No regresso da Primeira Liga, após paragem de duas semanas, o Benfica desloca-se, este domingo, ao reduto do Moreirense em jogo da 12.ª jornada.

As águias entram campo em primeiro lugar da Liga, depois de na última jornada da competição terem conseguido uma vitória no 'dérbi eterno', já no período de compensação, com golos de João Neves e Tengstedt. Contudo, o empate frente ao Inter, no jogo da última quarta-feira, deixou um gosto amargo na boca dos benfiquistas, já que os encarnados foram para o intervalo a vencer por 3-0.

O Moreirense vem de um período de seis jogos sem perder para a Primeira Liga de futebol. Pelo meio, os cónegos acabaram por ser eliminados da Taça de Portugal, pelo Paredes, equipa do Campeonato de Portugal.

O Benfica segue em primeiro lugar, em igualdade pontual com o Sporting, com 28 pontos, em 11 partidas. Já o Moreirense é o 5.º classificado com 20 pontos.

Momento de forma: Benfica e Moreirense num período positivo na I Liga

O Moreirense é uma das equipas em destaque desta temporada da Liga Betclic, apenas atrás dos quatro candidatos ao título: Benfica, Sporting, FC Porto e Sp. Braga. Os comandados por Rui Borges, chegam à 12.ª jornada com seis vitórias, dois empates e três derrotas.

Temos de recuar a setembro para encontrarmos a última derrota dos cónegos, num jogo em que o Sporting venceu por 3-0. As outras derrotas para o campeonato foram contra Sp. Braga, por 3-2, e com o FC Porto, por 2-1.

Pelo contrário, o Moreirense tem tido uma prestação menos positiva no que a Taças diz respeito: Ao ser eliminado pelo Paredes para a Taça de Portugal, e pelo Farense, nas grandes penalidades, para a Taça da Liga.

Já o Benfica, não sofre uma derrota para o campeonato desde a jornada inaugural frente ao Boavista, por 3-2, e pelo meio empatou apenas com o Casa Pia (1-1), somando assim, dez vitórias na competição.

No sentido inverso tem estado a participação europeia encarnada, onde as águias somam apenas 1 ponto na fase de grupos da Liga dos Campeões. No jogo da última quarta-feira, o Benfica entrou bem e chegou ao intervalo a ganhar ao Inter por 3-0. Contudo, numa segunda parte para esquecer, deixaram-se empatar, por 3-3.

No que a Taças diz respeito, o Benfica assegurou a passagem à próxima fase da Taça de Portugal, após vencer o Famalicão, por 2-0. Na Allianz Cup, o Benfica segue em primeiro lugar do grupo e necessita apenas de um empate para passar para a final four da competição.

O Moreirense não vai poder contar com Alhassane Sylla, Dinis Pinto, Hernâni e João Camacho por lesão, também Lawrence Ofori não poderá ir a jogo devido a acumulação de amarelos.

Alexander Bah e David Neres continuam indisponíveis na equipa de Roger Schmidt, por lesão. Também Gonçalo Guedes e Juan Bernat estão em dúvida para o jogo.

Histórico de confrontos: Cónegos são adversário de má memória nos últimos jogos

Ao que ao histórico de confrontos diz respeito, o Benfica segue em vantagem depois de as duas equipas já terem medido forças por 32 vezes, 24 delas para a Liga Portuguesa. As águias somam 23 vitórias, duas derrotas e sete empates.

Também no reduto do Moreirense, a equipa comandada por Roger Schmidt leva a melhor com 14 vitórias e três empates, em 17 jogos.

Contudo, nos últimos seis confrontos entre as duas equipas, quatro deles terminaram em empate, todos por 1-1. Inclusive, o último empate levou à eliminação do Benfica da Taça da Liga, na época transata.

O que disseram os treinadores:

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Esperamos um jogo muito difícil fora. Penso que o adversário se tem saído muito bem, e já na temporada passada tivemos um jogo difícil contra eles, num estádio muito pequeno. Estão a fazer uma temporada muito boa. É uma equipa muito bem organizada, com muita qualidade individual, são muito perigosos no ataque e muito robustos na defesa. Isso faz com que não vá ser um jogo fácil, mas estamos em boa forma, estamos a jogar bom futebol e é a próxima tarefa a ultrapassar. Compete-nos ter um bom desempenho."

Rui Borges, treinador do Moreirense: "Percebemos que, do outro lado, existe muita qualidade individual e que qualquer erro pode-nos sair caro. Jogamos em nossa casa. Queremos ser o Moreirense que temos sido. Não sei se vamos ser ou não, mas vamos tentar ser corajosos."

O encontro terá arbitragem de Fábio Veríssimo.

Águias e cónegos encontram-se no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, pela primeira vez esta época, às 18h, poderá acompanhar o jogo AO MINUTO no SAPO Desportocom fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.