Artur Soares Dias foi prmovido à elite da arbitragem da UEFA. O árbitro de 39 anos, da Associação de Futebol do Porto, fará parte da lista dos 26 árbitros mais conceituados da Europa. Além de Soares Dias, também o espanhol Jesus Manzano e o francês Benoit Bastian foi promovidos.

"É uma alegria pelo facto da arbitragem portuguesa estar de volta à Elite europeia. Há muita qualidade nos árbitros portugueses e por isso este é um sucesso de todos, árbitros e Conselho de Arbitragem. Não vou esconder que é a concretização de um sonho que tinha para a minha carreira e que fico muito contente com esta promoção, que seguramente enobrece o legado do meu pai. Nesta hora gostaria de agradecer o apoio da FPF – em todas as horas - a este setor, algo que os árbitros reconhecem", frisou Soares Dias, em declarações ao site da FPF.

Ainda no que toca a promoções, Fábio Veríssimo passou a integrar a segunda categoria de árbitros da UEFA, juntando-se assim a Hugo Miguel, Carlos Xistra e Tiago Martins. Jorge Sousa continua na primeira categoria. Na terceira categoria de árbitros da UEFA estão Luís Godinho, João Pinheiro e João Capela. Ao todo são nove árbitros masculinos internacionais.

As promoções de Soares Dias, Fábio Veríssimo e Sílvia Domingos na arbitragem da UEFA foram saudadas pelo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, José Fontelas Gomes, em declarações ao sítio da Federação.

"Este reconhecimento da UEFA é o reflexo da qualidade dos nossos árbitros a nível individual, mas igualmente da aposta que a Federação Portuguesa de Futebol e o seu Conselho de Arbitragem têm vindo a fazer na arbitragem, com condições de trabalho cada vez melhores. Temos mostrado a nossa qualidade em Portugal e em termos internacionais, num contexto que nem sempre tem sido o mais favorável. Estamos seguros de que esta é a linha certa e de que com o apoio de todos teremos condições para ir mais longe", comentou Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

Na arbitragem feminina, Sílvia Domingos foi promovida à primeira categoria, enquanto Sandra Bastos continua na Elite. No futsal, não houve mudanças: Eduardo Coelho na Elite, Nuno Bogalho na primeira categoria, Miguel Castilho e Ruben Guerreiro na segunda categoria.

De recordar que Soares Dias vai estar no Campeonato do Mundo da Rússia, na qualidade de VAR, tal como Tiago Martins.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.