jogos a contar para o campeonato, Taça da Liga e o Campeonato de Portugal.
O último duelo foi na temporada em 2019/20 a contar para a fase de grupos da Taça da Liga e com vitória dos portistas por 3-0 em Pina Manique. Sérgio Conceição já era o treinador dos Dragões enquanto Rui Duarte comandava a equipa da casa.
A maior vitória do FC Porto foi mesmo por 10-0 na I Divisão em 1938/39.
Momento de forma: Sabor a vitória, mas apenas um percalço
O momento de forma das duas equipas acaba por ser idêntico, mas apenas com um percalço do lado do Casa Pia.
Olhando especificamente para os últimos três jogos, os Gansos vêm de duas jornadas consecutivas da Taça da Liga com uma derrota por 1-0 na receção ao SC Braga e depois uma vitória por 1-0 frente ao Trofense, que não impediu a eliminação da competição. A última jornada do campeonato ditou mais uma vitória por 2-1 na visita ao terreno do Portimonense.
Já do lado do FC Porto, o duplo confronto da Taça da Liga foi vitoriosa com o apuramento para as duas fases seguintes da competição (quartos de final e final-four). No regresso do campeonato, a receção ao Arouca também foi bastante feliz para os azuis e brancos que golearam o Arouca por 5-1 e aproveitaram a escorregadela do Benfica em Braga.
Olhando também para a tabela classificativa do campeonato, estamos perante duas equipas que ocupam os cinco primeiros lugares.
Declarações dos treinadores:
Filipe Martins, treinador do Casa Pia: "Não vamos mudar a filosofia e, se mudarmos, terá de ser por mérito do adversário e não por demérito nosso. Vamos tentar jogar como temos jogado, com coragem com bola e a mesma organização sem bola".
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "De todas as equipas promovidas na Europa, é a melhor equipa. Tive a curiosidade de ver e olhar para isso. É talvez das saídas mais difíceis que vamos ter".
Nuno Almeida será o árbitro do encontro com auxílio de Pedro Felisberto e Francisco Pereira, enquanto que o vídeo-árbitro será Hugo Miguel.
Comentários