O FC Porto, segundo classificado, visita este sábado, a partir das 18h00, o terreno do Vitória de Setúbal, oitavo da tabela, e vai tentar não deixar fugir (ainda mais) o Benfica, que sexta-feira bateu o Belenenses SAD por 3-2.

As 'águias' visitam o terreno do 'dragão' na próxima jornada e os 'azuis e brancos' quererão chegar a esse encontro sem mais percalços, depois da derrota caseira frente ao FC Braga, há duas semanas - a primeira para a I Liga desde Agosto - ter feito crescer a distância para os campeões nacionais.

Pela frente, contudo, vão ter um V.Setúbal motivado pelas duas vitórias consecutivas que somou fora de portas nas duas últimas jornadas, depois da derrota caseira com o Sporting, num jogo marcado pelo surto de gripe que assolou os sadinos. Esses dois triunfos recentes, nos terrenos de Belenenses e Tondela, ambos sem sofrer golos, permitiram aos vitorianos subirem algumas posições na tabela e fugirem na luta pela despromoção.

Histórico de confrontos

A história dos embates entre Vitória de Setúbal e FC Porto no Estádio do Bonfim é amplamente favorável aos 'dragões'. Um domínio bem vincado pelos resultados das últimas três décadas. Ao todo, as duas equipas já se defrontaram com os sadinos como anfitriões por 79 vezes. O Porto venceu mais de metade (40) e só perdeu 21, tendos-se registado 18 empates. Mas, nos últimos 27 anos, os 'dragões' não perderam qualquer jogo em Setúbal dos 31 que aí disputaram e só não ganharam seis.

E, nas últimas dez deslocações ao Bonfim, o FC Porto ganhou nove - a excepção foi um empate sem golos em 2016/17 - e só sofreu golos em três dessas partidas. Na última época os 'azuis e brancos' triunfaram por 2-0, com golos de Aboubakar e Sérgio Oliveira.

Momento de forma

O FC Porto chega a este jogo depois de um triunfo sobre o Gil Vicente, por 2-1, no Estádio do Dragão, mas nos últimos quatro jogos no conjunto de todas as competições sofreu duas derrotas, ambas diante do Sporting de Braga, tendo a primeira delas interrompido uma série de 13 jogos sem perder no conjunto de todas as provas (nos quais somou 12 vitórias e um empate). Esta época, contudo, o FC Porto já soma seis desaires nas várias provas que disputa, um número idêntico ao que tinha sofrido em toda a temporada transata.

Quanto ao Vitória de Setúbal, só venceu dois dos seus últimos cinco jogos, mas essas vitórias surgiram precisamente nos últimos dois jogos. No Estádio do Bonfim, contudo, só ganhou uma das últimas cinco partidas que aí disputou.

O que dizem os treinadores

Na antevisão da partida, o treinador do Vitória de Setúbal afirmou que não acreditava num FC Porto fragilizado, apesar de alguns resultados menos conseguidos dos 'dragões' nos últimos jogos. "Acho que uma equipa com a qualidade e grandeza do FC Porto já se esqueceu da Taça da Liga. A prova disso é que no jogo a seguir, contra o Gil Vicente, ganhou [2-1]. Sabemos que temos pela frente uma grandíssima equipa, com muita qualidade e capacidade", vincou Julio Velázquez.

Já Sérgio Conceição frisou que não espera facilidades. "Não há um jogo de competições nacionais que seja fácil hoje em dia. Nós tentamos ultrapassar essas dificuldades na preparação do jogo que é aquilo que fizemos sempre. Este não fugiu à regra", notou o técnico do FC Porto.

O que esperar

O FC Porto passa por um momento menos bom, algo conturbado mesmo, depois dos dois desaires ante o Sporting de Braga, com o treinador Sérgio Conceição a colocar mesmo o lugar à disposição. A vitória da passada terça-feira sobre o Gil Vicente terá aliviado um pouco o ambiente, mas parece claro que nem tudo vai bem no reino do Dragão.

Além disso, os 'azuis e brancos' entram em campo pressionados pelo facto de o Benfica já ter vencido nesta jornada e colocado a diferença pontual entre as duas equipas em dez pontos. Se o golo tardar em aparecer, o nervosismo pode, portanto, tomar conta dos jogadores do Porto, que ainda assim estarão determinados em não deixar aumentar ainda mais essa diferença pontual para depois a poderem reduzir quando, dentro de uma semana, receberem o Benfica no seu recinto.

Quanto ao Vitória, já mostrou esta temporada, frente a Sporting e Benfica, que tem capacidade para complicar a vida aos grandes, apesar de ter saído derrotado de ambos os embates. O conjunto setubalense só perdeu 1-0 com o Benfica, no Estádio da Luz, e bem recentemente, num jogo em que tinha grande parte do plantel condicionado, fez suar o Sporting e esteve perto de chegar ao empate antes de ver os 'leões' chegarem ao 3-1.

Vitória de Setúbal e FC Porto vão encontrar-se no Estádio do Bonfim a partir das 18h00 deste sábado. Poderá acompanhar tudo aqui, no SAPO Desporto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.