O Sporting recebe o Gil Vicente no jogo que conclui a 29.ª jornada da Primeira Liga, esta noite às 21h15 no Estádio José Alvalade.

Os 'leões' de Rúben Amorim continuam sem perder desde a retoma do campeonato - três vitórias e um empate - e vão à procura da quarta vitória consecutiva para a Primeira Liga mantendo um olho no 2.º lugar que pode ficar, em caso de vitória, a nove pontos de distância, com 15 pontos ainda em disputa.

Já o Gil Vicente chega depois da primeira vitória, frente ao Desportivo das Aves, depois de três derrotas consecutivas e vai à procura da surpresa em Alvalade, onde não vence para a I Liga desde 2002.

Histórico de confrontos

São 40 os jogos já realizados entre 'leões' e 'galos', com clara vantagem 'verde-e-branca'. Em 40 partidas para todas as competições, o Sporting venceu 25 partidas, empatou sete e perdeu oito para o emblema de Barcelos.

Um histórico que se começou a escrever em 1990, com uma vitória do Gil Vicente em Barcelos por 2-1 na época 1990/1991. É de resto em casa que o Gil Vicente soma mais vitórias frente ao conjunto de Alvalade: seis vitórias em casa contra apenas duas no reduto 'leonino'.

A última vez que o Gil Vicente saiu a sorrir de Alvalade para a Liga foi em 2002, vencendo por 0-3 os 'leões'. Desde aí somam-se sete jogos, sete derrotas.

Apesar de uma histórico favorável, a história recente obriga o Sporting a olhar com cautela para a equipa de Vítor Oliveira que já esta época já bateu os 'leões' em casa por 3-1, em encontro da 12.ª jornada, com Jorge Silas ao comando.

Guia de forma

As duas equipas chegam em momentos bem diferentes ao jogo desta quarta-feira.

Por um lado, um Sporting que não soma derrotas desde março, altura em que Rúben Amorim tomou o comando da equipa 'verde-e-branca'. Desde 8 de março - e com uma pandemia pelo meio - o Sporting soma um empate e quatro vitórias, as últimas três de forma consecutiva.

O Sporting vê ainda aberta a esperança de conseguir sonhar com o segundo lugar, uma vez que com um  Benfica em crise, os 'leões' podem ficar a nove pontos do 2.º posto, lugar da última vaga para a Champions.

Já o Gil Vicente regressou às vitórias depois de quatro jogos sem vencer desde março - três derrotas e um empate. Somando 33 pontos a manutenção ainda não é certa, com o Portimonense, primeira equipa abaixo da linha de água a seis pontos de distância.

Apesar disso, a equipa de Vítor Oliveira chega a Alvalade motivada depois de uma vitória por 3-0, em casa, frente ao Desportivo das Aves na última jornada e vai à procura da surpresa em Alvalade.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting, referiu a experiência do Gil Vicente contra uma equipa com "responsabilidade" pelo emblema que representa.

"O jogo vai ter uma equipa experiente e do outro lado uma equipa com uma responsabilidade enorme pelo clube que representa. Prevejo um bom jogo", disse, revelando ainda que Jovane Cabral e Acuña são cartas fora do baralho para o encontro de amanhã.
Amorim desvalorizou uma possível aproximação ao segundo lugar e considera que tudo pode mudar rapidamente.

"Não pensamos em lugares. Temos uma distância menor para o quarto lugar. Uma vitória e uma derrota pode mudar muita coisa, mas nós jogamos jogo a jogo e a nossa ideia não muda. O foco é a nossa equipa, que ainda tem muito para melhor", afirmou.

Vítor Oliveira, que fez saber na antevisão à partida que iria deixar o Gil Vicente no final da época, afirmou que a equipa tem "legitimidade" para pensar num bom resultado em Alvalade.

"A confiança tem um papel preponderante na atualidade e podemos constatar isso pelas exibições e comportamento de diversas equipas neste campeonato. Temos legitimidade para pensar numa surpresa em Alvalade, mas não vamos entregar os pontos, que terão de ser disputados a palmo nesta fase", afirmou.

Sobre o Sporting, o experiente técnico afirma que vive um bom momento com "períodos de boa qualidade futebolística".

"É uma equipa que está com potencial elevado e aquela confiança que ajuda a ganhar jogos, mas temos muito pouco a perder e muito a ganhar. A responsabilidade maior será do Sporting, que tem tido períodos de boa qualidade futebolística e jovens talentos a despontar, capazes de resolver o jogo ​​​​​​​em ‘dia sim’", considerou.

Árbitro

Rui Oliveira é o árbitro escolhido para arbitrar o jogo desta noite em Alvalade. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Carlos Campos e Nelson Cunha, com Miguel Nogueira a quarto árbitro.

Artur Soares Dias será o videoarbitro na Cidade do Futebol, auxiliado por Rui Licínio.

A partida terá inicio às 21h15, num Estádio José Alvalade vazio, como os tempos de pandemia já nos habituaram. Pode acompanhar a partida, AO MINUTO, no SAPO Desporto.