Que melhor bálsamo do que uma vitória na Europa antes do regresso aos duelos da I Liga. E se o cansaço pesa nas pernas, o sabor do triunfo é motivação maior para o regresso à competição que é prioridade maior no reino do Dragão. Por isso, o objetivo da equipa de Vítor Bruno passa naturalmente pela conquista dos três pontos no terreno do AVS, condição fundamental para dar continuidade à dinâmica de vitória alicerçada nos sucessos frente a Hoffenheim, Sintrense e SC Braga.

No regresso ao convívio dos grandes, para já, os avenses têm um percurso marcado por alguma inconsistência, apesar de ocupar um lugar intermédio na tabela, fruto do 10.º lugar no campeonato, com nove pontos.

Momento de forma: Dragão em alta, AVS intermitente

O FC Porto chega a este encontro depois de uma sequência de três jogos consecutivos a vencer, em diferentes competições. Na quinta-feira impôs-se no Dragão frente ao Hoffenheim (2-0), com golos de Djaló e Sámu, no primeiro triunfo da temporada na Liga Europa. Na Taça de Portugal, os dragões seguiram sem sobressaltos para a quarta eliminatória, batendo sem dificuldades o Sintrense por três golos sem resposta. Já no clássico da oitava jornada, os dragões impuseram-se ao SC Braga por 2-1, com tentos de Galeno e Pepê, partida em que o luso-brasileiro somou o seu oitavo tento na I Liga.  Os azuis e brancos ocupam nesta altura a vice-liderança, a seis pontos do líder Sporting, mas com menos um jogo, depois do triunfo do líder do campeonato por 3-0 no terreno do Famalicão.

Os azuis e brancos são o segundo melhor ataque do campeonato (apenas superados pelo Sporting que soma 27), contando com 18 golos marcados. Para além disso, têm a segunda defesa menos batida da liga com apenas quatro golos sofridos. Só os líderes da tabela se superam nesse capítulo.

Jogos recentes FC Porto

Por outro prisma, o percurso da equipa de Vítor Campelo tem sido marcado por alguma irregularidade.  A performance até ao momento, decorridas que estão oito jornadas é exemplificativo: Dois triunfos, três derrotas, e três empates. Para já, e o dado mais relevante para a equipa da Vila das Aves, é que a zona de despromoção está a quatro pontos de distância. E para a receção ao FC Porto, o triunfo na Taça de Portugal frente aos Sandinenses (0-2) até pode servir de tónico.

Histórico de confrontos: Nunca o AVS venceu o FC Porto, num histórico só com um sentido

FC Porto e os avenses já se defrontaram em 16 ocasiões, com natural predominância dos dragões, fruto de 14 vitórias. A equipa avense nunca venceu o FC Porto, e o máximo que conseguiu foi somar dois empates, curiosamente na última temporada antes do regresso à I Liga, em 19/20, onde arrancou uma igualdade a zero em casa. Em 17/18, o Aves somou pela primeira vez pontos frente aos azuis e brancos, numa empate caseiro a uma bola. No histórico de confrontos, a equipa do município de Santo Tirso marcou apenas quatro golos contra o FC Porto, tendo sofrido 38 tentos.

No seu reduto, o domínio é estrondoso para a equipa da Invicta: 8 Vitórias sem resposta. Para encontrarmos o resultado mais desnivelado entre os dois emblemas temos que recuar à temporada de 1993/94, com uma 'goleada' das antigas imposta pelos dragões: 6-0.

O que dizem os treinadores

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "É uma equipa que ainda não perdeu em casa, que não sofreu golos em casa nos últimos três jogos. Isso é um indicador da fortaleza que criaram a atuarem em casa. Teremos de entrar muito fortes, para competir desde o primeiro minuto, numa competição que é prioritária para o clube”, referiu o treinador, que considera fundamental “olhar para o jogo de forma séria, com muita vontade de ganhar".

Vítor Campelos, treinador do AVS: "Poderão jogar o João Mário, o Zé Pedro, o Stephen Eustáquio e o Fábio Vieira face ao último jogo. De qualquer forma, o FC Porto é sempre o FC Porto e tem uma equipa de grande qualidade. Sabemos o grau de dificuldade, mas preparámo-nos a pensar no que podemos fazer. Precisamos de ter alguma atenção defensiva quanto às nuances padronizadas do adversário e trabalhámos para explorar aspetos ofensivos."

O árbitro

O árbitro escolhido para apitar esta partida é Miguel Nogueira, que será assistido por Pedro Ribeiro e Nuno Pires. Sérgio Guelho vai desempenhar funções de quarto árbitro, enquanto o VAR estará a cargo de Rui Costa, coadjuvado por Nuno Manso.

Veja todas as incidências do AVS-FC Porto (20h15 ), AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto