Este artigo tem mais de 11 anos
Avançados portistas marcaram os golos da partida, que se jogou a um ritmo muito lento. O FC Porto controlou e o Beira-Mar ficou “retido” na teia portista.
O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Beira-Mar por 0-2, em jogo de abertura da 19.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio Municipal de Aveiro. Atsu (34’) e Jackson Martínez (73’) foram os autores dos golos azuis e brancos.
Vítor Pereira recebeu, esta semana, a boa notícia de que Atsu, o extremo que representou a seleção do Gana na CAN, e o recuperado de uma lesão James estavam de volta aos planos do treinador portista para o encontro que abriu mais uma ronda do campeonato português.
Contudo, o extremo colombiano começou o encontro no banco de suplentes e Atsu jogou desde o início ao lado de Jackson e Izmaylov no ataque portista. O português Varela não chegou a ser convocado devido a fadiga muscular. O meio-campo, com Moutinho, Lucho e Fernando, e a defesa, com Otamendi, Mangala, Danilo e Alex Sandro, tudo na mesma.
Na primeira parte do desafio em Aveiro, o FC Porto mostrou-se com dificuldades em chegar perto da baliza de Rui Rego. Prova disso foi o golo de Atsu aos 34 minutos, que teve de ser marcado fra da área. O extremo ganês chutou forte e rasteiro, fora do alcance do guardião dos aveirenses, abrindo o marcador.
Durante os primeiros 45 minutos, os Dragões foram a equipa mas dominadora, com mais posse de bola, perante um Beira-Mar muito fraco em ideias para criar perigo à equipa visitante.
No segundo tempo, jogou-se novamente num ritmo muito lento, com os aveirenses a darem sinais de desistência em mudar o rumo do encontro.
Aos 64 minutos, Vítor Pereira fez a sua primeira substituição, tirando de campo o marcador do golo, o avançado Atsu, e colocando o central Maicon. Cinco minutos depois, foi a vez de James regressar aos grandes palcos, para o lugar de Lucho.
Aos 73 minutos, perante a passividade aveirense, Jackson Martínez teve tudo muito fácil para fazer o segundo golo para o FC Porto. O avançado colombiano desembaraçou-se em grande estilo da defesa do Beira-Mar e rematou colocado, fora do alcance de Rui Rego.
Alex Sandro, que viu o quinto amarelo, e Mangala, com dois cartões amarelos e consequente expulsão, ficarão de fora dos próximos encontros dos Dragões, a cumprir castigo.
Atsu e Jackson garantiram mais três pontos ao FC Porto, que lidera a tabela classificativa com 49 pontos, ficando à espera do que fará o rival Benfica (46) no domingo, na receção à Académica.
A vitória com o Beira-Mar antecede o desafio do FC Porto contra o Málaga, a contar para os oitavos de final Liga dos Campeões, agendado para esta terça-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão.
Comentários