O Sporting recebe o Marítimo este sábado em Alvalade em partida relativa à 32ª jornada da primeira liga. Frente a frente estarão duas equipas que ainda não desistiram dos respetivos objetivos e que necessitam obrigatoriamente de vencer para os manter vivos.

Na ronda anterior os leões viram a diferença para o terceiro lugar diminuir para apenas quatro pontos. Para manter viva a esperança de ainda alcançar o pódio e o tão apetecido lugar na Liga dos Campeões, os leões não podem de modo algum perder pontos diante do Marítimo.

Todavia, os madeirenses estão desesperadamente à procura de pontos. Os comandados de José Gomes estão em lugar de 'playoff' e uma escorregadela em Alvalade pode, não só deixar mais longe a manutenção direta, como ver mais perto o penúltimo lugar, onde a despromoção é automática.

Em duelo de leões, ambos estão obrigados a vencer, mas só um o poderá fazer.

Momento de forma:

Olhando para o registo recente do Sporting no campeonato, não se pode dizer que o momento de forma seja negativo. Com efeito, os leões não perdem para a primeira liga desde a ronda 20, registando nove vitórias e dois empates nos últimos onze jogos. Contudo, tal não parece ser suficiente para que os leões alcancem o pódio do campeonato, uma vez que o mesmo está a quatro pontos de distância.

No que toca aos jogos em Alvalade, aritmeticamente o registo pode ser considerado positivo, uma vez que o leão apresenta 12 vitórias, duas derrotas e um empate nos jogos em casa. Contudo, a inesperada perda de pontos diante e GD Chaves e Arouca, complicaram em muito a vida dos comandados de Rúben Amorim no que à classificação diz respeito. Na última jornada o Sporting foi a Paços de Ferreira vencer tranquilamente por 0-4.

Já o Marítimo apresenta um momento de forma que apenas se pode basear na sua urgência em colecionar pontos suficientes para fugir aos lugares de descida. Tal tarefa tem-se revelado muito complicada para os insulares que, apesar de tudo, ainda têm hipóteses matemáticas de assegurar a manutenção. Nas últimas dez jornadas, os madeirenses têm três vitórias, um empate e seis derrotas; tal empate foi obtido precisamente na última ronda onde o Marítimo recuperou de uma desvantagem de dois golos para igualar a partida diante do Rio Ave.

Relativamente aos jogos fora de casa, o Marítimo apresenta um dos piores registos do campeonato. Os insulares têm apenas uma vitória longe da Madeira, tendo ainda conseguido um empate, de resto são doze derrotas em quinze partidas.

Histórico de confrontos:

O encontro deste sábado será o 86º embate entre Sporting e Marítimo, o 43º em Alvalade. No cômputo geral, os leões apresentam vantagem significativa no confronto direto, registando um total de 56 vitórias contra apenas 15 dos insulares, restando ainda 14 empates.

Apesar disso, foi o Marítimo a vencer na última vez que as duas equipas se encontraram. Na partida da 15ª jornada do presente campeonato, os madeirenses venceram em casa os verde e brancos por 1-0, graças a um golo de Cláudio Wink através da conversão de uma grande penalidade.

Se atentarmos unicamente ao registo no reduto leonino, a vantagem do Sporting acaba por crescer. Com efeito, nas 42 visitas anteriores, os maritimistas saíram derrotados em 32 vezes, conseguindo apenas quatro vitórias e seis empates.

Dessas 32 vitórias leoninas, nove aconteceram de forma consecutiva desde 2013 até hoje. O último triunfo leonino foi certamente um dos mais suados com o golo da vitória a surgir no último pontapé da partida através de Pedro Porro.

Para encontrarmos uma vitória maritimista temos de recuar até à temporada 2012/2013. Na 18ª jornada, um golo solitário de Suk deu o triunfo ao Marítimo de Pedro Martins diante do Sporting comandado por Jesualdo Ferreira.

O que dizem os treinadores:

Rúben Amorim, treinador do Sporting CP: "Temos de fazer uma boa exibição, e, acima de tudo, respeitar o campeonato. Há uma luta entre o Paços de Ferreira e o Marítimo, e temos de respeitar. Da mesma forma que fizemos o máximo contra o Paços de Ferreira, para além do orgulho e da obrigação de jogar pelo Sporting, há uma obrigação de tornar a competição mais verdadeira. Tivemos uma boa semana de trabalho e estamos preparados para o jogo"

José Gomes, treinador do CS Marítimo: “Estamos todos ainda com confiança de que é possível atingir os objetivos e foi com essa confiança que trabalhamos esta semana. Com todo o pragmatismo necessário e com toda a objetividade, temos de ir à procura de pontos em Alvalade”

O árbitro:

Tiago Martins é o árbitro escolhido para apitar a partida deste sábado em Alvalade. O juiz da Associação de Futebol de Lisboa será auxiliado por Hugo Ribeiro e Francisco Pereira. A dupla de vídeo-árbitros será formada por André Narciso e Paulo Brás.

Esta será apenas a segunda visita de Fábio Martins a Alvalade esta temporada. O árbitro de Oeiras esteve presente na vitória dos leões por 3-1 diante do Gil Vicente na oitava jornada do campeonato.

O Marítimo também encontra o juiz lisboeta pela segunda vez esta época. Fábio Martins dirigiu o jogo entre os madeirenses e o Desportivo de Chaves, com a vitória a sorrir para a formação flaviense por 2-1.