Os dois primeiros classificados da I Liga medem forças este sábado no Estádio do Dragão, a partir das 20h30, com o FC Porto a receber o Benfica com uma desvantagem de sete pontos em relação ao rival de Lisboa, líder destacado da tabela.

Para a turma 'encarnada', evitar a derrota significará um passo (quase) decisivo para a conquista do bicampeonato. Já para os 'azuis e brancos' o triunfo é um imperativo, sob pena de verem cair por terra já no início de fevereiro o sonho do título.

Os últimos embates entre as duas equipas no recinto dos 'dragões', contudo, não constituem um bom auspício para os da casa, que não vencem o Benfica no seu recinto desde setembro de 2015. Ainda assim, o FC Porto pode ganhar alento no facto de ter levado a melhor sobre as 'águias' no encontro da primeira volta, no Estádio da Luz, em agosto do último ano.

RECORDE OS MELHORES MOMENTOS DO ENCONTRO DA PRIMEIRA VOLTA, NO ESTÁDIO DA LUZ

Histórico de confrontos

Ao todo, no conjunto de todas as competições, FC Porto e Benfica já se defrontaram 242 vezes em jogos oficiais e a vantagem é dos lisboetas. As 'águias' triunfaram em 94 dessas partidas, enquanto os 'dragões' venceram 88, tendo-se registado 60 empates.

Nos 112 jogos disputados em casa do conjunto nortenho, contudo, a vantagem do FC Porto é clara: 66 vitórias, 29 empates e apenas 17 derrotas. Mas o cenário muda um pouco se olharmos apenas para os embates mais recentes disputados entre FC Porto e Benfica no Estádio do Dragão: apenas uma vitória 'azul' nas últimas cinco receções aos encarnados.

Na época passada, as 'águias' foram recinto dos 'dragões' vencer por 2-1, ultrapassando então o rival no topo da tabela classificativa para não mais deixar a liderança. João Félix e Rafa Silva marcaram para os visitantes, Adrián López marcou para os anfitriões. A última vitória ' caseira' do FC Porto sobre o Benfica data da época de 2015/16, quando um golo de André André aos 86 minutos valeu um triunfo por 1-0.

Momento de forma

As duas equipas chegam a este jogo vindas de resultados distintos a meio da semana, na 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Benfica triunfou (3-2) na receção ao Famalicão, enquanto o FC Porto empatou (1-1) na visita ao terreno do Académico de Viseu.

FC Porto-Benfica: Conceição aponta a feito só alcançado por Mourinho
FC Porto-Benfica: Conceição aponta a feito só alcançado por Mourinho
Ver artigo

Efetivamente, o conjunto 'encarnado' chega a esta partida num melhor momento, se olharmos para os resultados mais recentes. Não perdeu nenhum dos últimos 17 jogos no conjunto de todas as competições (14 vitórias e três empates) e, para a I Liga, não perdem precisamente desde o encontro com o FC Porto, na Luz, na primeira volta. Fora de casa, para a principal prova do futebol nacional, o Benfica não perde desde janeiro de 2019, quando Bruno Lage assumiu o leme do clube.

O FC Porto, por seu lado, sofreu duas derrotas nos últimos seis jogos que disputou no conjunto de todas as competições, dos quais só venceu três. A jogar em casa, contudo, só não ganhou um dos últimos dez jogos (derrota com o Sporting de Braga a fechar a 1ª volta da I Liga).

Curiosamente, o FC Porto marcou em todos os jogos que disputou em casa esta temporada, enquanto o Benfica marcou em todas as partidas que disputou fora de portas na I Liga esta época.

O que dizem os treinadores

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, Sérgio Conceição falou de um Benfica "extremamente forte", mas lembrou que o FC Porto tem estado forte nos embates com os principais rivais esta temporada, com vitórias na Luz e em Alvalade.

Fc Porto-Benfica: Bruno Lage em busca de voltar a inscrever o seu nome na história do Benfica
Fc Porto-Benfica: Bruno Lage em busca de voltar a inscrever o seu nome na história do Benfica
Ver artigo

"O Benfica é uma equipa que mete muita gente na frente a atacar. Por vezes pode ser menos eficaz no momento defensivo, mas eu vejo a equipa do Benfica como uma das mais fortes dos últimos anos. Os resultados falam por si. Perderam com o FC Porto no seu estádio e não perderam mais nenhum. É um Benfica extremamente forte", reconheceu o treinador dos 'azuis e brancos'.

Já Bruno Lage garantiu que, apesar da vantagem pontual, o Benfica não vai jogar para o empate. "Um jogo com dois clubes históricos e com duas excelentes equipas, independentemente da classificação. São as melhores equipas em Portugal. Espero um grande jogo e a promoção do nosso futebol. Preparámos o jogo para ganhar e não para empatar. A nossa intenção é jogar bem e ganhar", frisou o técnico 'encarnado'.

'Onzes' prováveis

FC Porto: Marchesín; Corona, Mbemba, Marcano, Telles; Danilo, Uribe, Otávio; Luíz Diaz, Marega e Tiquinho Soares.

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Cervi, Pizzi; Rafa e Carlos Vinícius.

O árbitro

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado para dirigir o clássico entre FC Porto e Benfica. Vai ser o sétimo clássico entre 'dragões' e 'águias' que o juiz da associação do Porto vai arbitrar, o terceiro no Estádio do Dragão.

O que esperar

O 'jogo do título' da época 2019/20 da I Liga chega já no início de fevereiro. Com sete pontos de diferença entre Benfica, primeiro classificado, e FC Porto, segundo da tabela, um resultado que não seja o do triunfo dos 'dragões' deixará o campeonato praticamente definido.

Dessa forma, o Benfica entrará em campo ciente de que há dois resultados que lhe servem, enquanto o FC Porto terá do seu lado a pressão de ter de ganhar. Além disso, sob as ordens de Bruno Lage o Benfica só não ganhou dois jogos na I Liga: empatou um e perdeu outro.

Contudo, essa derrota foi precisamente frente ao FC Porto, no único frente-a-frente entre as duas equipas esta época, no qual os 'dragões' se superiorizaram de forma clara em todos os aspetos do jogo. E, no confronto direto entre os dois treinadores, Sérgio Conceição leva vantagem: duas vitórias, contra apenas uma de Lage.

Um aspeto que pode dar alento aos 'azuis e brancos', que em caso de vitória reduzirão para quatro a desvantagem para o  rival e ganharão novo alento na discussão do título.

Já o Benfica, caso evite a derrota no Estádio do Dragão, dará uma espécie de 'xeque mate' na discussão do título. Uma vitória das 'águias' constituirá mesmo um 'match point' virtual nas contas do campeonato.

FC Porto e Benfica entram em campo este sábado no Estádio do Dragão, a partir das 20h30, e poderá acompanhar tudo aqui, no Sapo Desporto.