O Sporting desloca-se este sábado a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, equipa que já derrotou os 'leões' por duas ocasiões esta época, na 21.ª jornada da Primeira Liga. As duas equipas vão procurar somar a segunda vitória consecutiva, com os Rioavistas á procura do quinto jogo consecutivo sem perder.

Histórico de Encontros

O jogo do próximo sábado será o 61.º entre os dois clubes, o 52.º a contar para a principal divisão do futebol nacional.

O primeiro encontro data de 1979, com o Sporting a vencer em Vila do Conde por 1-3. A vitória 'leonina' tem sido de resto o resultado mais habitual entre as duas equipas, com a equipa de Alvalade a sair vencedora em 37 ocasiões, com destaque para a vitória por 7-1 no antigo Estádio de Alvalade, em encontro da I Divisão de 1981/1982.

Depois da vitória leonina, surge o empate como o 2.º resultado mais registado: 14 empates, o último deles registado em 2016, na 21.ª jornada da I Liga.

Já o Rio Ave saiu vencedor do embate com o Sporting por nove vezes, sendo que as duas últimas vitórias registaram-se nos últimos dois jogos entre as equipas: a 31 de agosto de 2019, na 4.ª jornada da I Liga, o Rio Ave saiu vencedor de Alvalade por 2-3, situação que se repetiu menos de um mês depois, quando em jogo a contar para a Taça da Liga, a equipa de Vila do Conde voltou a vencer os 'leões', desta vez por 1-2.

Em caso de vitória da equipa de Carlos Carvalhal, o Rio Ave iguala o registo de vitórias consecutivas frente ao Sporting - três: 27/08/2012, I Liga, Sporting 0-1 Rio Ave; 29/12/2012, Taça Liga, Rio Ave 3-0 Sporting e 02/02/2013, I Liga, Rio Ave 2-1 Sporting. Já o Sporting procura voltar a vencer os Rioavistas, o que não acontece desde abril de 2019.

Guia de Forma

O Sporting chega a Vila do Conde depois de ter recuperado o terceiro lugar da I liga, ao ter vencido o Portimonense em casa, por 2-1, na última jornada, beneficiando do empate do SC Braga e da derrota do Famalicão. O balanço dos últimos cinco jogos é negativo para os 'leões', que somam duas vitórias e três empates.

Últimos 5 jogos do Sporting

09/02/2019 - I Liga - Sporting 2 -1 Portimonense
02/02/2020 - I Liga - SC Braga 1 - 0 Sporting
27/01/2020 - I Liga - Sporting 1 - 0 Marítimo
21/01/2020 - Taça Liga - SC Braga 2 - 1 Sporting
17/01/2020 - I Liga - Sporting 0 - 2 Benfica

O Rio Ave recebe o Sporting depois de impor uma goleada por 4-0 frente ao Desportivo das Aves, o quarto jogo sem perder do conjunto de Vila do Conde. Nos últimos cinco jogos, o Rio Ave soma uma derrota, frente ao Benfica (3-2) para a Taça de Portugal, um empate frente ao Famalicão e três vitórias (Boavista, V. Guimarães e Desportivo das Aves).

Últimos 5 jogos do Rio Ave

09/02/2020 - I Liga - Desportivo Aves 0 - 4 Rio Ave
31/01/2020 - I Liga - Rio Ave 2 - 2 Famalicão
27/01/2020 - I Liga - V. Guimarães 1 - 2 Rio Ave
19/01/2020 - I Liga - Rio Ave 2 - 0 Boavista
14/01/2020 - Taça Portugal - Benfica 3 - 2 Rio Ave

Classificação no Campeonato 

Na I Liga, o Sporting retomou ao terceiro posto na última jornada, com 35 pontos, mais um que o SC Braga e mais três que Famalicão e Rio Ave.

A equipa de Carvalhal, que está nesta altura no 6.º lugar, pode alcançar pontualmente os 'leões' na Primeira Liga em caso de vitória no próximo sábado, situação que a equipa de Silas quererá evitar.

3.º - Sporting - 35 pontos - 20 Jogos | 11 vitórias | 2 empates | 7 derrotas
6.º - Rio Ave - 32 pontos -  20 Jogos | 9 vitórias | 5 empates | 6 derrotas

O que dizem os treinadores

Na antevisão à partida Silas foi afirmou que não prepara a equipa do Sporting com muito foco na dinâmica do adversário.

"Nós não preparamos o jogo a pensar muito naquilo que é a dinâmica do adversário. Claro que os conhecemos e temos de os conhecer para saber o que anular. Preparamos a equipa mais para atacar do que para defender. Eles tem bons jogadores, mas nós tambem e eles vão ter de se preocupar connosco. Nós se atacarmos bem condicionamos muito o Rio Ave, essa é a minha preocupação, condicionar o Rio Ave. Eu tenho sido sempre isto, não preparo a equipa só a pensar no que o adversário faz ofensivamente, preparo tendo em conta o que fazermos ofensivamente", disse.

Já Carlos Carvalhal afirmou que espera um jogo difícil, o mais dificil dos três que irá realizar frente ao Sporting esta época.

"Esperamos um jogo difícil, talvez o mais difícil dos jogos que fizemos contra o Sporting esta época. O Sporting estava num período conturbado - e penso que ainda está - mas agora encontra-se mais estável no que respeita aos processos de jogo e às ideias do treinador", destacou o treinador do Rio Ave que deu ainda o favoritismo ao adversário.

"Benfica, FC Porto e Sporting serão sempre favoritos nos jogos em que estão envolvidos (...) Vamos ter um Rio Ave com vontade de vencer. E não é por ser o Sporting! O nosso discurso não muda desde o início da época. Pensamos jogo a jogo, em concentrar todas as energias no jogo seguinte e não em definir uma estratégia a médio ou longo prazo", realçou o técnico do conjunto vilacondense.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.