Do top-4 da Primeira Liga, o FC Porto é a quarta equipa a entrar em campo depois de Sporting, SC Braga e Benfica. Os dragões recebem em casa o Moreirense, em partida a contar para a 18.ª jornada da I Liga.
Após as vitórias dos rivais, os leões bateram fora de portas o Vizela por 5-1 e o SC Braga venceu em Famalicão (2-1), os azuis e brancos sabem que precisam de somar os três pontos para se manterem próximos dos primeiros lugares e na luta pelo título.
Se nos bastidores o ambiente é quente, face à troca de galhardetes entre os apoiantes de Jorge Nuno Pinto Costa e André Villas-Boas, na antecâmara de novo processo eleitoral, a nível desportivo o foco terá que estar em somar pontos.
Momento das duas equipas: Moreirense e FC Porto vêm de vitórias moralizadoras
FC Porto e Moreirense vêm de duas vitórias moralizadoras nas últimas duas jornadas.
Os azuis e brancos bateram em casa os bracarenses por 2-0 num duelo entre o terceiro e o quarto classificado da I Liga. O conjunto orientado por Sérgio Conceição venceu o encontro com golos de Fábio Cardoso (12´) e Evanilson (49´).
Já o Moreirense conseguiu uma moralizadora vitória frente ao Estoril fora de portas (1-3). Pedro Aparício, Marcelo e Alan apontaram os golos da equipa de Moreira de Cónegos. João Carlos reduziu para os da casa em cima do minuto 90.
A meio da semana, na Taça de Portugal, os azuis e brancos tinham regressado ao caminho dos bons resultados depois de golearam o Estoril por 4-0. Já o adversário deste sábado tinha sido derrotado em casa pelo Casa Pia por 4-1. Na tabela classificativa, FC Porto e Moreirense estão separados por nove pontos.
Histórico entre as duas equipas
Moreirense e FC Porto já mediram forças em 29 ocasiões, falando de partidas oficiais. O histórico tem o dominío predominante do azul e branco, com 21 vitórias contra apenas duas do adversário. O duelo entre as duas equipas saldou-se por um empate em seis ocasiões.
Para a Liga Portuguesa, os azuis e brancos venceram 18 dos 25 jogos disputados, com o Moreirense a vencer apenas um jogo.
Na Primeira Volta a equipa treinada por Sérgio Conceição conseguiu vencer por 1-2, com Toni Martínez e Wendell a marcarem para os dragões. Godfried Frimpong marcou o golo da equipa da casa que ainda esteve em vantagem no marcador.
Nos últimos sete jogos, os vice-campeões nacionais somam seis vitórias frente a este oponente, contra apenas um empate (1-1), fora de portas, na época de 20/21.
Nos Jogos em casa o domínio em ainda mais avassalador, com os portuenses a somaram só por vitórias os 12 confrontos frente ao emblema de Moreira de Cónegos. Os azuis e brancos marcaram ainda 34 golos, contra apenas quatro golos sofridos.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição (FC Porto): "O Moreirense é o verdadeiro campeão de inverno, por o que tem feito ao longo destes meses. Tem vencido jogos, conquistado pontos e perde muito poucos. Tem só menos um ponto fora do que nós e trabalha muito bem defensivamente. Com bola é uma equipa que sabe o que faz nas várias fases do jogo. Será um bom adversário e cabe-nos fazer o que trabalhamos para ganhar estes pontos importantes",
Rui Borges (Moreirense): "Temos de desfrutar do jogo dentro da nossa organização, do nosso caráter. Temos de jogar com alegria, mas com a responsabilidade inerente ao jogo. Os jogadores não sentem tanta pressão [frente a candidatos ao título]. Só têm a ganhar. E, como temos uma equipa jovem, os jogadores entram motivadíssimos para estes jogos"
O FC Porto-Moreirense da 18.ª jornada da Primeira Liga, arranca às 20h30 e pode ser seguido EM DIRETO, no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.
O encontro terá arbitragem de Luís Godinho. A restante equipa técnica será composta por Rui Teixeira e Pedro Mota, e ainda por Vítor Ferreira como o quarto árbitro. No VAR, na Cidade do Futebol, vão estar Rui Oliveira, auxiliado por Hugo Marques.
Comentários