O Benfica desloca-se esta quinta-feira a Portimão, em jogo a contar para a 28.ª jornada da I Liga. Em plena melhor série de resultados nesta temporada, com três vitórias seguidas no campeonato, os algarvios recebem os ‘encarnados’, que foram surpreendidos na ronda anterior pelo Gil Vicente (derrota por 2-1), interrompendo uma sequência de seis triunfos consecutivos e sete jornadas sem sofrer golos.

À entrada para esta ronda, a equipa de Jorge Jesus encontra-se no 3.º posto, com 57 pontos, menos seis do que o FC Porto. As 'águias' praticamente não têm hipóteses de chegar ao título, mas vão tentar garantir o segundo lugar, que garante o acesso direto à Liga dos Campeões.

Nos últimos cinco jogos disputados, o Benfica somou quatro triunfos consecutivos (Paços de Ferreira, Marítimo, SC Braga e Boavista) e uma derrota (Gil Vicente), precisamente na última jornada.

Fora das opções continua Jardel, ausente também no jogo com os gilistas, assim como André Almeida, a recuperar de uma dupla rotura de ligamentos, Samaris, operado ao tendão de Aquiles, e Nuno Tavares, a recuperar de uma entorse.

A atravessar a melhor fase da época, o Portimonense posiciona-se no 9.º lugar, com 32 pontos, menos três que o Moreirense (8.º), que empatou nesta ronda com o Santa Clara (0-0). Nos últimos cinco encontros para a I Liga, a equipa de Paulo Sérgio somou duas derrotas (FC Porto e Santa Clara) e três triunfos (Nacional, Vitória de Guimarães e Famalicão).

A confirmar o bom momento dos algarvios está Beto, avançado que leva 10 golos na presente edição do campeonato, e que se tornou, frente ao Famalicão, o terceiro jogador dos alvinegros a marcar em três rondas seguidas na prova.

Confronto direto

A confirmar o favoritismo do Benfica está o histórico de confrontos entre as duas equipas em jogos oficiais. No conjunto de todas as competições, em 45 jogos apenas por uma vez o Portimonense levou a melhor sobre os 'encarnados': aconteceu na temporada 2018/19, quando o triunfo dos algarvios em casa (2-0) levou à saída de Rui Vitória do comando técnico das 'águias'. A estes números juntam-se nove empates e 35 triunfos dos lisboetas.

Na primeira volta, o Benfica venceu o Portimonense na Luz por 2-1. Darwin Nuñez e Rafa marcaram para os 'encarnados' nos primeiros 23 minutos de jogo. Porém, aos poucos os pupilos de Jorge Jesus foram abrandando o ritmo e relaxaram ao ponto de verem o adversário reduzir a desvantagem em cima do minuto 90, lançando alguma incerteza no resultado para os instantes finais da partida. A vitória, contudo, acabou por não fugir.

O que dizem os treinadores

Paulo Sérgio: "Sabemos que vai ser um jogo difícil, com um dia a menos de recuperação para esta partida, um período muito curto para um jogo desta responsabilidade, mas vamos estar o melhor possível para defrontar uma grande equipa, como é o Benfica. Espero dificuldades e nada tem a ver com o terem perdido, porque nós sabemos da valia do plantel encarnado."

Jorge Jesus: "No campeonato português está difícil ganhar pontos. Os jogos têm sido muito disputados, contra qualquer adversário. Vamos encontrar um Portimonense muito forte na segunda volta, sabemos que vamos ter dificuldades no mesmo jogo. A equipa trabalhou durante a semana, como vinha a trabalhar há mês e tal atrás, com as mesmas qualidades e confiança, penso que sabemos que o adversário está moralizado. Temos capacidade e valor para sair de lá com os três pontos. Mas vamos passar por alguns períodos complicados do jogo."

O árbitro

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Portimonense e Benfica. O juiz da AF Porto vai ter Rui Licínio e Paulo Soares como assistentes e João Bento no papel de quarto árbitro. Hugo Miguel estará no VAR, assistido por Bruno Jesus.

O Portimonense-Benfica, da 28.ª jornada da I Liga, está marcado para as 19h00 desta quinta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.