Estão em risco os jogos da 12ª jornada, é disso que se trata, depois desta terça-feira, 80% dos árbitros da primeira categoria terem pedido dispensa dos jogos do fim-de-semana.
Os juízes consideram que têm falta de condições para exercerem a sua actividade e depois de terem decretado greve nos jogos da Taça da liga de novembro e dezembro acabaram por voltar atrás na decisão após uma reunião entre a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e a Liga Portugal.
Esperançados de que seriam tomadas medidas para apaziguar o clima de tensão e constante crítica, ao invés de melhorar, os árbitros consideram que a situação piorou. Os árbitros têm agora a intenção de tomar medidas drásticas e pediram escusa de apitar os jogos do fim-de-semana.
A bola do lado do CA
Com o direito à escusa previsto nos regulamentos, o mesmo texto também prevê que essa escusa tem que ser solicitada 20 dias antes dos jogos, a não ser que se tratem de motivos de força maior. Ora, cansados das críticas, os árbitros consideram que o clima de 'cortar à faca' é um motivo para os árbitros fazerem boicote aos jogos já a partir de sexta-feira, na partida que abre a jornada entre o Belenenses e o Chaves. Certo é que os árbitros não planeiam voltar atrás e a bola está agora do lado do Conselho de Arbitragem e de José Fontelas Gomes que poderá nomear os árbitros que pediram dispensa dos jogos. Em caso de incumprimento, poderão ser abertos processos disciplinares. Esta quarta-feira, o CA deverá pronunciar-se sobre o tema.
Queixa-crime contra José Marinho
Luís Ferreira e Vítor Ferreira vão avançar contra uma queixa-crime contra José Marinho, elemento da comunicação encarnada, que fez uma série de denúncias sobre um alegado novo Apito Dourado tendo visado os dois árbitros já enunciados.
Em 2003, João Ferreira escusou-se a apitar um jogo do Sporting
Em 2003, perante a escusa de João Ferreira em apitar a partida entre o Beira-Mar e o Sporting e da recusa de outros árbitros da primeira categoria em substituí-lo depois das críticas dos leões à arbitragem nacional, Fernando Idalécio Martins, árbitro da primeira categoria distrital B da AF Aveiro, foi designado para apitar a partida da segunda jornada da temporada de 2011/2012.
Contudo, desta feita, os regulamentos não o permitem. O regulamento de Arbitragem não prevê que juízes de outra categoria possam apitar as competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Contudo, o regulamento prevê que se possam recorrer a árbitros estrangeiros: "Podem igualmente arbitrar competições organizadas pela Liga os árbitros e árbitros assistentes inscritos em federações estrangeiras com as quais a FPF estabeleça contrato (...) desde que possuam categoria equivalente às referidas".
Comentários