O FC Porto recebe o Gil Vicente no próximo domingo, às 20:30, em partida relativa à 22ª jornada da primeira liga. Depois de uma surpreendentemente difícil vitória diante do Rio Ave e da derrota europeia perante o Inter de Milão, os dragões querem manter a pressão sobre o líder Benfica na luta pelo título.

Pela frente terão um Gil Vicente que nunca saiu do Dragão com a vitória e que, apesar dos oito pontos de vantagem relativamente à linha de água, não pode facilitar na sempre renhida luta pela manutenção.

Momento de forma

Apesar da recente derrota europeia diante do Inter de Milão para a Liga dos Campeões, a forma recente do FC Porto tem sido quase imaculada, especialmente se atentarmos apenas ao campeonato nacional. Os dragões levam já onze jornadas sem perder, registando nesse período nove vitórias e apenas dois empates, o último dos quais ocorrido já na ronda 15; desde então foram seis vitórias seguidas na liga, doze golos marcados e apenas dois sofridos.

Se tivermos em conta os jogos disputados em casa, reparamos num percurso quase completo de triunfos, exceção feita para a derrota diante do Benfica. Na última jornada, também disputada em casa, os dragões venceram o Rio Ave por 1-0 graças a um golo solitário de Toni Martínez.

Não se pode dizer que o Gil Vicente atravesse um momento de forma negativo. Os gilistas somam três vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos seis encontros para o campeonato, sendo que dois desses três triunfos ocorreram fora de casa. Os comandados de Daniel Sousa alcançaram um empate a um golo em casa diante do Vizela na última ronda, resultado que não permitiu aos gilistas saírem do 14º lugar, somando 23 pontos, mais oito que o Santa Clara, primeira equipa abaixo da linha de água.

Histórico de confrontos

Dificilmente o FC Porto poderia defrontar um adversário mais adequado, isto se tivermos em conta apenas o histórico de encontros entre as duas equipas em casa dos dragões. Com efeito, das 21 visitas a casa dos portistas, o Gil Vicente apenas por uma vez levou pontos;

Tal aconteceu precisamente na última vez que os gilistas visitaram o Estádio do Dragão para o campeonato. Na temporada 2021/22 a equipa na altura treinada por Ricardo Soares saiu com um empate a um golo.

Antes disso o registo era 100% vitorioso para a equipa portista com 20 triunfos em outros tantos jogos.

Se olharmos para o histórico completo encontramos 43 jogos entre FC Porto e Gil Vicente, com vantagem significativa para os dragões com 34 triunfos contra apenas 5 dos gilistas, sobrando ainda 4 empates.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Todos os jogos têm uma história e queremos escrever a melhor história. Os jogos são todos diferentes, não há jogos iguais. As próprias equipas vão mudando consoante a forma dos jogadores e os castigos. Houve certamente uma evolução natural do Gil Vicente com o Daniel Sousa. Têm resultados positivos nos últimos jogos, isso mostra a evolução, os jogadores são, muitos deles, os mesmos do ano passado. Espero um jogo complicado, temos de perceber a dinâmica do adversário, os jogadores que podem jogar nessa dinâmica e que podem mudar aqui e acolá consoante se têm bola ou não".

Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente: " Temos que ser estar no nosso melhor, as oportunidades que tivermos, temos que as aproveitar e não podemos conceder o mínimo. Na Taça da Liga, concedemos um golo aos dois minutos, numa desconcentração, que é uma das coisas que, contra uma equipa como o FC Porto, não podemos conceder"

O árbitro

Rui Costa foi o árbitro escolhido para apitar a partida entre dragões e gilistas, fazendo assim a estreia em jogos envolvendo as duas equipas no que ao campeonato diz respeito.

Apenas por uma ocasião esta época o juiz da Associação de Futebol do Porto apitou um jogo de FC Porto e de Gil Vicente, em ambos os casos foram jogos da Taça da Liga. No caso dos portistas, Rui Costa esteve presente no jogo da meia-final diante do Académico de Viseu; relativamente aos minhotos o árbitro apitou a partida diante do Nacional da Madeira na fase de grupos da prova.