O antigo avançado brasileiro, Walter Casagrande, campeão europeu pelo FC Porto em 1987, revelou ter recorrido a substâncias dopantes quando chegou a Portugal na época 1986/1987.

A confissão do antigo ponta de lança do FC Porto, que já tinha confessado o uso de drogas noutra fase da sua carreira, ocorreu durante uma entrevista ao Programa do Jô, da TV Globo, e dará, com certeza, muito que falar em Portugal.

«Quando cheguei à Europa, no dia em que me estreei no FC Porto, um jogador chegou ao pé de mim e avisou-me, pois ninguém sabia a equipa antes do jogo. Então eu entrei no campo para ver como estava o relvado, ele chegou ao pé de mim e disse-me que ia ser titular, que me ia estrear», começou por dizer Walter Casagrande no "Programa do Jô" para depois acrescentar: «Mas depois ele disse-me 'tens de passar ali atrás, que tem ali um negócio para usar'. Fui lá e usei... Usei umas quatro vezes. É uma situação que me envergonha, o que menos gosto de lembrar. Atrapalha-me muito mais do que pensar em todas as drogas que tomei. Era injetado e dava disposição acima do normal».

Walter Casagrande, atualmente com 50 anos, esteve apenas uma época ao serviço dos dragões, tendo continuado a sua carreira em Itália antes de regressar ao Brasil para representar clubes como o Flamengo ou o Corinthians. Questionado sobre a possibilidade de ser apanhado num controlo anti-dopingo, Walter Casagrande foi claro: «não havia antidoping...»