O Sporting recebe este sábado (20h30) o Vitória de Guimarães, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 24.ª jornada do campeonato nacional de futebol.

À entrada para esta jornada, o conjunto 'leonino' lidera a tabela classificativa com 61 pontos, mais dez do que o FC Porto, fruto de 19 vitórias e quatro empates. É, neste momento, o único clube que ainda não perdeu no campeonato esta época. A vitória mais recente aconteceu na semana passada, por 1-0, no reduto do Tondela.

Por sua vez, os vimaranenses posicionam-se no sexto lugar da tabela classificativa, com 35 pontos, mais quatro que o Santa Clara (7º) e menos seis que o Paços de Ferreira (4º). A equipa orientada por João Henriques registou, até ao momento, dez vitórias, cinco empates e oito derrotas.  Na última ronda, o Vitória de Guimarães perdeu na receção ao Gil Vicente, por 4-2.

Histórico de confrontos

Se tivermos em conta o confronto direto entre as duas formações, em 165 encontros realizados, o Sporting somou 104 vitórias (63%) contra 25 do Vitória de Guimarães (15%), com os 'leões' a marcarem um total de 382 golos contra os 155 golos dos vimaranenses. 36 encontros terminaram com um empate no marcador (22%).

Olhando apenas para os encontros disputados para o campeonato nacional (151), o Sporting venceu 94 (62%), perdeu 22 (15%) e empatou 35 (23%).

Por outro lado, se virmos apenas os 80 jogos realizados no reduto do Sporting, os leões somam 61 vitórias (76%), 12 empates (15%) e sete derrotas (9%).

O último encontro entre os dois emblemas aconteceu em novembro do ano passado, para a 7ª jornada do campeonato nacional, e acabou com uma goleada do Sporting, por 4-0, no Estádio Dom Afonso Henriques. Pedro Gonçalves bisou enquanto Nuno Santos e Jovane Cabral apontaram um golo cada um.

Também o último embate disputado no Estádio de Alvalade terminou com uma vitória verde e branca. Esse encontro remonta a outubro de 2019, na 8º jornada da época 2019/20, e o Sporting venceu (3-1) com golos de Jesé, Acuña e Coates, sendo que Bonatini reduziu para os homens da casa.

As equipas

Do lado do Sporting, Rúben Amorim não pode contar com João Pereira (expulso no último jogo), Sebástian Coates (castigado por ter visto o 5º amarelo), nem com Matheus Nunes e Antunes, ambos infetados com COVID-19.

Em dúvida está Nuno Santos “devido a uma tendinopatia na coxa esquerda”. A lesão deixa o extremo, de 26 anos, em dúvida para o jogo, depois de ser titular em 18 jogos da I Liga e suplente utilizado nos restantes cinco jogos, numa competição em que tem seis golos marcados.

Em contrapartida, já esta semana, o Sporting voltou a contar a 100% com o avançado Paulinho, contratado no mercado de inverno ao Sporting de Braga, com o internacional português recuperado de uma lesão na coxa esquerda.

Já do lado do Vitória de Guimarães, Abdul Mumin (expulso no último jogo) e Easah Suliman (castigado por ter visto o 5º amarelo) estão fora das opções de João Henriques, enquanto Amoah, Matheus Mascarenhas e Sílvio estão ausentes por lesão.

O que dizem os treinadores

O treinador João Henriques afirmou que o Vitória de Guimarães vai a Lisboa para disputar os pontos com o líder Sporting, precisando de melhorar na defesa.

"Vamos jogar com 11 jogadores para vencer o jogo. Não é o nosso objetivo sermos os primeiros a vencer o Sporting. O objetivo é vencer o próximo jogo. Coincidentemente, o adversário é o primeiro classificado. Estamos focados nos três pontos e em melhorar aquilo que temos feito menos bem", disse, na antevisão ao desafio.

João Henriques mostrou-se, aliás, convencido de que a formação minhota vai "fazer um jogo muito competente" e "dignificar a sua ambição", depois de uma semana de trabalho em que o plantel apresentou "muita vontade" de fazer "as coisas bem feitas", em resposta ao desaire caseiro perante o Gil Vicente (4-2).

Rúben Amorim desvalorizou o momento menos bom vivido pelos vimaranenses antes da visita a Alvalade.

"O Vitória de Guimarães é uma equipa muito boa, não passa por um bom momento, mas não hã melhor jogos que estes, com os grandes, porque a responsabilidade não é a mesma. Sabendo que o Vitória é um clube muito especial, com uma pressão muito forte da sua massa associativa, sabe que jogando contra o Sporting, em Alvalade, tem sempre mais liberdade", disse.

O treinador do Sporting realçou ainda a"que o Guimarães no seu plantel, tem baixas na defesa, mas na frente tem jogadores de qualidade do melhor que há em Portugal".

"Preparámo-nos para isso e o foco esta semana foi continuar a melhorar a nossa equipa, temos muito a melhorar, sabemos que as equipas, como em Tondela, se fecham bem, há bons treinadores, boas equipas que nos criam muitas dificuldades", acrescentou.

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou na quarta-feira as equipas de arbitragem escolhidas para os jogos da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Foi então anunciado que o Sporting-Vitória de Guimarães será arbitrado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Pedro Mota e Hugo Ribeiro serão os árbitro assistentes e Ricardo Baixinho, o quarto árbitro.

O videoárbitro será Vítor Ferreira, auxiliado por Paulo Miranda.

Pode acompanhar o Sporting-Vitória de Guimarães ao minuto AQUI.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.