O FC Porto visita este sábado o Vitória de Guimarães em partida relativa à 11ª jornada da Primeira Liga. Depois do triunfo europeu na terça-feira, os dragões regressam ao campeonato e procuram reagir à inesperada derrota caseira da última jornada diante do Estoril. Os dragões precisam de vencer em Guimarães, por forma a tirar máximo partido do dérbi de domingo entre Benfica e Sporting.

Já o Vitória de Guimarães viu o seu ciclo de triunfos interrompido na última jornada e procura retomar o caminho das vitórias já este fim de semana para poder permanecer em zona europeia.

Momentos de forma

O Vitória de Guimarães chega a esta partida após uma derrota diante do Moreirense na última ronda. O desaire em Moreira de Cónegos pôs fim a uma série de quatro vitórias consecutivas, três destas já sob o comando técnico de Álvaro Pacheco. A derrota diante do rival minhoto fez os 'Conquistadores' descer para o quinto lugar, por troca com o SC Braga, estando as duas equipas separadas por apenas um ponto.

Nos últimos dez jogos da época, o Vitória conta com cinco triunfos, quatro derrotas e um empate. No que toca aos jogos em casa, os vimaranenses não sabem o que é empatar, somando até ao momento quatro vitórias e três derrotas.

À semelhança do seu adversário, FC Porto também viu recentemente interrompido ciclo vitorioso; o desaire diante do Estoril precedeu quatro triunfos consecutivos para todas as competições. Já depois de receber os canarinhos, os dragões deram um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões ao vencerem em casa o Antuérpia por 2-0.

Nos últimos dez encontros, o FC Porto contabiliza sete vitórias e três derrotas. Curiosamente, o registo dos portistas fora de casa é nesta altura melhor do que o protagonizado no Dragão. Com efeito, em oito deslocações, os azuis e brancos contam com sete vitórias e uma derrota.

Histórico de confrontos

Este será o encontro número 178 entre Vitória e FC Porto. No total de embates a vantagem é claramente portista com 116 triunfos contra apenas 24 dos minhotos. Se atentarmos apenas ao campeonato, a supremacia continua a ser dos dragões, contabilizando 101 vitórias, ao contrário que o Vitória soma apenas 20.

A situação fica um pouco mais equilibrada se tivermos em conta os jogos disputados no Estádio D.Afonso Henriques. Aí o FC Porto conta com 45 triunfos, já os vimaranenses venceram em 20 ocasiões, tendo-se registado ainda 23 empates.

O registo recente da equipa portista é claramente favorável, tendo vencido nove dos últimos dez encontros. A última derrota diante do Vitória ocorreu na temporada 2018/2019, no Estádio do Dragão, por 2-3.

No D. Afonso Henriques o FC Porto apresenta também um histórico recente bastante positivo; os dragões venceram seis das últimas sete visitas ao castelo vimaranense, tendo sofrido a última derrota na época 2015/2016. Aí, o Vitória, na altura treinador por...Sérgio Conceição, venceu por 1-0 o FC Porto que, após a saída de Lopetegui, foi orientado por Rui Barros.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É uma deslocação difícil perante um Vitória que, independentemente de já ter trocado de treinador, isso não se tem notado. Estão a apenas três pontos de nós. Eles têm feito os seus resultados. O plantel deles tem qualidade e o treinador é muito identificado com a paixão e a forma de viver o futebol dos adeptos daquele clube. Vai ser um jogo difícil, cabe-nos a nós, que lutamos pela conquista do campeonato, que é o nosso objetivo principal da época, dar uma boa resposta e ganhar o jogo"

O árbitro

Nuno Almeida foi o árbitro escolhido para a partida deste sábado. O juiz algarvio será auxiliado por André Campos e Pedro Felisberto. A dupla de vídeo-arbitragem será formada por António Nobre e Paulo Brás.

É a segunda vez que o árbitro de Vila Real de S.António apita uma partida de vimaranenses ou dragões esta época; Nuno Almeida esteve na derrota do Vitória diante do Benfica, e no triunfo dos azuis e brancos em casa diante do Portimonense.