O Sporting recebe o Rio Ave no Estádio José Alvalade a partir das 20h15 desta segunda-feira, na parti da que encerra a 6.ª jornada da Primeira Liga 2023/24.
Os leões vão tentar voltar a igualar o FC Porto no topo da tabela, depois de na passada quinta-feira terem feito história ao vencerem na Áustria, na estreia da presente edição da fase de grupos da Liga Europa, naquela que foi a quinta vitória em seis jogos oficiais na presente temporada.
Pela frente, a turma de Rúben Amorim, contudo, terá um adversário que causou alguns dissabores nas suas mais recentes visitas a Alvalade, tendo perdido apenas numa das suas últimas quatro deslocações ao 'covil' do leão.
Histórico de encontros: Vantagem leonina é clara, mas...
Ao todo, Sporting e Rio Ave já mediram forças por 66 vezes e a vantagem leonina é clara: 41 vitórias e 9 derrotas, havendo registo de 12 empates. Na condição de anfitrião, essa vantagem é ainda mais clara: 22 vitórias e apenas 4 derrotas, tendo-se registado 6 empates.
Porém, o Sporting apenas venceu um dos últimos quatro jogos em casa contra o Rio Ave, precisamente na temporada passada, em que dois golos de Pedro Gonçalves e um de Matheus Nunes (no seu derradeiro jogo de leão ao peito) a valerem um triunfo por 3-0.
Nas três deslocações a Avalade que precederão essa, contudo, o Rio Ave evitou sempre a derrota, somando um empate (1-1 em 2020/21 para a Primeira Liga) e duas vitórias (1-2 para a Taça da Liga e 2-3 para a Primeira Liga, num jogo marcado por três grandes penalidades sobre Mehdi Taremi, ambas em 2019/20).
Momento de forma: Leões invictos, vilacondenses sem ganhar há quatro jogos
O Sporting ainda não perdeu esta temporada. No conjunto de todas as competições, os leões disputaram em 2023/24 seis jogos e ganharam cinco, empatando um (em Braga).
Em Alvalade, o Sporting não perde desde fevereiro (derrota por 2-1 com o FC Porto) e marca golos há 20 jogos consecutivos. A nível interno, em casa ou fora, o Sporting não perde há 19 jogos (precisamente desde esse desaire com os dragões).
Quanto ao Rio Ave, não ganha desde a 1.ª jornada da Primeira Liga, a 13 de agosto, quando recebeu e venceu o Chaves por 2-0. Desde então, nos quatro jogos que se seguirão, somou duas derrotas e dois empates (ambos a um golo, nas duas últimas jornadas, um na receção ao Famalicão, na 5.ª jornada, e outro na visita ao Casa Pia, na sua anterior deslocação).
Antes, o conjunto vilacondense também se viu já afastado da Taça da Liga, na 2.ª pré-eliminatória, batido pelo Arouca. Ao todo, em sete jogos oficiais esta temporada, o Rio Ave só venceu dois, empatando outros dois e perdendo três.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É uma equipa com um excelente treinador, muito inteligente, com um sistema parecido, de três centrais. Podem mudar as caraterísticas dos avançados, e isso muda a forma de atacar. É uma equipa que gosta de ter bola e temos de ser pressionantes. Quando jogámos contra eles, houve fases em que tiveram um bocadinho a bola, principalmente fora. Este jogo é diferente, porque jogamos em casa, mas também dá uma liberdade diferente aos jogadores do Rio Ave. É um jogo difícil, perigoso, contra uma equipa de qualidade. Vamos tentar vencer para manter esta dinâmica de vitórias."
Luís Freire, treinador do Rio Ave: "O Sporting está com uma boa dinâmica, com e sem bola. Atravessa um momento bom e mostra que há muita competência na equipa técnica do Rúben Amorim e nos jogadores. Mas, os nossos jogadores também têm qualidade, têm-no mostrado. Temos conseguido ser competitivos e vamos querer provar isso."
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Cláudio Pereira, árbitro de anos da Associação de Futebol de Aveiro, para dirigir este embate entre Sporting e Rio Ave. Os árbitros assistentes serão André Almeida e Luís Costa, com Pedro Ramalho como
4.º árbitro. O VAR estará a cargo de Nuno Almeida, desempenhando Bruno Jesus as funções de AVAR.
Será a quarta vez que Cláudio Pereira vai apitar um jogo do Sporting, tendo os leões vencido os três anteriores encontros. Na época passada esteve nas vitórias dos verdes e brancos sobre o Portimonense (4-0) e sobre o Vizela (2-1, na derradeira jornada). Curiosamente, o Rio Ave também não perdeu nenhum dos seis jogos que já teve até à data dirigidos por Cláudio Pereira (4 vitórias e 2 empates).
Comentários