
O FC Porto terá de vestir o 'fato de macaco' para levar de vencida o Estoril este domingo, uma das equipas que melhor futebol joga na Primeira Liga. A deslocação a Amoreira, na 27.ª jornada da I Liga der futebol, antecede a receção ao Benfica, numa altura em que o FC Porto parece resignado a lutar com o SC Braga pelo terceiro lugar.
Os azuis e brancos são terceiros na tabela, com 53 pontos, os mesmos do SC Braga, mas já a uns distantes oito pontos do líder Sporting, quando faltam oito jogos para o final da prova.
Os 36 pontos em 26 rondas colocam o Estoril num estável 8.º lugar, com os mesmos pontos do 7.º colocado, o Casa Pia, numa altura em que o emblema da Linha de Cascais pretende confirmar a manutenção na prova o mais rápido possível.
O Estoril não poderá contar com Pedro Álvaro. No FC Porto, Marko Grujic e Vasco Sousa são baixas de longa data.
Momento de forma: Duas equipas com objetivos distintos
A paragem para os compromissos das seleções foi bom para o FC Porto porque, pela primeira vez, Martin Anselmi pode trabalhar com a equipa durante vários dias, numa altura em que ainda tenta implementar as suas ideias. Apesar de não contar com Samu, Diogo Costa, Namaso, o técnico trabalhou com a maior parte do plantel.
Antes da paragem para as provas de seleções, os azuis e brancos tinham ganho 2-0 ao AVS, num jogo onde a equipa fez uma grande primeira parte, com muitas situações de golo criadas, mas passou a jogar pior no segundo tempo quando atuou com mais um elemento em campo durante quase 45 minutos.
O triunfo veio ajudar a abafar, em parte, a derrota diante do SC Braga na Pedreira na ronda anterior, num encontro onde os de Anselmi pouco ou nada fizeram para incomodar os homens de Carlos Carvalhal.
Se vencer o Estoril, será a primeira vez em 2025 que o FC Porto irá somar dois triunfos seguidos. E isso diz muito da época portista.
Já o Estoril atravessa um grande momento. A equipa finalmente assimilou as ideias de Ian Cathro, está mais solta e joga um futebol vistoso, olhos nos olhos com qualquer adversário. A formação da Linha vem de dois empates (1-1 com Arouca e 2-2 com Farense) e antes tinha perdido em casa do campeão Sporting por 3-1, num jogo onde deram muito trabalho aos Leões.
Antes da derrota em Alvalade, o Estoril tinha somado oito jogos sem perder na Liga: seis vitórias e dois empates.
Histórico: Dragão manda mas sobre na casa dos Canarinhos
Amoreira será palco do jogo 73 entre Dragões e Canarinhos, num histórico de domínio azul e branco. São 42 vitórias do FC Porto contra 15 do Estoril, num duelo que acabou empatado em 15 ocasiões.
É a jogar em casa que o emblema da Linha consegue aproximar-se dos azuis da Invicta. Em casa, o Estoril soma 12 vitórias contra 15 do FC Porto em 36 jogos. Nos restantes nove jogos, houve empate.
Este equilíbrio é ainda mais visível para a I Liga, no terreno do Estoril: nove vitórias dos canarinhos, contra 12 dos azuis e brancos e oito empates.
Curiosamente, o Estoril venceu os primeiros seis jogos caseiros diante do FC Porto na Primeira Liga, entre 1944/45 e 1950/51, incluindo uma goleada de 8-1 aos Dragões logo no 1.º duelo.
Na época passada o Estoril foi o carrasco do FC Porto, vencendo três dos quatro jogos com os Dragões. Tanto na 10.ª jornada, como na 27.ª, os canarinhos levaram a melhor pela margem mínima, primeiro no António Coimbra da Mota e depois no Estádio do Dragão, e ainda venceram 3-1 os azuis e brancos na Taça da Liga em casa, afastando-os assim das meias-finais. Os azuis e brancos vingaram-se na Taça de Portugal com um 4-1.
Na primeira volta, ainda com Vítor Bruno ao leme, o FC Porto goleou o Estoril por 4-0 no Dragão, golos de Namaso, Pepê e Galeno (2).
O que disseram os treinadores
Ian Cathro (Estoril): “Não faço ideia sobre o que eles [FC Porto] fizeram, se tiveram folga ou treinaram três vezes por dia. Não tem nada que ver comigo. Vamos jogar contra uma boa equipa, que talvez seja um pouco mais agressiva do que antes, mas eles também vão encontrar um Estoril diferente”
Martin Anselmi (FC Porto): "Vamos enfrentar uma equipa que tem estado muito bem em 2025. Só perdeu um jogo contra o Sporting. É uma equipa forte em casa, que defende bem, juntos, sabem quando saltar à pressão. Quando têm bola, também sabem atacar. Têm jogadores de qualidade, o médio do mês pela segunda vez consecutiva. É um grande desafio para nós, um bom cenário e vamos enfrentar um rival muito bom".
O encontro será dirigido pelo árbitro Hélder Malheiro. O juiz da Associação de Futebol de Lisboa terá na sua equipa Gonçalo Freire e Hugo Coimbra como árbitros assistentes, enquanto que André Narciso e José Pereira compõem a dupla de vídeo-arbitragem.
O Estoril-FC Porto está agendado para às 18h00 deste domingo e poder ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto.
Comentários