O Sporting recebe este sábado o Sporting de Braga, a partir das 20h30, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 19ª jornada da I Liga.

Os leões procuram afastar-se do Benfica e aproximar-se do líder FC Porto. Neste momento, os leões ocupam o 2º lugar com 47 pontos, fruto de 15 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Já o Sporting de Braga está em 4º, com menos nove pontos que o Benfica, mas mais cinco que o Gil Vicente. Com 32 pontos, os arsenalistas somam nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Para a visita ao Sporting, os bracarenses não vão contar com o treinador Carlos Carvalhal, que foi punido com um jogo de suspensão depois de ter sido expulso frente ao Marítimo.

Guia de forma

O Sporting chega a este encontro depois de duas vitórias consecutivas - frente ao Leça da Palmeira para a Taça de Portugal (4-0) e com o Vizela para a I Liga (2-0).

Nos oito últimos jogos, o Sporting CP venceu sete e, olhando apenas para a I Liga, os leões venceram 12 dos 13 últimos jogos.

No estádio de Alvalade, para o campeonato, o Sporting não perde há 35 jogos, além de ter marcado em todos os jogos realizados em casa esta época, onde leva já 10 vitórias consecutivas.

Por outro lado, o Sporting de Braga não ganha há dois jogos - derrota com o Marítimo (1-0) e empate com o Famalicão (2-2), ambos para a I Liga.

Os arsenalistas só venceram um dos quatro últimos jogos e, fora de casa, perderam cinco dos seis últimos jogos - curiosamente, a exceção foi o último jogo, em que venceu o Arouca por 0-6.

Histórico de confrontos

Na I Liga, já se realizaram 131 jogos entre Sporting e Sporting de Braga, com 83 vitórias dos leões, 19 empates e 29 triunfos dos arsenalistas.

Olhando apenas para os encontros no Estádio José Alvalade, o Sporting apresenta igualmente vantagem com 58 vitórias em 73 jogos. Os bracarenses somam sete
triunfos.

Na realidade, os leões venceram os cinco últimos jogos realizados frente ao Sporting de Braga, desde que
Rúben Amorim assumiu o leme dos 'verdes e brancos'.

O último triunfo do Braga sobre o Sporting já tem quase dois anos. Data de fevereiro de 2020 (1-0 em Braga para a I Liga) e o treinador dos minhotos era... Rúben Amorim, que também tinha orientado o Braga na vitória sobre o Sporting nas meias-finais da Taça da Liga 2019/2020, um mês antes.

Nas três últimas épocas, o Sporting de Braga perdeu sempre no Estádio José Alvalade, enquanto que, nas 13 últimas receções aos arsenalistas, o Sporting só perdeu por uma vez - por 0-1 na temporada 2016/2017.

Na 1.ª volta, logo na segunda ronda, o Sporting venceu em Braga por 1-2. Jovane Cabral, aos 40 minutos, e Pedro Gonçalves, aos 50, apontaram os golos dos visitantes, enquanto Abel Ruiz reduziu para os bracarenses aos 90+2.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Eu nunca vi o Braga a jogar em blocos baixos, escolheu foi o momento certo para pressionar. Já houve jogos em que nos pressionaram muito. Lembro-me no jogo do ano passado, aqui, na primeira volta, onde o Braga nos pressionou muito logo na saída de bola. Sabemos os pontos fortes do Braga, o Braga também nos conhece bem, e quem estiver mais inspirado, e mais concentrado a defender, perceber melhor o jogo, vai certamente vencer".

Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga: "O Sporting está a atravessar um bom momento, tem tido excelentes resultados, não perdeu ainda em casa para o campeonato e estamos à espera de dificuldades de uma equipa que interpreta bem todos os momentos do jogo. Nós vamos com a ambição de sempre: não nos atemorizarmos com o adversário, respeitá-lo, mas jogar com uma ambição muito grande e lutar muito pelos três pontos."

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol revelou, na quinta-feira, a composição das equipas de arbitragem para os jogos da 19.ª jornada da I Liga.

Hugo Miguel, que recentemente esteve no clássico entre FC Porto e Benfica, da jornada 16, vai dirigir um jogo do Sporting pela segunda vez esta temporada, depois de ter estado na vitória por 2-0 dos leões sobre o Tondela, não tendo ainda apitado qualquer jogo do Sporting de Braga.

Sporting-Braga apitado por árbitro de boa memória para os Leões. Mas há uma derrota caseira com minhotos no historial
Sporting-Braga apitado por árbitro de boa memória para os Leões. Mas há uma derrota caseira com minhotos no historial
Ver artigo

Rui Teixeira e Ricardo Santos serão os auxiliares de Hugo Miguel, enquanto o 4.º árbitro será David Silva.

O VAR fica a cargo de João Pinheiro, assistido por Tiago Costa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.