A temporada do FC Porto em 2019/20 tem estado nos antípodas do que os azuis e brancos nos têm habituado, embora isso não possa ser traduzido nos resultados dos portistas no campeonato.

Ao cabo de 19 jogos, os azuis e brancos somam 15 vitórias, dois empates e duas derrotas: Marcaram 41 golos e sofreram 12. Segundo melhor ataque e defesa do campeonato, atrás do líder Benfica.

Pontualmente em relação ao ano passado, a diferença de pontuação é de apenas dois pontos. À 19ª jornada os dragões somavam 49 pontos contra os 47 desta época. Somavam mais um triunfo: 16 triunfos, um empate e duas derrotas.

Nesta altura, às 19.ª jornada, os dragões lideravam o campeonato com 49 pontos e cinco pontos de vantagem sobre o rival Benfica.

Este ano, o cenário é bem diferente. A equipa azul e branca encontra-se na segunda posição a sete pontos do rival, que tem tido um percurso praticamente imaculado: Apenas uma derrota no clássico frente ao FC Porto.

Os dragões estão assim obrigados a ganhar o clássico do próximo sábado para tentar diminuir a diferença para quatro pontos e abrir assim perspectivas à equipa portista para ainda poder lutar pelo título.

A equipa de Sérgio Conceição entrou com o pé esquerdo nesta edição da Liga. Logo na primeira jornada somou uma derrota frente ao Gil Vicente por 2-1. Seguiram-se sete triunfos consecutivos com destaque para a vitória na Luz. Logo na terceira jornada, os dragões impuseram-se com uma vitória por 2-0, com golos de Zé Luís (22´) e Moussa Marega (86´).

Foi mesmo a única derrota que Bruno Lage averbou até ao momento enquanto treinador do Benfica.

Até ao clássico do próximo sábado, a equipa portista somou mais três resultados negativos: Um empate frente ao Marítimo na jornada 9 (1-1); Outro empate frente ao Belenenses SAD à 13.ª jornada, e uma derrota em Braga na 17.ª jornada.

De referir, que o FC Porto também venceu os clássicos com os velhos rivais, os dois fora de portas na primeira volta, uma vez que também derrotou o Sporting em Alvalade na 15.ª jornada.

Gorado o objetivo Taça da Liga, e ainda com caminho aberto na Taça de Portugal e Liga Europa, O clássico será o 'dia D' para a equipa de Sérgio Conceição: Ou ganha e o campeonato fica em aberto, ou em caso de empate, o Benfica tem a passadeira estendida para o título.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.