O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Fontelas Gomes, lamentou esta segunda-feira mais dois casos de agressões a árbitros, registados durante o fim de semana, em Aveiro e Lisboa.

"Infelizmente estão a ser cada vez mais recorrentes estas lamentáveis notícias, sendo também de lamentar que ainda haja no desporto pessoas com este tipo de atuação. Com o aproximar do fim dos campeonatos, estas situações têm sido muito mais frequentes e cada vez mais graves, porque as pessoas parecem ter perdido o pudor", afirmou José Fontelas Gomes, em declarações à agência Lusa.

O presidente da APAF confirmou à Lusa a suspensão do encontro da 16.ª jornada da Divisão de Honra do distrital de Lisboa de futsal, entre Centro Ribamar e Lisboa FC, por agressão do guarda-redes redes da equipa de Campo de Ourique ao árbitro.

José Fontelas Gomes disse ainda que o embate entre União de Lamas e o Águeda, na 20.ª jornada da 1.ª Divisão distrital de Aveiro, foi interrompido aos 22 minutos, depois de um espetador ter agredido um dos árbitros auxiliares. Neste caso, segundo o presidente da APAF, as autoridades policiais foram chamadas ao local, mas, uma vez que não estavam destacadas para o encontro, não poderiam assegurar a prossecução da partida em segurança.

A edição de hoje do Jornal de Notícias dá ainda conta da suspensão do encontro entre Oliveira do Douro e Vilamaiorense, do segundo escalão distrital de Viseu, "devido a agressão, a pontapé", de um adepto ao árbitro António Rocha, que foi assistido no centro de saúde de Cinfães.

"Tentamos sempre prevenir, é isso que dizemos aos árbitros, sobretudo quando são destacados para jogos como estes, sem muita visibilidade, para evitar casos destes, que são, claro, de lamentar", rematou Fontelas Gomes.