O FC Porto desloca-se esta quinta-feira a Tondela (19h15), sabendo que poderá sagrar-se campeão, caso vença diante dos beirões e, duas horas depois, o Benfica perca em Famalicão. A equipa 'azul e branca' dispõe de seis pontos de vantagem sobre os 'encarnados', tendo ainda vantagem no confronto direto em caso de empate, pelo que, se aumentar o avanço para nove pontos na próxima ronda – com outros tantos em disputa nas três jornadas finais -, assegurará, matematicamente, a conquista do título.

O Benfica ainda colocou alguma pressão sobre o líder na 30.ª jornada, ao vencer no sábado por 3-1 na receção ao Boavista, sob o comando técnico de Nélson Veríssimo, demonstrando também uma boa reação à saída do treinador Bruno Lage.

A formação treinada por Sérgio Conceição respondeu no domingo, com uma goleada por 5-0 na receção ao Belenenses SAD, que lhe permitiu restabelecer a vantagem de seis pontos na liderança da competição e encarar a próxima ronda com a perspetiva de se sagrar campeão, ainda que dependente do resultado do rival lisboeta.

O FC Porto será o primeiro a entrar em campo, às 19h15, no reduto do ‘aflito’ Tondela (15.º classificado, três pontos acima da zona de despromoção), enquanto o Benfica apenas começa a jogar às 21h30 em Famalicão, que no domingo subiu ao quinto lugar do campeonato e luta pelo acesso às competições europeias.

Caso as duas únicas equipas que ainda estão a discutir o título vençam os respetivos encontros, o FC Porto terá de esperar, pelo menos, mais alguns dias para poder ter nova oportunidade de festejar, nesse cenário apenas dependente de si próprio, quando receber o Sporting, terceiro colocado, na 32.ª jornada.

Momento das equipas

O FC Porto vem de cinco jogos seguidos sem perder e três vitórias consecutivas (Boavista, Paços de Ferreira e Belenenses SAD), sendo que não sofre qualquer golo há cinco encontros consecutivos e em quatro deles marcou sempre. O único em que não conseguiu fazê-lo foi na Vila das Aves, onde não foi além de um nulo. Este bom registo será mais do que motivador para garantir os três pontos.

Já o Tondela, que luta pela permanência na I Liga, não vence e sofre golos há quatro jogos, sendo que em sete dos seus últimos jogos o marcador teve dois ou menos golos. O único que foi contra esse registo foi uma derrota há duas semanas diante do Paços de Ferreira, por 3-1.

A equipa de Natxo González ocupa neste momento o 15.º posto da tabela classificativa, com os mesmos 30 pontos do Vitória de Setúbal, estando apenas três acima da linha de água. O último triunfo do conjunto beirão foi a 11 de junho, na receção ao já despromovido Aves (2-0).

Olhando ao confronto direto, também o histórico deixa os 'dragões' a sorrir: são já sete jogos seguidos sem perder e sem sofrer golos e seis vitórias consecutivas. De recorda que os 'azuis e brancos' venceram o jogo da primeira volta, no Dragão, por 3-0, com golos de Tiquinho Soares (2) e Otávio.

Marcano, a recuperar de uma lesão no joelho, é a única baixa no FC Porto para o duelo desta quinta-feira. No lado do Tondela, Cláudio Ramos, Ricardo Valente e Jhon Murillo estão em dúvida para a receção aos 'dragões', eles que já haviam falhado o embate da jornada anterior frente ao Famalicão.

Têm a palavra os treinadores

Em caso de vitória do FC Porto e derrota do Benfica, em Famalicão, os 'dragões' festejam o título esta quinta-feira, no entanto, Sérgio Conceição não marca data para festejos, garantindo que o foco está única e exclusivamente no jogo com o Tondela.

"Têm sido dias normais de preparação do jogo. Estamos focados em ganhar o nosso jogo, com o Tondela. Tudo o que seja para além disso não é discutido. O que não quer dizer que não pensemos no título todos os dias", disse o treinador, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Tondela.

O treinador dos ‘azuis e brancos’ comentou também os cuidados que os adeptos devem ter em caso de festa e salientou o bom comportamento a que tem assistido quando pretendem dar apoio à equipa antes dos jogos.

"Não tenho de dar conselhos. De um modo geral, as pessoas têm tido um comportamento bom. Temos sido apoiados de uma forma fantástica nos dias de jogo, desde o hotel até ao estádio onde jogamos. As coisas têm corrido bem. Tivemos há pouco tempo o São João e não houve nenhuma situação de alarme. As pessoas estão conscientes do momento que estamos a viver", frisou.

Sobre o adversário desta quinta-feira, Sérgio Conceição acredita que o Tondela vai apresentar-se ao melhor nível para continuar "a lutar pelos seus objetivos, que passam pela manutenção" na I Liga: "A qualidade do Tondela não reflete em nada a sua posição na tabela. Não tem feito muitos golos, mas a dinâmica de jogo que tem é bastante interessante. Com bola sabe o que faz. Defensivamente, tem um comportamento bom. Temos que estar no nosso melhor para conseguir os três pontos."

Árbitro

Fábio Veríssimo, da AF Leiria, é o árbitro nomeado para dirigir o jogo entre Tondela e FC Porto. Nuno Pereira e Pedro Martins serão os árbitros assistentes e João Malheiro Pinto o quarto árbitro. Na Cidade do Futebol, como videoárbitro, vai estar Vasco Santos, assistido por Bruno Trindade.

A partida tem início marcado para as 21h30 e pode acompanhá-la ao minuto no SAPO Desporto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.