O Benfica vai a Faro sem querer 'passar as passas do Algarve', num jogo que antecede dois difíceis duelos para os encarnados, frente a Bayern Munique e FC Porto. O Farense-Benfica, a contar para a 10.ª jornada da I Liga, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 deste sábado.
Mesmo com o calendário a aquecer para a equipa encarnada na próxima semana, as atenções estarão, antes, viradas para o jogo com os algarvios, onde a conquista de mais três pontos será fundamental para a equipa de Bruno Lage. Mas do outro lado está o Farense, que apesar de ter perdido contra o SC Braga na última ronda do campeonato, vinha da sua melhor fase da época - após a troca de treinador - e quererá soltar as águias de volta para Lisboa com uma derrota.
Momento de forma
A equipa da casa não está a ter uma época fácil, mas pode surgir mais motivada já que conquistou as duas primeiras vitórias da temporada nos últimos três jogos (uma na I Liga, outra na Taça). O balanço do campeonato, ainda assim, não podia ser pior, com o Farense a ocupar o último lugar da tabela, com quatro pontos. Nos nove jogos já disputados, os algarvios somaram uma vitória e um empate, não evitando sete derrotas.
Até à sexta jornada, a equipa agora treinada por Tozé Marreco não somou qualquer ponto e sofreu 13 golos. Mas somou os dois primeiros jogos sem perder na I Liga após a entrada do novo técnico. Nos últimos três jogos para a I Liga somou um empate e uma vitória, antes de voltar às derrotas, em Braga. Pelo meio garantiu a passagem à 4.ª eliminatória da Taça com um triunfo por 4-2 na casa da Sanjoanense.
O Benfica, após ter começado a época com o pé esquerdo, voltou a encontrar o caminho das vitórias. Os encarnados estão no 3.º posto, com seis vitórias, um empate e uma derrota nos oito jogos realizados (falta terminar a partida com o Nacional da Madeira, interrompida devido ao nevoeiro quando tinham sido jogados apenas oito minutos).
O Benfica venceu oito dos últimos nove jogos que disputou nas várias competições em que participa. A exceção foi a derrota para a Champions com o Feyenoord. Alguns desses triunfos foram mesmo expressivos, com destaque para os últimos dois encontros, com o Santa Clara e o Rio Ave, que culminaram em duas goleadas: 3-0 e 5-0, respetivamente.
Esta temporada, o clube da Luz já faturou por 34 vezes, com o turco Akturkoglu a ser o melhor marcador da equipa, com oito remates certeiros. No setor defensivo, a defesa encarnada tem sido pouco sofredora (9 golos sofridos), sendo que nos últimos oito jogos só sofreu três golos.
Histórico de confrontos
O Farense e o Benfica já se defrontaram 55 vezes, com uma evidente vantagem para os encarnados: 6 vitórias para os algarvios contra 37 das águias, a que se juntam 12 empates. A veia goleadora pende para o clube lisboeta, que marcou 137 golos e só sofreu em 42 momentos.
Os leões de Faro, apesar de continuarem em desvantagem, têm ainda assim melhores resultados quando jogam em casa. Das seis conquistas do Farense, cinco delas foram a jogar no Algarve, enquanto na Luz só foi feliz uma vez.
Em contrapartida, a formação encarnada domina em todas as circunstâncias, mas em casa esse domínio é avassalador. Das 27 partidas no Estádio da Luz, os encarnados triunfaram em 23 delas, empataram três e perderam numa ocasião.
Na época passada os embates entre as duas equipas para o campeonato tiveram resultados bastante distintos. No mais recente duelo, perto de do fim da I Liga 23/24, o Benfica viajou até Faro para vencer por 3-1, com golos de de Kokçu, Artur Cabral e Carreras. Na receção no Estádio da Luz, contudo, ainda na primeira volta, o resultado final tinha sido um empate a um golo.
O que dizem os treinadores:
Tozé Marreco, treinador do Farense: "O jogo preparou-se da mesma forma, com bastante organização, a saber como temos de defender, a saber como temos de atacar, onde podemos fazer mal [ao Benfica], sabendo que contra estas equipas é lógico que é mais difícil encontrarmos problemas. Temos as coisas absolutamente bem definidas no que temos de explorar e o que temos de contrariar, sabendo dos pontos fortes e da dinâmica ofensiva diferente que é este Benfica”
Bruno Lage, treinador do Benfica: "A dificuldade vem por aí, pela quantidade de jogos, principalmente por ser um adversário que tem crescido. Mesmo antes do Tozé, já tinha visto um ou outro jogo, como fora contra o FC Porto, onde tiveram uma boa prestação. Nos últimos jogos isso tem surgido e a dificuldade vem daí. Vem também do facto de estarmos a competir de dois em dois dias. Perspetivamos um jogo difícil, mas é partir com a mesma ambição de sempre. Para nós é uma final, sabemos que é importante conquistar os três pontos e é dessa forma que vamos encarar. Esperamos dificuldades, mas para nós é encarado como uma final"
Árbitro
Cláudio Pereira foi o escolhido para apitar o jogo entre o Farense e o Benfica e vai estar acompanhado pelos assistentes Tiago Costa e Sérgio Jesus. João Pinho será o quarto árbitro e o VAR estará a cargo de Gustavo Correia e Inácio Pereira.
Comentários