O Sporting, líder destacado da I Liga portuguesa, com dez pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, FC Porto, recebe este sábado, no Estádio José de Alvalade, a partir das 20h30, o Portimonense, 12.º da tabela, em partida da 20.ª jornada que antecede precisamente a deslocação dos 'leões' ao reduto do seu mais direto perseguidor na tabela.

A turma de Rúben Amorim procurará dar mais um passo na (ainda não assumida) corrida ao título, depois de ter  visto a sua vantagem sobre os rivais crescer nas últimas jornadas, mas pela frente vai encontrar um Portimonense em crescendo e que tem vindo a subir na tabela classificativa nas últimas jornadas. À 13.ª jornada o conjunto algarvio ocupava o último lugar da tabela, mas somou desde então um conjunto de resultados que lhe permite estar agora quatro pontos acima da linha de água.

Momento de forma: Sporting procura 'meter a 6ª', Portimonense não perde há dois jogos

Frente a frente em Alvalade vão estar, então, duas equipas que atravessam momentos positivos. O Sporting, líder invicto da tabela classificativa, com apenas 4 empates e 15 vitórias ao fim de 19 jornadas, vem de cinco triunfos consecutivos para a I Liga - sete no conjunto de todas as provas - e vai em busca do sexto triunfo consecutivo na prova, algo que ainda não logrou esta temporada.

A realizarem a sua melhor temporada dos últimos 70 anos, os 'leões' estão na sua segunda série de cinco triunfos consecutivos na presente edição da prova, mas na anterior sequência de cinco triunfos seguidos acabaram por empatar ao sexto jogo, na visita ao Famalicão. Uma vitória sobre o Portimonense não só garantirá a melhor sequência de êxitos da temporada aos pupilos de Rúben Amorim como colocará ainda mais pressão sobre os principais rivais, que só entram em campo nos dias seguintes.

A tarefa dos 'verdes e brancos', contudo, poderá ser complicada pelo bom momento que o Portimonense também parece atravessar. O conjunto de Portimão só perdeu dois dos últimos seis jogos e vem de dois jogos seguidos sem perder (empate no terreno do Paços de  Ferreira e vitória folgada sobre o Gil Vicente). Se evitar a derrota em Alvalade conseguirá pela primeira vez esta temporada estar três jogos seguidos sem conhecer o sabor da derrota na I Liga.

Histórico de confrontos: Portimonense nunca venceu na casa do Sporting

Porém, para conseguir esse terceiro jogo seguido sem perder, o Portimonense terá de conseguir algo inédito: não sair derrotado de uma deslocação ao terreno do Sporting. É que em 17 partidas disputadas em Alvalade, o Sporting venceu...17!

Na temporada passada, contudo, a vitória dos 'leões' não foi fácil. Um triunfo por 2-1, ainda sob as ordens de Silas, com direito a cambalhota no marcador. Jackson Martínez começou por marcar para os algarvios, Mathieu empatou pouco depois para o Sporting, mas foi preciso um autogolo de Jadson já perto da entrada para o quarto de hora final para garantir os três pontos ao conjunto verde e branco.

E um olhar para o registo global de embates entre as duas equipas também não é muito favorável ao Portimonese. Ao todo, as duas equipas mediram forças por 38 ocasiões e o Sporting venceu 27, com os do algarve a somarem seis triunfos, tendo havido cinco empates pelo meio. Os últimos oito confrontos entre as duas equipas resultaram em sete vitórias leoninas e apenas um triunfo dos algarvios, em Portimão, em dezembro de 2018.

José Peseiro treinava, então, o Sporting, António Folha o Portimonense e, a jogar em casa, a equipa do Algarve venceu por 4-2...com Wilson Manafá e Shoya Nakajima em destaque. Desde então, cinco jogos entre as duas equipas, cinco triunfos leoninos.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É uma equipa que vive um bom momento, mas o Paços também vivia. O Portimonense estará certamente no melhor momento da época, tem bons valores, que podem jogar em diferentes posições, especialmente na frente. É das equipas que acerta mais vezes nos lances de bola parada, nomeadamente nos cantos. São muito fortes nisso. Será um jogo muito difícil, mas estamos preparados, treinámos bem e preparámos bem. Muito intensos como sempre, precavidos para a velocidade deles. Fomos ver os jogos com os ditos grandes e os resultados podiam ter sido diferentes. O Portimonense pode roubar-nos pontos. Temos de fazer um grande jogo, vamos fazer grande jogo e vamos tentar vencer."

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: "O Sporting está muito forte, mas nós também estamos bem e confiantes, com muita vontade de nos pormos à prova e de competir por estes pontos. É um grande desafio que vamos ter pela frente, mas queremos competir pelos pontos. A minha equipa vai ter de saber parar a forma como o Sporting ataca e ter ideias para os enganar. O importante é irmos a Alvalade com os pés bem assentes no chão, com coragem e tentar surpreender o Sporting".

O árbitro

Rui Costa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, foi o eleito pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol . Terá como assistentes Nuno Manso e João Bessa Silva, com Bruno Rebocho a desempenhar o papel de 4.º árbitro. O VAR será Rui Oliveira, com Nélson Cunha como AVAR (vídeoárbitro assistente).

Será a a segunda vez esta temporada que o árbitro de 44 anos arbitrará um encontro do Sporting, depois de ter estado no triunfo dos 'leões' por 2-1 na visita ao Belenenses SAD e igualmente a segunda que dirigirá uma partida do Portimonense, depois de há três jornadas ter estado na derrota do conjunto de Portimão, por 2-1, em casa do Sp.Braga.

O Jogo

O encontro tem o pontapé de saída marcado para as 20h30 deste sábado no Estádio José de Alvalade. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e ver os vídeos com os principais lances da partida à medida que estes se forem sucedendo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.