Depois da semana europeia, o FC Porto regressa às provas internas para tentar dar continuidade ao bom momento de forma. Os Dragões recebem o Gil Vicente hoje às 20h30 em jogo da sexta jornada do campeonato nacional de futebol.
Com um jogo a meio da semana passada, não é de estranhar que Sérgio Conceição imponha alguma rotatividade na equipa. Ainda assim, há dois nomes que devem manter a titularidade: David Carmo e André Franco, dois jogadores que na última jornada e na Champions agarraram a confiança do treinador. O jovem defesa, que custou caro vindo do SC Braga, aproveita a lesão de Marcano, e o médio parece começar a assumir o anterior papel de Otávio.
Trata-se ainda de um jogo de reencontros. Fran Navarro vai defrontar a antiga equipa, quem sabe a titular, caso os Dragões regressem a um sistema com dois pontas de lança.
Histórico de confrontos favorável ao FC Porto, mas o passado recente não é bom
Nas estatísticas, o FC Porto também é claramente favorito. Em 22 jogos no Dragão para o campeonato, 20 vitórias, um empate e uma derrota. No total de confrontos, 42 vitórias em 53 jogos.
Nos golos marcados, os azuis e brancos passam a centena com 110 contra apenas 33 dos gilistas.
O último jogo entre FC Porto e Gil Vicente foi um autêntico pesadelo para os Dragões e ajudou a afastar o título na temporada passada. No Estádio do Dragão, Taremi até adiantou cedo os portistas, mas Fran Navarro e Murilo Souza deram a volta num duelo envolto em alguma polémica (2-1 para a equipa de Barcelos)
Dragões conseguiram estabilidade nos últimos jogos
Vão se defrontar o terceiro classificado (que partilha a liderança com Sporting e Boavista) e o nono classificado do campeonato, pese embora ainda estejamos numa fase prematura da época.
De qualquer forma, os últimos jogos já nos permitem tirar conclusões sobre o momento de forma das duas equipas. O FC Porto conseguiu estabilizar-se na Reboleira e na Champions. Depois do polémico empate frente ao Arouca, uma vitória frente ao Estrela da Amadora e na visita ao Shakhtar (provavelmente a melhor exibição da temporada).
Do outro lado, o Gil Vicente conseguiu apenas uma vitória nos últimos três jogos, apesar de o triunfo ter sido precisamente no mais recente confronto. Os gilistas foram 'vítimas' do Benfica e do Vizela. Mais recentemente, bateram o Estoril por 5-3, afinando assim a veia goleadora antes da visita ao Dragão.
Antevisão dos treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Historicamente, os jogos com o Gil Vicente, em casa, são difíceis. Nos dois últimos jogos, não conseguimos ganhar."
Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente: "Sabemos que vamos defrontar um adversário que gosta de pressionar, de ter o controlo do jogo. Queremos contrariar isso e, se tivermos mais bola, vamos criar problemas."
António Nobre é o árbitro designado para o embate entre o FC Porto e o Gil Vicente no estádio do Dragão. Terá como assistentes Paulo Brás e Nélson Pereira. O quarto árbitro vai ser Rui Lima e no VAR estarão André Narciso com Pedro Felisberto.
Comentários