Sporting e FC Porto irão lutar pela invencibilidade, tentando-se assim manter-se como equipas vitoriosas a 100%, ao cabo de quatro jornadas na I Liga, no clássico deste sábado no estádio José Alvalade.

Os dois conjuntos chegam ao embate só com triunfos, com o campeão nacional a apresentar um registo impressionante de 14 golos apontados e com o FC Porto a não ter qualquer golo sofrido até ao momento. O 'pé quente' dos leões é mesmo o melhor registo da história da prova, desde 1972/73, com os leões a contarem com uma média de 4,7 golos por jogo.

Empatados no topo da tabela, juntamente com o Famalicão, as duas equipas até podem perder a liderança para os famalicenses, em caso de empate em Alvalade e triunfo dos minhotos.

Jogos recentes Sporting CP

Os leões vão tentar em Alvalade demonstrar que a última derrota frente ao FC porto, na Supertaça em Aveiro, por 4-3, depois de terem estado a ganhar por 3-0, foi apenas um acidente de percurso.

Percurso imaculado do Sporting em casa

Já se sabe, há bastante tempo, que os verdes e brancos têm sido reis e senhores em Alvalade. Em 2023/24 venceram todos os jogos em casa para o campeonato, batendo inclusivamente o FC Porto.  Marcaram 57 golos e sofreram apenas 11.

Momento das equipas

O Sporting iniciou a liga com uma vitória sobre o Rio Ave por 3-1, seguindo-se depois as goleadas gordas frente ao Nacional da Madeira (6-1) e Farense (5-0).

Regressos nos leões

Uma boa notícia para a equipa orientada por Rúben Amorim será o regresso de capitão Hjulamnd, que falhou o último duelo por lesão, e de Nuno Santos que foi convocado para o embate frente aos dragões, e que poderá somar a sua primeira partida oficial pelos verdes e brancos nesta temporada.

Momento do FC Porto

Já o FC Porto, nesta nova era de Vítor Bruno e André Villas-Boas, iniciou da melhor forma a época, logo com a conquista de um troféu ao assegurar a Supertaça para o museu portista depois da vitória frente ao campeão nacional.

Jogos recentes FC Porto

Os azuis e brancos venceram também todos os jogos do campeonato, depois de baterem o Gil Vicente (3-0) e Rio Ave (2-0) em casa e o Santa Clara (2-0), nos Açores.

Apostas para o clássico

Na calha poderá estar a estreia de Fábio Vieira numa semana em que foi oficialmente confirmado o seu regresso, assim como dos novos avançados Omorodion e Denis Gul.

Histórico de confrontos

É certo que os leões derrotaram o FC Porto em casa na época passada, por 2-0, em Alvalade, algo não conseguiam fazer desde agosto de 2016.

Nos 250 embates entre as duas equipas, o FC Porto tem vantagem, com 93 vitórias, contra 84 do Sporting. Já em Alvalade a história é outra, com 58 triunfos para verdes e brancos, contra 23 derrotas e 34 empates, isto em 115 partidas.

Na liga portuguesa, as duas equipas mediram forças 180 vezes, com 70 vitórias para o FC Porto, 60 para o Sporting, a que se juntam 50 empates.

Em declarações à Lusa, André Martins, antigo jogador dos leões, não acredita que o Sporting esteja mais receoso depois de ter perdido o primeiro encontro 'a doer' frente aos azuis e brancos no arranque da época em Aveiro.

"Não acredito que seja uma motivação extra para o FC Porto ou um fator de desmotivação para o Sporting. Será um jogo totalmente diferente. Não há nenhuma final ou qualquer troféu em disputa. É mais uma partida do campeonato e as equipas vão querer ganhá-la para consolidar o bom momento de forma em que estão", afirmou o jogador de 34 anos, que ainda procura colocação, desde que deixou o Hapoel Beer Sheva em 2023.

André Martins também falou das possíveis saídas nos flancos de Geovany Quenda ou Geny Catamo, em caso do regresso de Nuno Santos. "É a dor de cabeça que qualquer treinador gosta de ter. O Nuno Santos ajuda na dinâmica e é estrategicamente muito importante, porque é dos alas que melhor cruza e decide no último terço. Agora, os outros jogadores começaram muito bem. Geovany Quenda é um menino, mas tem mostrado uma maturidade muito grande e está a ser aposta na direita. É um bocado imprevisível saber quem vai ser titular", atirou.

Já Artur, dianteiro que representou os dragões entre 1996 e 1999, acredita que uma vitória em Lisboa irá dar um grande moral à equipa orientada por Vítor Bruno.

"Se o FC Porto triunfar, mesmo que seja no começo do campeonato, isso dará grande confiança e moral. Acho que tem equipa para ir lá vencer, mas será um jogo muito equilibrado, até porque os dois rivais começaram bem e têm lutado sempre pelo título nas últimas épocas. O Sporting manteve a base e o FC Porto, mesmo com a saída de algumas figuras, reforçou-se com jogadores importantes", analisou.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Temos de ser melhores nas bolas paradas, mas temos espaço para melhorarmos com a bola. Íamos usar muito da Supertaça mas ao olhar para este FC Porto dá para ver que mudaram a forma de jogar. Jogando o Pepê e o Galeno no mesmo corredor, a equipa atua de forma diferente. O segredo é melhorar ainda mais com a bola."

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Cada treinador terá o seu nível de estratégia para tentar surpreender o adversário, agora nós teremos de ser muito fiéis ao que somos e preparados para encharcar o nosso equipamento de suor. Essa premissa terá de estar presente em todos os momentos se queremos sair de Alvalade com três pontos. E nós queremos muito."

Arbitragem

Luís Godinho é o árbitro nomeado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para o clássico entre Sporting e FC Porto, agendado para as 20h30 deste sábado. Godinho terá como assistentes Rui Teixeira e Pedro Ribeiro, Bruno Vieira é o quarto árbitro. No vídeo-árbitro irá estar Tiago Martins, coadjuvado por Hugo Ribeiro.

Neste início de época, Luís Godinho, de 38 anos, dirigiu um jogo na I Liga, na goleada do Sporting na visita ao Nacional (6-1), na segunda ronda.

Um jogo para acompanhar EM DIRETO no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.